sexta-feira, 26 de abril de 2013

Projeto "Viva a Mamãe"


          

Mãe amiga, mãe companheira, mãe que protege mãe que acolhe... Mãe que tudo faz para que seu filho tenha sempre o melhor!
Uma figura tão especial e ao mesmo tempo com características tão comuns... Um valor imensurável, doação constante... Uma mãe branca, uma mãe negra, uma mãe indígena... Uma mãe jovem, uma mãe idosa...
Como é importante a figura dessa pessoa no dia-a-dia de uma criança! Como faz a diferença na formação do caráter de um ser humano conviver com a presença de uma mãe!...
Chamamos de figura, porque no atual contexto social em que vivemos a figura de mãe é absorvida por várias pessoas em situações diferentes... Quando uma mulher concebe uma criança e a acompanha por toda sua vida, ela é a mãe biológica. Num mesmo instante em outro lugar uma avó se depara com seu neto, sozinho, perdido no mundo... Ela o acolhe , educa, dá amor, carinho... Trata como um verdadeiro filho, ele passa a chamá-la  de minha mãe avó... Podemos também falar de pais, que muitas vezes sozinhos educam seus filhos, sendo ao mesmo tempo pai e mãe...
E, é com essa sequência de diversificações da figura da mãe que a escola tem que se preocupar, pois sabemos que entre nossos alunos existem diversos contextos familiares e sabemos também, que entre esses variados contextos, seja uma mãe biológica, uma mãe avó, uma mãe tia, uma mãe madrasta, um pai que faz o papel de mãe, o importante para uma criança, um jovem ou um adolescente é sentir-se seguro na proteção de sua família...
E é baseado nesse contexto que surge o projeto do dia das mães, que traz como slogan “Viva a Mamãe!” Um projeto que fala da importância da figura dessas mães na formação do ser humano!

1.    TITULO DO PROJETO
Viva a Mamãe

2.    ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.

3.    ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
Língua Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e Natural
História e Geografia
Ensino Religioso
Artes
Educação Física
Música
Dança
Informática
Língua Inglesa
Língua Kaingang
4.    OBJETIVOS

Desenvolver atividades variadas envolvendo toda a escola, a partir de um tema significativo, para reafirmar o valor da figura materna.
Valorizar o papel das mães e reconhecer a sua importância no desenvolvimento do caráter humano.
Estabelecer e ampliar as relações sociais.
                   Conscientizar as crianças sobre valores éticos tais como: obediência, respeito, compreensão.
Homenagear as mães de nossos alunos, tanto as do aspecto biológico quanto às pessoas que assumiram este compromisso por afeto (tia, avó, madrasta, adotiva, etc.,).
Sensibilizar os alunos em relação à boa convivência entre pais e filhos e estimular a afetividade entre ambos.
Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares.
Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.
Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho).

5.    JUSTIFICATIVA

Este projeto tem por finalidade trabalhar com os alunos, no sentido de resgatar noções básicas de respeito e valorização à vida, de forma contextualizada, reafirmando o grande valor da mãe em nossas vidas e o seu papel, considerando também diferentes formas de organização familiar.
O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Uma pergunta que deve ocorrer a todos é a seguinte: qual o significado exato dessa comemoração? Devemos procurar não nos deixar atingir pela publicidade exagerada que quer aproveitar a data para comercializar mais, para fazer mais dinheiro. Devemos nos recolher ao íntimo de nossos corações e perceber que a data é uma data-sentimento, uma data-amor, uma data-gratidão. uma data que não significa apenas comprar presentes caros, muitas vezes acima das posses de quem os oferece. Que as coisas não sejam confundidas, que os apelos do comércio e da indústria, com seus anúncios chamativos não angustiem aqueles que realmente amam e desejam homenagear suas mães: uma flor, um trabalho pessoal como um desenho ou um bolo confeitado com alegria, são grandes homenagens. Um beijo e um abraço que digam a ela que o filho a reconhece e que promete estar a seu lado com o mesmo carinho que ela lhe tem. E lembrando a origem da homenagem, quando as amigas de uma órfã resolvem celebrar a mãe falecida, temos o dever de pensar não apenas em nossa mãe, mas em todas as mães do mundo. Temos o dever de pensar naquela que já não tem filhos para homenageá-la; naquela que passa seus dias contando o dinheiro para sustentar sua prole. Temos o dever de pensar que é o dia de todas as mães. Portanto, cabe a nós professores motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.

6.      AÇÕES

Conversa informal sobre o Dia das Mães.
Ouvir histórias e textos relacionados ao tema.
Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes, colagem, sobre as mães.
Confecção de cartazes com desenhos, mensagens, produção  de textos e expressões artísticas sobre a data.
Dramatização, memorização de quadrinhas, coro falado, músicas e brincadeiras referentes ao tema.
Homenagem às mães com apresentações das turmas.
Palestra com a Psicóloga Alexandra Salton.


7.      POPULAÇÃO ALVO.

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa e Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.


8.      CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Sugestões de atividades:

·         Conversa informal sobre o Dia das Mães.
·         Quadrinhas, poesias, canções.
·         Entrevista com a mamãe.
·         Confecção e exposição de cartazes com fotos das mães.
·         Construção de livrinho de receita e cartão para a mamãe.
·          Grafismo (atividade: ligar os objetos a mamãe).
·         Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas).
·         Confecção de cartão e lembranças para a mamãe.
·         Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta têmpera.
·         Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação.
·         Dinâmicas com as mães no dia da culminância do projeto; brincadeiras.
·         Homenagem as mãe: apresentação das turmas.
-      Palestra com Psicóloga Alexandra Salton.
- Palestra com a chefe da Emater de Engenho Velho Zuleica de Abreu


9.       RECURSOS UTILIZADOS

Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola lápis de cor,CDs, aparelho de som, televisão.


10.  CULMINÂNCIA

Será montado painel com algumas das atividades realizadas pelos alunos.
Os alunos finalizarão o projeto com a apresentação de atividades desenvolvidas durante o projeto tais como: músicas, danças, teatro, brincadeiras.
Será realizada palestra para as mães com a Psicóloga Alexandra Salton e Zuleica de Abreu.


11.      AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário