domingo, 1 de setembro de 2013

PROJETO PÁTRIA AMADA BRASIL

 PROJETO PÁTRIA AMADA  BRASIL

1.    TITULO DO PROJETO
Pátria amada Brasil

2. ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.

3. ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS

Língua Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e Natural
História e Geografia
Ensino Religioso
Artes
Educação Física
Música
Dança
Informática
Língua Inglesa
Língua Kaingang

4. OBJETIVO GERAL
O referido projeto objetiva motivar e despertar nos alunos e na comunidade Escolar o amor e o respeito pela Pátria, estudando o passado histórico e a significação da data “Sete de Setembro”, contribuindo, desta forma para a compreensão do verdadeiro sentido e a importância de um Brasil Independente.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para
com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais
funcionários;
·         Formar na criança o conceito de Pátria;
·         Despertar o sentimento de patriotismo;
·         Cantar e interpretar o Hino Nacional;
·         Conhecer e localizar os Estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil;
·         Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil;
·         Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais;
·         Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “sete de Setembro”.

6. JUSTIFICATIVA

A democracia é uma conquista do povo brasileiro e devemos sempre exercer a cidadania. O dia 7 de Setembro é uma data muito especial, o nosso país vive um momento de eleição, já passou por um período de ditadura militar e hoje temos liberdade de expressão, uma conquista que iniciou com a Independência”. Por isso a importância de se trabalhar nos alunos essa consciência, e o amor a Pátria.
A semana da Pátria é sempre momento de emoção e reflexão. Começamos a nos tornar uma nação independente, marco histórico de uma luta iniciada bem antes e que continua até hoje. Homenagem à Pátria Amada é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da Lei, da língua e da liberdade, cada um de nós faz parte desta Pátria Amada.
É importante que a escola cuide para aproximar o aluno do significado dessa data. Vale pensar um pouco sobre isso para planejar e estabelecer as intenções de cada uma das atividades promovidas junto aos alunos. A criança deve entender que nós somos o Brasil. Podemos expressar nosso amor a Pátria preservando o que o país tem de mais bonito: suas áreas verdes, seus pássaros, seu ar.
Podemos expressar o amor a Pátria sendo solidários, cuidando e respeitando cada um que está ao nosso redor. Nosso amor a Pátria se faz pelo reconhecimento e respeito a sua terra, sua natureza, sua gente e seus símbolos.
É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
 
7. POPULAÇÃO ALVO

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa e Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.

8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

·     Produção de poesias;
·     Coro falado;
·     Interpretação de músicas sobre o Brasil;
·     Interpretação de textos;
·     Palavras cruzadas;
·     Caça-palavras;
·     Exposição de textos e poemas;
·     Os símbolos Nacionais;
·      Hino Nacional;
·      A tela que representa a Independência do Brasil;
·      Músicas: (Raiz que fala desta terra produtiva (Brasilllll), (Meu país de Zezé di Camargo e Luciano), Cantora Gal Costa (AQUARELA DO BRASIL  de Ari Barroso) Música - Ivete Sangalo (Música País tropical);
·    O que aconteceu no dia 7 de setembro;
·     A figura de D. Pedro I;
·    O grito da Independência;
·    A vida no Brasil antes e depois da Independência;
·    A conquista do direito de votar no Brasil (apontar gráficos, estatística, tabelas, porcentagens);
·     Como era feita a contagem do voto no Brasil ontem e hoje?
·     Leitura de textos;
·    Pesquisa;


9. RECURSOS UTILIZADOS

Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola lápis de cor, CDs, aparelho de som, televisão.
  
10. CULMINÂNCIA

Exposição “Verde-amarela” de todos os trabalhos realizados durante o projeto.
·                 Exposição do projeto no blog da escola, juntamente com fotografias dos trabalhos realizados.
            Encerramento com homenagens a Pátria.

11. AVALIAÇÃO


Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria, buscaremos contribuir para mudanças de comportamento dos alunos diante dos Símbolos Nacionais e da data comemorativa, seu despertar para o Patriotismo e civismo. Assim como, a participação no desenvolvimento das atividades; o empenho e o relacionamento com os colegas e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário