PE PRÉ-ESCOLA PÃVÃNH HÁ



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PÃVÃNH HÁ


PLANO DE ESTUDO
PRÉ-ESCOLA 5 ANOS
2015-2016


 


Engenho Velho, dezembro de 2014.

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Endereço: Rua Antônio Trombeta, 35
Município: Engenho Velho – RS
Telefone: (54) 3363 – 9607 e (54) 3363 – 9600
Secretária: Leonara Piran Frigeri
Coordenação Pedagógica: Leidinara B. Santin
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas

2. FILOSOFIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

·         Inserir a comunidade na vida da escola e a escola na vida da comunidade, desenvolvendo processos participativos.
·         Construir juntos o Projeto Político Pedagógico da Escola e desenvolvê-la de tal maneira que todos os segmentos da Comunidade escolar se reconheçam e estejam verdadeiramente comprometidos com ela.
·         Adequar a estrutura, o funcionamento e a organização da escola ao seu Projeto Político Pedagógico e aos princípios de descentralização e mobilização.
“Ser uma Escola de todos e para todos.”

3. PRINCÍPIOS NORTEADORES E VALORES

A principal função da escola é formar cidadão com consciência de suas raízes históricas, capazes de afirmar a sua identidade.
Proporcionar ao homem a realização integral, abrindo caminhos à transformação social.
O homem como centro do processo, um ser crítico, questionador, dialógicos e que busque constantemente sua libertação pessoal e transformação da realidade em que vive.
Os valores do ser humano devem ser trabalhados de forma que atinjam a plenitude em seu desenvolvimento e no relacionamento na sociedade.
O homem, por ser criado a imagem e semelhança de Deus, para ser feliz é que ele se ame e tenha confiança em si próprio, para poder irradiar felicidade e confiança aos outros. A plena felicidade é adquirida através do amor a Deus, da fé vivenciada e do pleno conhecimento que o amor fraterno conduz à justiça e a solidariedade; transformando a sociedade, de modo a fazê-la mais feliz, livre de preconceitos e individualismos.
A família é a base da sociedade. É nela que nascem os integrantes desta sociedade. Os valores morais, culturais, sociais e educacionais são estruturados neste primeiro grupo social. O homem constrói a sua história a partir de sua vivência, da experiência e da busca de conhecimentos.
É coerente, honesto, comprometido com a verdade e, por isso, tem consciência política e ideológica, capaz de abrir mão de suas convicções, é aberto ao diálogo e às mudanças que acontecem no contexto histórico- social.
Na sociedade ideal, os homens se revelam cidadãos conscientes que lutam pela sua sociedade, em benefício do amor à terra, da preocupação com a produção de alimentos naturais, da preservação do solo e do meio ambiente, em busca de condições básicas de sobrevivência.
O ser humano, dotado de inteligência, torna-se capaz de conhecer e decidir sobre si mesmo e sobre o mundo, através de seu conhecimento, descobre suas potencialidades científicas e culturais. A partir desses conhecimentos, o homem estabelece conceitos e princípios, alcança sua auto realização e luta para atingir seu crescimento pessoal, cultural e profissional.
Mas é inegável que o momento atual exige dos homens novos pensamentos e atitudes. Percebem-se em todos os aspectos (profissional, familiar, religioso, social) as influências e as consequências das mudanças e transformações ocorridas ao longo do processo de formação da humanidade.
Acredita-se que a grande maioria das pessoas aspira sempre uma vida melhor, mais harmonia, menos violência, mais compreensão e amor entre os homens. Enfim, quantidade e qualidade de bem-estar são desejos constantes a permear a vida de todos.
Na real formação do cidadão há que se respaldar em princípios e valores que propicie a humanização, como a solidariedade, a justiça, a cooperação, o saber e o prazer entre outros.
No desejo é que toda a comunidade escolar (pais, funcionários, alunos, professores e equipe diretiva) são nossos parceiros nesta busca. Educar para a cidadania e a cooperação implicam em trabalhar num espaço onde valores estão em primeira ordem: o respeito e a ética.
 
4. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Nome da Instituição de Ensino: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pãvãnh Há
Endereço: Linha Bela Vista
Município: Engenho Velho - RS
Telefone: (54) 3363 – 9600
Responsáveis pela elaboração do Plano de Ensino:
Direção da Instituição de Ensino: Ivete T. Rizzotto
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas

5. FILOSOFIA DA ESCOLA

A integração do aluno na comunidade na qual faz parte, tornando-o um ser participativo, responsável, pensante e autônomo em suas decisões.

5.1 Objetivos da Instituição de Ensino

Promover situações para que a Comunidade Escolar possa trocar conhecimentos e construir um processo de ensino aprendizagem que lhes possibilite o acesso a informações e atividades complementares e que lhes permita tornar estes cidadãos críticos, politizados, capazes de exercer conscientemente sua cidadania, buscando através de uma ação coletiva a garantia de uma vida mais digna e mais justa.

5.2       Objetivos específicos da turma
·         Proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar da criança, seu desenvolvimento físico, motor, emocional, afetivo, cognitivo, moral e social, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível;
·         Contribuir para a formação global e harmônica da criança, propiciando-lhe experiências concretas que levem ao seu desenvolvimento integral;
·         Tornar-se espaço lúdico, um tempo fantasioso e acolhedor para a criança, em ambiente estimulante;
·         Colaborar para a aquisição de um conjunto de conceitos básicos, habilidades, atitudes e hábitos que se transformem em comportamentos indispensáveis para o pleno desenvolvimento infantil e crescimento saudável.
No desenvolvimento de suas atividades e implementação de sua Proposta Pedagógica a escola oportuniza as crianças:
·         Desenvolver uma imagem positiva de atuar de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
·         Favorecer a descoberta e conhecimento progressivo de seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar;
·         Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
·         Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de visita com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
·         Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
·         Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
·         Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
·         Interagir com os objetos e situações do cotidiano, de forma a construir, gradativamente, os conhecimentos lógico-matemáticos e lingüísticos;
·         Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas, valorizando a diversidade.
·         Desenvolvimento físico, estimulação sensorial, desenvolvimento da sensibilidade.
·         Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
·         Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

CONTEÚDO INTERDISCIPLINAR

CONTEÚDOS
AÇÕES
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

·    Ouvir, criar e narrar histórias oralmente;
·    Conhecer diferentes modalidades de linguagem (história, poesias, parlenda, músicas);
·    Estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos através de diálogos;
·    Reconhecer sons e grafias das letras do alfabeto, através do alfabeto concreto;
·    Apresentação do nome;
·    Pintura, recorte, desenho, colagem, modelagem, atividade com sucatas (embalagem).
LINGUAGEM SONORA E CORPORAL
·    Perceber diferentes sons produzidos pelo corpo, objetos, natureza, etc;
·    Adquirir noção de: sons, duração, ritmo e intensidade;
·    Utilizar e criar melodias, músicas e rimas;
·    Cantar e dramatizar músicas com criação própria;
·    Realizar movimentos leves, fortes, rápidos, utilizando várias áreas do espaço;
·    Imitar, reproduzir ou recriar movimentos corporais, com ou sem fundo musical;
·    Expressar ideia simples com o próprio corpo (gestos);
·    Reelaborar o real através do imaginário.
CLASSIFICAÇÃO

·    Estabelecer critérios de agrupamento, a partir da observação e comparação de objetos (maior/ menor, grosso/fino, grande/pequeno, duro/mole, quente/frio, seco/molhado);
·    Estabelecer símbolos para caracterização de agrupamento;
·    Reconhecer as formas geométricas;
·    Estabelecer correspondência uma a uma.
·    Cores: identificar e nomear
SERIAÇÃO
·    Ordenar conjuntos de objetos que apresentam entre si diferença constante;
SEQUENCIAÇÃO/ TEMPO

·    Identificar, reconhecer e estabelecer sequência através de movimentos corporais, discriminação auditiva, manipulação de materiais e representações gráficas;
·    Estabelecer sequências temporais: ontem/hoje/amanhã; passado/presente/futuro (antes, agora e depois), manhã/tarde/noite, dias da semana.
MEDIDAS
·    Comparar objetos e/ou pessoas segundo determinadas propriedades mensuráveis;
·    Estabelecer medidas de comprimento utilizando palmo, pés e passos.
ESPAÇO
·    Identificar situações dinâmicas dos objetos ou pessoas, sempre indicando movimento: de um lado e de outro, para frente/para trás; para o lado, para cima, para baixo; na mesma direção/ mudando de direção; ordenar elementos variados; lateralidade: esquerda/direita tendo objetos como referencial.
QUANTIFICAÇÃO/ NÚMERO
·    Manipular objetos contáveis estabelecendo correspondência um a um;
·    Comparar quantidades;
·    Receitas;
·    Reconhecer os números no contexto da atividade;
·    Numerais de 0 a 9;
·    Explorar contagem de rotina;
·    Desenvolvimento motor/jogos e atividades recreativas/lúdicas trabalhando: coordenação motora, agilidade, atenção, concentração, equilíbrio, criatividade e socialização;
·    Coordenação motora ampla e fina.
GRUPO SOCIAL
·    Identidade (a importância do EU);
·    Identificação como membro de um grupo (família, escola e comunidade);
·    Compreender a importância das regras de convivência sociais (por favor, com licença, desculpe muito obrigado...);
·    Identificar e respeitar os direitos e deveres de cada família e da escola;
·    Identificar as funções das pessoas que trabalham na escola;
·    Desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade, amizade e respeito;
·    Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos.
ESPAÇO/ ELEMENTOS SÓCIO-CULTURAIS DO COTIDIANO
·    Conhecer o local e tipo de moradia; onde mora e onde estuda;
·    Identificar os tipos de construção, existentes em seu ambiente;
·    Conhecer a importância das datas comemorativas e significativas (aniversários, cívicas e folclóricas);
·    Reconhecer a importância dos meios de comunicação e transportes no seu cotidiano.
·    Conhecer e dialogar sobre a cultura Afro e indígena para respeitar;
TRABALHO
·    Identificar a importância do trabalho para a vida;
·    Estabelecer relações entre trabalho e sobrevivência;
·    Identificar as profissões.
AMBIENTE ESCOLAR
·    Nome da escola;
·    Pessoas envolvidas e suas respectivas funções;
·    Vivência de rotinas, normas e regras escolares;
·    Valorização das pessoas que fazem parte da comunidade escolar.
SER HUMANO
·    Conhecer e identificar partes do corpo e suas funções;
·    Esquema corporal;
·    Imagem do seu próprio corpo;
·    Expressões faciais;
·    Características de gêneros;
·    Movimentos naturais;
·    Explorar os órgãos dos sentidos;
·    Estabelecer semelhança e diferenças entre o seu corpo e de outras pessoas;
·    Perceber o seu corpo e utilizar a atividade corporal;
·    Hábitos de higiene: alimentar, pessoal e ambiental.
ANIMAIS
·    Caracterização, classificação e diferenciação dos animais;
·    Identificar os usos feitos pelo homem (alimentação, criação, transporte, extinção);
·    Identificar a preocupação com o equilíbrio da natureza, cadeia alimentar, preservação;
MEIO AMBIENTE
·    Elementos da natureza: animais, vegetais, astros, ar, água, terra, paisagens;
·    Reciclagem de materiais;
·    Conhecer e realizar comparações entre estações do ano, o dia e a noite, alguns astros, explorando semelhanças e diferenças;
·    Lixo: coleta seletiva;
·    Valorizar a vida e a preservação do meio ambiente;
·    Conscientização do reaproveitamento de matérias de sucata como forma de diminuir a poluição ambiental;
·    Conscientização do uso da água e preservação do meio ambiente.
JOGOS E BRINCADEIRAS
·    Iniciativa da criança, ação sobre os objetos provocando movimentos:
·    Empurrar;
·    Rolar;
·    Deslizar;
·    Inclinar;
·    Arremessar;
·    Deixar cair;
·    Soprar;
·    Sugar;
·    Balançar;
·    Girar;
·    Equilibrar;
·    Chutar;
·    Saltar;
·    Dançar;
·    Imitar.
·    Construção de brinquedos com materiais alternativos;
·    Brincadeiras de faz de conta, rodas cantadas;
DESENVOLVIMENTO MOTOR
·    Jogos e atividades recreativas/lúdicas trabalhando: coordenação motora, agilidade, atenção, concentração, equilíbrio, criatividade e socialização;
·    Expressão corporal (posição e direção).
VALORES
·    Desenvolver valores como amizade, amor, respeito, atenção, solidariedade, etc., através do diálogo e atividades lúdicas (dinâmicas).
·    Desenvolver a espiritualidade, o respeito a Deus e à vida, através de parábolas, histórias infantis, vídeos, textos bíblicos, orações, músicas, etc.
·    Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura, adotando uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.


