segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Projeto: Celebrando a magia do Natal

Projeto: Celebrando a magia do Natal



"A mensagem de Natal mais sublime sai em silêncio do nosso
coração todos os dias para aquecer de ternura aqueles que nos
acompanham em nossa caminhada pela vida."
1.    TITULO DO PROJETO
            Celebrando a magia do Natal
2. ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.

3. ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS

Língua Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e Natural
História e Geografia
Ensino Religioso
Artes
Educação Física
Música
Dança
Informática
Língua Inglesa
Língua Kaingang

4. OBJETIVO GERAL:


                Este projeto tem por objetivo trabalhar o tema “Natal” e os seus símbolos, despertando nas crianças o respeito às diversas religiões por meio da afetividade e sociabilização, utilizando recursos criativos e dinâmicos, bem como resgatar o verdadeiro espírito da data vivenciando situações
que reflitam sobre os sentimentos de solidariedade e cooperatividade
em relação àqueles que passam por necessidades básicas de
sobrevivência e, sobretudo compreender a importância do Nascimento de Jesus para a humanidade. 

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Criar estratégias de ensino que levem os alunos a:
- compreender o significado do Natal;
- conhecer os símbolos natalinos;
- refletir e valorizar os diversos tipos de religião;
- desenvolver o raciocínio lógico;
- desenvolver a expressão corporal;
- desenvolver a sociabilização;
- ampliar a linguagem oral;

6. JUSTIFICATIVA:


            Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, que é atrativo para as crianças. Nossa intenção é conduzir uma série de atividades que facilitam a aquisição de conhecimentos das tradições natalinas, buscando integrar áreas do conhecimento sob as perspectivas histórica e social, mantendo as chamas da alegria, da esperança e da confraternização. Nele, procura-se resgatar os saberes e abordar sobre o tema Natal de forma criativa, participativa, dinâmica e lúdica, buscando compartilhar experiências.      O educador deve levar em consideração o respeito à diversidade e trabalhar o Natal sem apologias ou desrespeito a qualquer religião, em especial com as crianças pequenas, que se apegam e se interessam pelos objetos (símbolos) do Natal pelo concreto e não pelos conceitos ou por significados impostos.

7. POPULAÇÃO ALVO.

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa e Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.

8. METODOLOGIA

·         Conversa informal sobre a história do Natal e seus símbolos;
·         Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema;
·         Realizar atividades que proporcionem a confraternização;
·         Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.
·         Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças;
·          Ouvir músicas natalinas; assistir a vídeos que tratem do tema;
·         Brincar de amigo oculto;
·         Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.
·         Confeccionar enfeites de Natal e enfeitar a sala com motivos natalinos;
·         Construção de uma árvore de Natal com garrafas pet;
·         Confecção de uma guirlanda para a porta da sala;
·         Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento;
·         Hora do conto: Estrelinha mágica-turma da Mônica, Carinhos Quentes, Caixinha de Fósforos.
·         Pinturas, recortes, colagem.

9. RECURSOS UTILIZADOS

            Sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina, EVA, CDs, aparelho de som, aparelho de DVD, aparelho de televisão, máquina digital, massinha de modelar, TNT, cola quente, crepom, tesoura, revistas, livros de contos, fantoches, dedoches...


10. CULMINÂNCIA

                Apresentação do Coral Municipal e do Grupo de danças e Expressão “No Ritmo”.
                Visita da Família Noel na escola.
                Assistir show de Patinação especial de Natal com o Clube de Patinação “Danúbio Azul”.
           

11. AVALIAÇÃO
            A avaliação será contínua através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades; através da participação e do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos frente às atividades propostas durante a realização deste projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário