terça-feira, 30 de abril de 2013

PROJETO "CONTE OUTRA VEZ"





1.      JUSTIFICATIVA

Percebemos que a leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares, pois a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para a leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.
O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da série em que atuam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.
Tendo em vista que a leitura e a escrita tem na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania disponibilizando à criança acesso a diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem.
Diante desta perspectiva considera-se de fundamental importância a realização do presente projeto: “Conte outra vez”, que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis. O projeto terá início no 1º semestre de 2013, tendo como objetivo geral estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias e o desenvolvimento da imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente a prática prazerosa da leitura. Durante o desenvolvimento do referido projeto, os alunos do 1º e 2º Ano farão uma viagem á Passo Fundo no “Mundo da Leitura” onde participarão de uma programação de contação de histórias. Para a culminância do projeto a escola promoverá a noite da leitura, onde serão desenvolvidas diversas atividades relacionadas ao tema. 

2.    OBJETIVOS

·         Estimular o gosto e o prazer pela leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
·         Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
·         Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
·         Estimular o desejo de novas leituras;
·         Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
·         Identificar personagens e histórias clássicas infantis a que se refere a história, com o intuito de desenvolver a atenção e estimular a criatividade.
·         Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
·         Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
·         Ouvir histórias visando desenvolver a oralidade, leitura, escrita e raciocínio lógico.

3. METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO
Reunião com os professores, para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de sugestões.

Iniciar o dia da leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura. Os alunos serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico.

Através do incentivo dos professores, os alunospoderão realizar produções com o tema: “A importância da leitura em nossa vida”, também poderão elaborar charges, confeccionar cartazes com frases sobre a importância do ato de ler par expor em alguns pontos principais da cidade a fim de divulgar o projeto de leitura realizado pela Escola.
Sugestões de trabalhos complementares:
·         Viagem ao “Mundo da Leitura” na cidade de Passo Fundo.
·         Noite da leitura.
·         Passaporte de leitura.

4. RECURSOS
Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, a colaboração da direção das escolas da rede municipal de ensino e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, cartolina, papel sulfite, papel pardo, pincel atômico, TNT, vídeo, etc..
5. CRONOGRAMA
O Projeto de Leitura acontecerá durante todo o ano letivo de 2013, sendo que os professores deverão trabalhar em sala de aula com as mais variadas formas e apropriação de textos e leitura, onde os alunos que se destacarem na leitura e contação de histórias participarão de uma atividade que culminará no final do ano letivo denominado como: “ A noite da leitura”, onde acontecerá diversas atividades relacionadas ao tema em questão.
Também será realizada uma viagem de estudos com as turmas do 1º e 2º Ano ao “Mundo da Leitura” na cidade de Passo Fundo nos meses de abril e maio.

6. AVALIAÇÂO

A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação de alguns aspectos: interatividade, participação, interesse, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita.
Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler de maneira fluente, com propriedade e boa dicção, identificando e interpretando as informações do texto, realizando inferências e conhecimento prévio.
Observar o desenvolvimento dos alunos em todas as atividades propostas de acordo com os objetivos.

6. REFERÊNCIAS
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2 ª
ed, Cascavel: Assoeste, 1984.
KLEIMAN, C. Oficina de Leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.


 Passaporte do leitor – tendo a professora como "escriba" na lousa, será preenchido coletivamente, a fim de que as crianças conheçam o passaporte que irão preencher após lerem seus livros. 


Viagem com as crianças do 1º ano das Escolas Cleiton Costa e Osvaldo Aranha no dia 26 de abril

Visita ao zoológico na UPF






Visita ao Museu na UPF


Visita no Mundo da Leitura na UPF





Visita ao Aeroporto de Passo Fundo





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