PE 2º ANO PÃVÃNH HÁ



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PÃVÃNH HÁ

 
PLANO DE ESTUDO
2º ANO
2015-2016


 


Engenho Velho, dezembro de 2014.

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Endereço: Rua Antônio Trombeta, 35
Município: Engenho Velho – RS
Telefone: (54) 3363 – 9607 e (54) 3363 – 9600
Secretária: Leonara Piran Frigeri
Coordenação Pedagógica: Leidinara B. Santin
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas

2. FILOSOFIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

·         Inserir a comunidade na vida da escola e a escola na vida da comunidade, desenvolvendo processos participativos.
·         Construir juntos o Projeto Político Pedagógico da Escola e desenvolvê-la de tal maneira que todos os segmentos da Comunidade escolar se reconheçam e estejam verdadeiramente comprometidos com ela.
·         Adequar a estrutura, o funcionamento e a organização da escola ao seu Projeto Político Pedagógico e aos princípios de descentralização e mobilização.
“Ser uma Escola de todos e para todos.”

3. PRINCÍPIOS NORTEADORES E VALORES

A principal função da escola é formar cidadão com consciência de suas raízes históricas, capazes de afirmar a sua identidade.
Proporcionar ao homem a realização integral, abrindo caminhos à transformação social.
O homem como centro do processo, ser crítico, questionador, dialógicos e que busque constantemente sua libertação pessoal e transformação da realidade em que vive.
Os valores do ser humano devem ser trabalhados de forma que atinjam a plenitude em seu desenvolvimento e no relacionamento na sociedade.
O homem, por ser criado a imagem e semelhança de Deus, para ser feliz é que ele se ame e tenha confiança em si próprio, para poder irradiar felicidade e confiança aos outros. A plena felicidade é adquirida através do amor a Deus, da fé vivenciada e do pleno conhecimento que o amor fraterno conduz à justiça e a solidariedade; transformando a sociedade, de modo a fazê-la mais feliz, livre de preconceitos e individualismos.
A família é a base da sociedade. É nela que nascem os integrantes desta sociedade. Os valores morais, culturais, sociais e educacionais são estruturados neste primeiro grupo social.
O homem constrói a sua história a partir de sua vivência, da experiência e da busca de conhecimentos.
É coerente, honesto, comprometido com a verdade e, por isso, tem consciência política e ideológica, capaz de abrir mão de suas convicções, é aberto ao diálogo e às mudanças que acontecem no contexto histórico- social.
Na sociedade ideal, os homens se revelam cidadãos conscientes que lutam pela sua sociedade, em benefício do amor à terra, da preocupação com a produção de alimentos naturais, da preservação do solo e do meio ambiente, em busca de condições básicas de sobrevivência.
O ser humano, dotado de inteligência, torna-se capaz de conhecer e decidir sobre si mesmo e sobre o mundo, através de seu conhecimento, descobre suas potencialidades científicas e culturais. A partir desses conhecimentos, o homem estabelece conceitos e princípios, alcança sua auto realização e luta para atingir seu crescimento pessoal, cultural e profissional.
Mas é inegável que o momento atual exige dos homens novos pensamentos e atitudes. Percebem-se em todos os aspectos (profissional, familiar, religioso, social) as influências e as consequências das mudanças e transformações ocorridas ao longo do processo de formação da humanidade.
Acredita-se que a grande maioria das pessoas aspira sempre uma vida melhor, mais harmonia, menos violência, mais compreensão e amor entre os homens. Enfim, quantidade e qualidade de bem-estar são desejos constantes a permear a vida de todos.
Na real formação do cidadão há que se respaldar em princípios e valores que propicie a humanização, como a solidariedade, a justiça, a cooperação, o saber e o prazer entre outros.
No desejo é que toda a comunidade escolar (pais, funcionários, alunos, professores e equipe diretiva) são nossos parceiros nesta busca. Educar para a cidadania e a cooperação implicam em trabalhar num espaço onde valores estão em primeira ordem: o respeito e a ética.
 
4. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Nome da Instituição de Ensino: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pãvãnh Há
Endereço: Linha Bela Vista
Município: Engenho Velho - RS
Telefone: (54) 3363 – 9600
Responsáveis pela elaboração do Plano de Ensino:
Direção da Instituição de Ensino: Ivete T. Rizzotto
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas

5. FILOSOFIA DA ESCOLA

A integração do aluno na comunidade na qual faz parte, tornando-o um ser participativo, responsável, pensante e autônomo em suas decisões.

5.1 Objetivos da Instituição de Ensino

Promover situações para que a Comunidade Escolar possa trocar conhecimentos e construir um processo de ensino aprendizagem que lhes possibilite o acesso a informações e atividades complementares e que lhes permita tornar estes cidadãos críticos, politizados, capazes de exercer conscientemente sua cidadania, buscando através de uma ação coletiva a garantia de uma vida mais digna e mais justa.

5.2 Objetivos do Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, obrigatório e gratuito na escola pública, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
·    O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e interpretação, da escrita e produção textual e do cálculo.
·    A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
·    O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
·    O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

5.3 Objetivo Específico da Série

         Propiciar o desenvolvimento das habilidades psicomotoras inerentes ao processo de alfabetização, privilegiando os aspectos ligados a leitura, escrita, raciocínio lógico e matemático, como componentes articuladores do ensino e da aprendizagem infantil.

LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivo específico da disciplina:  Despertar o gosto e interesse pela comunicação de acordo com os níveis de desenvolvimento do aluno, possibilitando-o a ouvir, falar, ler, interpretar, criticar, construir seu próprio conhecimento, embasado na coerência reflexiva.

CONTEÚDOS
AÇÕES
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL
·         Utilizar o vocabulário e sintaxe adequados às várias situações vividas ou simuladas na escola, expressando-se oralmente sobre seus desejos, sentimentos, ideias e pensamentos.
·         Demonstrar sensibilidade, respeito e empatia ao ouvir expressões e falas em diferentes registros e dialetos.
·         Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas.
INTERPRETAÇÃO ORAL
·         Ouvir e interpretar textos lidos.
·         Comentar notícias veiculadas em diferentes mídias: rádio, TV, internet, jornais, revistas, etc.
·         Antecipar significados de um texto escrito a partir das imagens/ilustrações que o acompanham.
·         Identificar princípio, meio e fim de diferentes tipos de textos.
·         Participar de diálogo oral, ouvindo, perguntando e planejando a fala de diferentes interlocutores;
·         Transmissão oral e escrita de avisos e recados.
GÊNEROS TEXTUAIS
·         Ler e utilizar textos de diferentes linguagens, tais como parlendas, adivinhas, canções infantis, poesias, textos literários, gibis, etc., de forma lúdica.
·         Diferenciar as características básicas de diferentes textos e publicações e conhecer os diferentes usos e funções desses portadores.
·         Recontar histórias conhecidas resgatando as características da linguagem usada no texto original;
·         Fazer leitura individual de textos conhecidos.
PRODUÇÃO TEXTUAL
·         Produzir textos orais em situações comunicativas simuladas, utilizando recursos expressivos próprios, a partir de diferentes gêneros textuais.
·         Usar conhecimentos sobre as características estruturais das narrativas clássicas ao produzir um texto, ditando ao professor, respeitando as normas da linguagem que se escreve.
·         Produzir textos baseados em: desenhos, gravuras, dramatizações, ordenação.
·         Trabalhar sequência de fatos oralmente e através da escrita.
·         Apreciar diferentes gêneros literários variados.
·         Ordenar e enumerar frases.
ESCRITA E LEITURA DE NOMES PRÓPRIOS, DE PALAVRAS E DE FRASES.
HIPÓTESE SILÁBICA
·         Escrever o próprio nome e utilizá-lo como referência para escrita de palavras e frases.
·         Escrever usando hipóteses silábicas, com ou sem valor sonoro convencional.
·         Fazer a leitura de diferentes gêneros.
ALFABETO (LETRAS CURSIVAS E DE IMPRENSA) E FAMÍLIAS SILÁBICAS
·         Ordem alfabética.
·         Identificar o nome das letras.
·         Conhecer e identificar letras de diferentes formas gráficas (maiúsculas e cursivas).
·         Reconhecer palavras de uma mesma família silábica.
·         Compreender o sistema alfabético mesmo fazendo sua grafia com erros ortográficos.
SEPARAÇÃO DE SÍLABAS
·         Identificar o que é uma sílaba e sua função.
·         Reconhecer sílabas em palavras, frases e textos.
IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS
·         Localizar um nome específico numa lista de palavras do mesmo campo semântico.
·         Localizar informações explícitas no texto.
REESCRITA DE TEXTOS
·         Reescrever textos conhecidos.
·         Revisar textos coletivamente, apoiados na leitura oral do professor.
·         Escrever pequenos textos memorizados.
USO CORRETO DA PONTUAÇÃO
·         Identificar os principais sinais de pontuação em pequenos textos.
·         Praticar a leitura com entonação.
·         Usar os sinais de pontuação.
GÊNERO, GRAU E NÚMERO DO SUBSTANTIVO (sem nomenclatura)
·         Identificar os substantivos fazendo o uso de gênero, grau e número do substantivo em palavras e frases.
DIFICULDADES (z, es, ex, ss, ga, go, gu, gão, nh, h, r, rr, ç, as, es, is, os, us, an en, in, on, un, ce, ci, m antes de p e b, m e n, ns, am, em, im, om, um, x com som de z e de s, qua, que, qui, quo, ar, er, ir, or, ur, bl, cl, fl, dr, cr, dr, br)
·         Identificar, completar, recortar, colar, destacar em textos as dificuldades ortográficas.

MATEMÁTICA

Objetivo específico da disciplina: Desenvolver situações pedagógicas que visem a aquisição de habilidades inerentes ao processo lógico-matemático.

CONTEÚDOS
AÇÕES
NÚMEROS ATÉ 500: classificação e seriação, contagens com ou sem material concreto, relação quantidade/símbolo numérico/escrita, ordem crescente/decrescente, número antecessor/sucessor, números vizinhos, noção de quantidade, simbologia, igual e diferente
·         Atribuir significado, produzir e operar números em situações diversas de acordo com suas hipóteses.
·         Utilizar os números para expressar quantidades de elementos e a ordem numa sequência, desenvolvendo estratégias de contagem oral de objetos.
·         Ler, interpretar e produzir escritas numéricas com base no princípio posicional, com ou sem registro convencional.
·         Selecionar e classificar objetos.
·         Entender inteiro, metade, dobro, tempo, tamanho, posição, ordem, distância e quantidade, material concreto.
·         Localizar-se em espaços menos conhecidos e mais amplos.
NÚMEROS ORDINAIS até 50 (identificação e representação)
·         Identificar números ordinais e ver sua aplicabilidade na prática.
SINAIS: igual/diferente, maior/menor, mais/ menos
·         Utilizar os diferentes sinais, estabelecendo comparações em situações do cotidiano.
NÚMEROS PARES E ÍMPARES, NÚMEROS ORDINAIS
·         Compreender e utilizar os números pares, ímpares e ordinais em situações do cotidiano.
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
·         Representação de C, D e U no QVL, no ábaco, no flanelógrafo e uso de materiais concretos.
·         Saber resultados de memória.
·         Usar diferentes estratégias para resolução de cálculos.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
·         Desenvolver e utilizar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam adição e subtração.
·         Observar e interpretar gravuras.
·         Armar e efetuar cálculos.
·         Ampliar o uso de estratégias pessoais em problemas envolvendo operações.
MULTIPLICAÇÃO
·         Trabalhar exercícios de preparação a multiplicação.
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: unidades, dezenas e centena
·         Construir o significado de sistema de numeração decimal, explorando situações-problema que envolva contagem.
·         Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos no sistema de numeração decimal.
·         Relacionar os sistemas de numeração com o cotidiano.
·         Manusear adequadamente recursos como ábaco, material dourado, amarradinhos e barrinhas de cuisenare.
DEZENA/MEIA DEZENA DÚZIA/MEIA DÚZIA
·         Compreender e utilizar dezena/meia dezena, dúzia/meia dúzia em situações do cotidiano.
LEITURAS MATEMÁTICAS
·         Ler mapas e plantas baixas simples.
FORMAS GEOMÉTRICAS: círculo, quadrado, retângulo e triângulo
·         Identificar e representar semelhanças entre as formas geométricas.
·         Nomear corretamente as formas geométricas mais usuais (quadrado, círculo, triângulo, retângulo).
NOÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO
·         Identificar e utilizar unidades de tempo - dia, noite, semana, mês, ano, horas, calendário.
·         Realização da organização temporal com o uso do calendário.
SISTEMAS DE MEDIDAS: massa, comprimento, capacidade
·         Comparar, identificar e estimar grandezas (comprimento, massa, temperatura e capacidade).
·         Iniciar o uso de instrumentos de medidas.
NOÇÕES DE TABELAS E GRÁFICOS
·         Coletar e organizar informações por meio de tabelas e gráficos simples.
CONJUNTO VAZIO E UNITÁRIO
·         Representar com cordas, linhas e grãos, objetos e alunos, vogais, meses do ano, painéis, flanelógrafo.
OPERAÇÃO COM CONJUNTOS
·         Fazer a união de elementos, objetos e materiais concretos.


CIÊNCIAS

Objetivo específico da disciplina: Proporcionar situações de aprendizagem voltadas às atitudes e valores, objetivando a compreensão e o respeito pela vida humana e pelo meio ambiente.

CONTEÚDOS
AÇÕES
HIGIENE (ambiente e corpo)
·         Reconhecer os hábitos de higiene corporal e bucal e relacionar com a saúde.
ALIMENTAÇÃO
·         Reconhecer as boas maneiras.
·         Conhecer o que é uma alimentação nutritiva e variada.
·         Conhecer a qualidade e quantidade dos alimentos necessários a uma boa alimentação.
·         Visitar horta.
·         Promover palestras nutricionais.
SERES VIVOS E NÃO VIVOS
·         Conhecer e distinguir os seres vivos dos não vivos e sua função para a sociedade.
SAÚDE PREVENTIVA
·         Conhecer os cuidados com o corpo.
·         Promover palestras sobre saúde preventiva.
·         Conhecer a importância de prevenir e cuidar da saúde.
ANIMAIS (vertebrados, invertebrados, domésticos e selvagens)
·         Identificar, conhecer e separar os diferentes tipos de animais.
MEIO AMBIENTE: plantas, preservação do meio ambiente, importância da água, importância da seleção e classificação do lixo, recursos naturais
·         Reconhecer a importância do meio ambiente para o mundo.
·         Identificar os cuidados que devemos ter com o meio ambiente.
·         Perceber a importância do reflorestamento para o meio ambiente.
·         Realizar passeios e observações.
·         Identificar as principais partes das plantas.
·         Realizar passeios e observações.
·         Perceber a importância da separação do lixo e da reciclagem para o meio ambiente.
·         Reconhecer os cuidados que devemos ter com os recursos naturais: água, solo, ar e plantas.
ESTAÇÕES DO ANO
·         Identificar as características das estações do ano e a importância das mesmas para o planeta.
PARTES DO CORPO
·         Reconhecer as principais partes do corpo e suas funções.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Objetivo específico da disciplina: Desenvolver o interesse pela família e comunidade, fazendo com que participe para construção de uma sociedade mais justa, participativa e igualitária.

CONTEÚDOS
AÇÕES
IDENTIFICAÇÃO DO EU
·         Reconhecer o seu nome completo.
·         Reconhecer a data de nascimento e idade.
FAMÍLIA
·         Reconhecer a sua própria família.
·         Produzir a árvore da família (genealógica): pais, avós, irmãos.
MORADIA (localização e tipo)
·         Identificar o local onde moram e o endereço;
·         Reconhecer os vizinhos;
·         Observar os diferentes tipos de moradia existentes.
TRAJETÓRIA (casa- escola)
·         Reconhecer o trajeto de casa até a escola;
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA COMUNIDADE
·         Localizar em mapa e em maquete a escola na comunidade.
DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA
·         Conhecer os direitos e os deveres das crianças.
PROFISSÕES
·         Relacionar trabalhos X profissões.
·         Conhecer as profissões que existem na comunidade.
·         Reconhecer as profissões dos pais.
VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO E MANUTENÇÃO DA ESCOLA
·         Despertar o zelo pelo patrimônio público e os cuidados com a escola.
DATAS COMEMORATIVAS
·         Conhecer as principais datas comemorativas e seus aspectos históricos mais importantes.
MEIOS DE TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO
·         Reconhecer os meios existentes na comunidade e sua utilização.
CULTURA AFRO-INDÍGENA
·         Reconhecer e valorizar os principais aspectos dessas culturas para a comunidade.


EDUCAÇÃO RELIGIOSA

Objetivo específico da disciplina: Despertar no aluno a importância da vida humana como obra de Deus; Promover a participação consciente na comunidade de fé e assim contribuir para o aprimoramento, na prática dos valores morais amando e respeitando a vida; Desenvolver no aluno a importância da vida como obra de Deus e fazer que ele reconheça que a convivência fraterna nos ajuda a construir um mundo mais irmão, desenvolvendo no aluno atitudes de respeito, ajuda ao próximo, perdão, fraternidade, solidariedade e coleguismo; Desenvolver o senso crítico, a solidariedade, a fé, o coleguismo a habilidade de expressar-se oralmente e por escrito de leituras, leituras bíblicas, fazendo a interpretação, estimulando a reflexão e a imaginação.

CONTEÚDOS
AÇÕES
VALORES
·         Desenvolver valores como amizade, amor, respeito, atenção, solidariedade, etc., através do diálogo e atividades lúdicas (dinâmicas).
ENSINO RELIGIOSO
·         Desenvolver a espiritualidade, o respeito a Deus e à vida, através de parábolas, histórias infantis, vídeos, textos bíblicos, orações, músicas, etc.
·         Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura, adotando uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.

ARTES

Objetivo específico da disciplina: Expressar-se, identificar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas. Sabendo compreender e saber identificar a arte como fato histórico e social nas diversas culturas.

CONTEÚDOS
AÇÕES
ARTES
·         Desenvolver a linguagem visual, musical e teatral através da promoção de atividades práticas e lúdicas.
·          Desenvolver ritmo, melodia e expressão corporal através da dança.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS: trabalho com obras de artes
·         Conhecer, ler e interpretar obras de arte.
·         Fazer releitura de obras de artes.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Objetivo específico da disciplina: Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, respeitando e conhecendo características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais e sociais. Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como, promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.
CONTEÚDOS
AÇÕES
COORDENAÇÃO MOTORA E LATERALIDADE
·         Desenvolver noções de lateralidade e coordenação motora através de brincadeiras, jogos, músicas, danças.

6 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação deverá ser processual, diagnóstica, participativa, formativa e redimensionadora da ação pedagógica e realizada através de formas abrangentes, observando a criança e analisando seu processo de crescimento nos aspectos social, cognitivos, psicológicos e físicos.
O parecer descritivo de cada aluno acontecerá ao final de cada trimestre letivo e deverá ser elaborado a partir de instrumentos e procedimentos de observação, de registro e de reflexão constante do processo de ensino-aprendizagem.

7 TEMAS TRANSVERSAIS

Os temas transversais serão trabalhados através de projetos desenvolvidos na escola, abordando os seguintes temas:
·         Ética
·         Pluralidade Cultural
·         Meio Ambiente
·         Saúde
·         Orientação Sexual
·         Cidadania
·         Amizade e respeito entre os seres humanos.


8 AVALIAÇÃO

A avaliação deverá ser contínua devendo considerar o desempenho do educando com prevalência dos aspectos qualitativos;
A avaliação como parte do processo de aprendizagem tem a função diagnóstica no sentido de acompanhar o processo ensino-aprendizagem desenvolvido pela escola, assim como conhecimentos e experiências adquiridas pelos alunos fora da escola, porém relevantes no processo educativo.
A avaliação é a fonte principal de informação e referência para a organização e formação de práticas pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e o crescimento dos alunos.
A avaliação escolar considera todas as dimensões de aprendizagem cognitiva, afetiva, cultural, social e os aspectos atitudinais.
A avaliação tem por finalidade:
I – acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem do aluno;
II – tomar decisões quanto ao aperfeiçoamento das situações de aprendizagem;
III - Promover a adequação dos conteúdos e métodos de ensino a serem aplicados na turma.
A avaliação incide sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências de aprendizagem. A avaliação utiliza instrumentos diversificados como:
I – maior importância à atividade crítica, a capacidade de síntese e a elaboração pessoal sobre memorização;
II – testes escritos, trabalhos de pesquisas, atividades individuais e em grupo que exijam criatividade;
A avaliação é registrada em documentos próprios, como: diário de classe, boletim escolar e fichas individuais, a fim de assegurar a autenticidade da vida escolar do aluno.
O professor utiliza vários instrumentos de aferição do conhecimento do aluno, em consonância com o Plano de Estudo e o seu Plano de Trabalho.

9 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO

A escola oferece ao aluno com baixo rendimento estudos de recuperação, conforme legislação vigente, preferencialmente paralelo ao período letivo.
Os estudos de recuperação constituem-se em nova oportunidade de estudos, contribuindo para aquisição ou complementação de competências e habilidades.
Os estudos de recuperação compreendem necessariamente a assessoria do professor, com novas abordagens do conteúdo a fim de possibilitar o aprendizado do aluno. O professor é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação das atividades de recuperação. Os estudos de recuperação são registrados sistematicamente no diário de classe adotando-se, entre outros os seguintes procedimentos:
I – retomada do conteúdo anterior;
II – atendimento de dúvidas;
III - exercícios adicionais de compreensão e fixação;
IV - atendimento individual;
V – atividades a ser realizada pelo aluno individualmente ou em grupo, em casa ou na escola;
VI - atividades a serem desenvolvidas na escola no turno inverso ao de aula regular;
VII - aulas ministradas no turno inverso, aos sábados ou em dias não letivos.

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