6 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação deverá ser processual, diagnóstica, participativa, formativa e redimensionadora da ação pedagógica e realizada através de formas abrangentes, observando a criança e analisando seu processo de crescimento nos aspectos social, cognitivos, psicológicos e físicos.
O parecer descritivo de cada aluno acontecerá ao final de cada trimestre letivo e deverá ser elaborado a partir de instrumentos e procedimentos de observação, de registro e de reflexão constante do processo de ensino-aprendizagem.
7 TEMAS TRANSVERSAIS

Os temas transversais serão trabalhados através de projetos desenvolvidos na escola, abordando os seguintes temas:
·         Ética
·         Pluralidade Cultural
·         Meio Ambiente
·         Saúde
·         Orientação Sexual
·         Cidadania
·         Amizade e respeito entre os seres humanos.


8 AVALIAÇÃO

A avaliação contínua do desempenho do educando com prevalência dos aspectos qualitativos;
A avaliação como parte do processo de aprendizagem tem a função diagnóstica no sentido de acompanhar o processo ensino-aprendizagem desenvolvido pela escola, assim como conhecimentos e experiências adquiridas pelos alunos fora da escola, porém relevantes no processo educativo.
A avaliação é a fonte principal de informação e referência para a organização e formação de práticas pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e o crescimento dos alunos.
A avaliação escolar considera todas as dimensões de aprendizagem cognitiva, afetiva, cultural, social e os aspectos atitudinais.
A avaliação tem por finalidade:
I – acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem do aluno;
II – tomar decisões quanto ao aperfeiçoamento das situações de aprendizagem;
III - Promover a adequação dos conteúdos e métodos de ensino a serem aplicados na turma.
A avaliação incide sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências de aprendizagem. A avaliação utiliza instrumentos diversificados como:
I – maior importância à atividade crítica, a capacidade de síntese e a elaboração pessoal sobre memorização;
II – testes escritos, trabalhos de pesquisas, atividades individuais e em grupo que exijam criatividade;
A avaliação é registrada em documentos próprios, como: diário de classe, boletim escolar e fichas individuais, a fim de assegurar a autenticidade da vida escolar do aluno.
O professor utiliza vários instrumentos de aferição do conhecimento do aluno, em consonância com o Plano de Estudo e o seu Plano de Trabalho.

9 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO

A escola oferece ao aluno com baixo rendimento estudos de recuperação, conforme legislação vigente, preferencialmente paralelo ao período letivo.
Os estudos de recuperação constituem-se em nova oportunidade de estudos, contribuindo para aquisição ou complementação de competências e habilidades.
Os estudos de recuperação compreendem necessariamente a assessoria do professor, com novas abordagens do conteúdo a fim de possibilitar o aprendizado do aluno. O professor é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação das atividades de recuperação. Os estudos de recuperação são registrados sistematicamente no diário de classe adotando-se, entre outros os seguintes procedimentos:
I – retomada do conteúdo anterior;
II – atendimento de dúvidas;
III - exercícios adicionais de compreensão e fixação;
IV - atendimento individual;
V – atividades a ser realizada pelo aluno individualmente ou em grupo, em casa ou na escola;
VI - atividades a serem desenvolvidas na escola no turno inverso ao de aula regular;
VII - aulas ministradas no turno inverso, aos sábados ou em dias não letivos.

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