domingo, 9 de junho de 2013

Festança no Arraiá

PROJETO:
FESTANÇA NO ARRAIÁ 


  
1. TITULO DO PROJETO

Festança no Arraiá 

2. ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.

3. ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS

Língua Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e Natural
História e Geografia
Ensino Religioso
Artes
Educação Física
Música
Dança
Informática
Língua Inglesa
Língua Kaingang

4. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL:

Conhecer as características da festa junina valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo, incentivando o trabalho cooperativo, proporcionando a participação das crianças em diversas brincadeiras levando-os a conhecer os costumes e valorizar as tradições. 

4.2 OBJETIVO ESPECÍFICO:

Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, santos, pratos típicos, trajes e danças; Compreender a história da festa junina, bem como o seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos; Perceber a importância do trabalho em equipe e a união da mesma; Resgatar as tradições da festa junina; Desenvolver o gosto por poemas e músicas; Socialização dos alunos; Incentivar o gosto pela culinária junina; Valorizar as festas juninas; Desenvolver a linguagem oral; corporal e raciocínio; Desenvolver a imaginação e a criatividade através de produção de texto; Explorar a leitura de textos informativos; Interpretar músicas e poesias; Promover a festa Junina da nossa Escola; Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício.


5. JUSTIFICATIVA


O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”. O mês é marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge das festas acontece entre os dias 23 e 24, dia de São João. As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.
Desta forma, o referido projeto visa integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, favorecendo a criança a ampliação de seu universo linguístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem, levando ao aluno o conhecimento da origem da festa junina; as brincadeiras; culinária típica, seus símbolos e seus valores. 
Sabendo que a escola tem um papel importante na valorização das tradições, este projeto ocorrerá durante todo o mês de Junho, culminando com a festa junina da escola, proporcionando a integração entre todos os segmentos da comunidade escolar.

6. POPULAÇÃO ALVO

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa e Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.


7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Sugestões de atividades:
Conversa informal sobre a origem da Festa Junina;
Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele;
Quadrinhas, poesias,
Ensaio de dança e canções de festa junina;
Confecção de balões e bandeirinhas;
Ensaio casamento caipira e quadrilha;
Brincadeiras juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.);
Comidas típicas;
Desenho, recorte, colagem, pintura, cartazes.


8. RECURSOS UTILIZADOS

Materiais diversos que o professor possa utilizar para desenvolver as tarefas com os alunos durante todo o processo. 


9. CULMINÂNCIA

Festa Junina com apresentações dos alunos.

10. AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário