SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO
FUNDAMENTAL CLEITON COSTA
5º ANO
2015-2016
Engenho Velho, dezembro
de 2014.
1.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome:
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Endereço: Rua
Antônio Trombeta, 35
Município:
Engenho Velho – RS
Telefone: (54)
3363 – 9607 e (54) 3363 – 9600
Secretária:
Leonara Piran Frigeri
Coordenação
Pedagógica:
Leidinara B. Santin
Período
de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração
do ano letivo: 200 dias
Carga
horária anual: 800 horas
2. FILOSOFIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
·
Inserir a
comunidade na vida da escola e a escola na vida da comunidade, desenvolvendo
processos participativos.
·
Construir juntos o Projeto Político Pedagógico da
Escola e desenvolvê-la de tal maneira que todos os segmentos da Comunidade
escolar se reconheçam e estejam verdadeiramente comprometidos com ela.
·
Adequar a estrutura, o funcionamento e a
organização da escola ao seu Projeto Político Pedagógico e aos princípios de
descentralização e mobilização.
“Ser uma Escola de todos e para todos.”
3. PRINCÍPIOS NORTEADORES E VALORES
A principal função da escola é formar cidadão com
consciência de suas raízes históricas, capazes de afirmar a sua identidade.
Proporcionar ao homem a realização integral,
abrindo caminhos à transformação social.
O homem como centro do processo, ser crítico,
questionador, dialógico e que busque constantemente sua libertação pessoal e
transformação da realidade em que vive.
Os valores do ser humano devem ser trabalhados de
forma que atinjam a plenitude em seu desenvolvimento e no relacionamento na
sociedade.
O homem, por ser criado a imagem e semelhança de
Deus, para ser feliz é que ele se ame e tenha confiança em si próprio, para
poder irradiar felicidade e confiança aos outros. A plena felicidade é
adquirida através do amor a Deus, da fé vivenciada e do pleno conhecimento que
o amor fraterno conduz à justiça e a solidariedade; transformando a sociedade, de
modo a fazê-la mais feliz, livre de preconceitos e individualismos.
A família é a base da sociedade. É nela que nascem
os integrantes desta sociedade. Os valores morais, culturais, sociais e
educacionais são estruturados neste primeiro grupo social.
O homem constrói a sua história a partir de sua
vivência, da experiência e da busca de conhecimentos.
É coerente, honesto, comprometido com a verdade e,
por isso, tem consciência política e ideológica, capaz de abrir mão de suas
convicções, é aberto ao diálogo e às mudanças que acontecem no contexto
histórico- social.
Na sociedade ideal, os homens se revelam cidadãos
conscientes que lutam pela sua sociedade, em benefício do amor à terra, da
preocupação com a produção de alimentos naturais, da preservação do solo e do
meio ambiente, em busca de condições básicas de sobrevivência.
O ser humano, dotado de inteligência, torna-se
capaz de conhecer e decidir sobre si mesmo e sobre o mundo, através de seu
conhecimento, descobre suas potencialidades científicas e culturais. A partir
desses conhecimentos, o homem estabelece conceitos e princípios, alcança sua
auto realização e luta para atingir seu crescimento pessoal, cultural e
profissional.
Mas é inegável que o momento atual exige dos homens
novos pensamentos e atitudes. Percebem-se em todos os aspectos (profissional,
familiar, religioso, social) as influências e as consequências das mudanças e
transformações ocorridas ao longo do processo de formação da humanidade.
Acredita-se que a grande maioria das pessoas aspira
sempre uma vida melhor, mais harmonia, menos violência, mais compreensão e amor
entre os homens. Enfim, quantidade e qualidade de bem-estar são desejos
constantes a permear a vida de todos.
Na real formação do cidadão há que se respaldar em
princípios e valores que propicie a humanização, como a solidariedade, a
justiça, a cooperação, o saber e o prazer entre outros.
No desejo é que toda a comunidade escolar (pais,
funcionários, alunos, professores e equipe diretiva) são nossos parceiros nesta
busca. Educar para a cidadania e a cooperação implicam em trabalhar num espaço
onde valores estão em primeira ordem: o respeito e a ética.
4. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Nome da Instituição de Ensino: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino
Fundamental Cleiton Costa
Endereço: Rua André Martinelli, 13
Município: Engenho Velho - RS
Telefone: (54) 3363 –
9611
Responsáveis pela elaboração do Plano de Ensino:
Direção da Instituição de Ensino: Sandra O. Martinelli
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas
5. FILOSOFIA DA ESCOLA
A integração do aluno na comunidade na qual faz
parte, tornando-o um ser participativo, responsável, pensante e autônomo em
suas decisões.
5.1 Objetivos da Instituição de Ensino
Promover situações para que a
Comunidade Escolar possa trocar conhecimentos e construir um processo de ensino
aprendizagem que lhes possibilite o acesso a informações e atividades
complementares e que lhes permita tornar estes cidadãos críticos, politizados,
capazes de exercer conscientemente sua cidadania, buscando através de uma ação
coletiva a garantia de uma vida mais digna e mais justa.
5.2 Objetivos do Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, obrigatório e gratuito
na escola pública, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
·
O
desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno
domínio da leitura e interpretação, da escrita e produção textual e do cálculo.
·
A
compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia,
das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
·
O
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de
conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
·
O
fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de
tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
5.3 Objetivo Específico da Série
Proporcionar ao educando um
ambiente favorável para que possa trabalhar e receber todas as orientações
possíveis para ampliar sua capacidade intelectual, pensamento lógico, a solução
de problemas, o hábito da leitura, da observação, da pesquisa, da
responsabilidade social, da preservação do meio ambiente e da sua participação
individual e coletiva na sociedade.
LÍNGUA PORTUGUESA
a) Objetivo da disciplina: Desenvolver o senso crítico e a habilidade de
expressar-se oralmente e por escrito através da leitura e interpretação
estimulando a reflexão e a imaginação.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
EXPRESSÃO
ORAL E CORPORAL
|
|
LEITURA DE TEXTOS: oral, individual e coletiva.
Discussão e opinião sobre
textos lidos.
Contar histórias, fatos,
ocorrências lidas ou acontecidas.
Dramatização de historias
e/ou leituras.
Brincadeiras, jogos.
Cantos.
|
·
Fazer a
leitura de livros, revistas, jornais, propagandas, bulas, manual de
instrução, anúncios, adivinhações, trava-línguas, histórias em quadrinhos,
etc.
·
Participar
de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir
sem sair do assunto, formular e responder as perguntas justificando as
respostas, explicar e compreender explicações manifestar e acolher opiniões,
argumentar e contra-argumentar.
·
Participar
de situações de uso da linguagem oral utilizando procedimentos da escrita
para organizar a exposição.
·
Utilizar
recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão durante a
leitura.
|
EXPRESSÃO
ESCRITA
|
|
INTERPRETAÇÃO
TEXTUAL: oral e escrita, mensagem, resumo, idéia
principal do texto, identificação do autor, representação em desenho.
|
·
Realizar
exercícios de, pesquisas, entrevistas, tipologia textual, sequenciação de
textos, pintura e colagem.
·
Apreciar
textos literários.
|
ORTOGRAFIA
|
|
CÓPIA DE
PARÁGRAFOS E TEXTOS
DITADO DE
PALAVRAS E FRASES E TEXTOS
|
·
Realizar
exercícios diversos.
·
Reescrever
e produzir textos utilizando procedimentos de escritor.
·
Revisar
textos, próprios e dos outros, em parceria com colegas, com intenção de
evitar repetições, ambigüidades e erros ortográficos e gramaticais.
|
ORDEM
ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO
|
·
Fazer exercícios
usando o dicionário.
·
Aprender
a usar o dicionário e perceber sua utilidade.
|
SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS
|
·
Fazer
exercícios através do dicionário.
·
Confeccionar
painéis e/ou cartazes.
|
DIFICULDADES
ORTOGRÁFICAS
|
·
Realizar
exercícios diversos.
|
SINAIS DE
PONTUAÇÃO E TIPOS DE FRASES.
|
·
Fazer exercícios,
recorte e colagem, através de textos e frases.
|
REDAÇÃO
|
|
VARIOS GÊNEROS TEXTUAIS
|
·
Produzir
textos, poemas, propagandas, anúncios, adivinhações, trava-línguas, histórias
em quadrinhos, individuais e coletivos, ouvir os textos dos colegas.
Dramatizar cenas de vivências escolares, familiares e histórias, fábulas e
lendas.
·
Declamar
poemas.
·
Comunicar
e ouvir anedotas.
·
Responder
perguntas.
·
Exposição
de textos.
·
Montagem
de textos, descrição e narração de fatos e/ou histórias bilhete, carta,
diálogo, entrevista, poesias, acróstico, tipologia textual
|
GRAMÁTICA
|
|
SEPARAÇÃO DE SÍLABAS e classificação quanto ao número de sílabas.
|
·
Fazer exercícios,
recorte e colagem, confecção de painéis e/ou cartazes.
|
ACENTUAÇÃO: acento agudo, circunflexo, sílaba tônica e
classificação quanto a sílaba tônica.
|
·
Fazer exercícios,
recorte e colagem, confecção de painéis e/ou cartazes.
|
Nomes Próprios comuns,
substantivo número, grau, gênero.
Primitivo, Derivado
Coletivo.
|
·
Fazer exercícios,
recorte e colagem, confecção de painéis e/ou cartazes, dobraduras e desenho.
|
VERBOS: identificação, tempos.
|
·
Fazer exercícios
de fixação e análise, recorte e colagem, confecção de painéis e/ou cartazes.
|
ADJETIVOS.
|
·
Fazer exercícios,
recorte e colagem, confecção de painéis e/ou cartazes.
|
ARTIGOS: definidos e indefinidos.
|
·
Fazer exercícios,
recorte e colagem, confecção de painéis e/ou cartazes.
|
MATEMÁTICA
a) Objetivo da disciplina: Desenvolver
as habilidades de raciocínio lógico matemático, necessários a compreensão,
resolução e formulação de situações-problemas que envolvam as quatro operações
fundamentais.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
NUMERAIS ROMANOS ATÉ 1000: Simbologia, Escrita e Tradução
|
·
Fazer exercícios,
painéis.
|
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL:
Ordens e classes
Valor absoluto e relativo
Formação de numerais
Decomposição de numerais
Leitura e escrita de
numerais
|
·
Fazer exercícios
com ábaco, com quadro de valores e exercícios de fixação.
·
Compreender
e usar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita,
comparação e ordenação de números naturais.
|
ANTECESSOR E SUCESSOR envolvendo milhar e bilhar.
|
·
Fazer exercícios
com ábaco, com quadro de valores e exercícios de fixação.
|
AS QUATRO OPERAÇÕES:
Adição e subtração, nomes
dos Termos e prova real, problemas.
Multiplicação e divisão com
2 e 3 algarismos, nome dos termos, prova real, problemas
|
·
Fazer exercícios
com quadro de valores, painéis, exercícios diversos, exercícios com
propaganda, utilizar sistema monetário.
·
Resolver
problemas nas quatro operações, usando estratégias pessoais convencionais e
cálculo mental.
|
EXPRESSÕES NUMÉRICAS: com parênteses, colchetes e
chaves e as 4 operações
|
·
Fazer exercícios
diversos.
|
DIVISORES
Divisores
Máximo divisor comum
|
·
Fazer exercícios
diversos.
|
FRAÇÕES:
Leitura, escrita.
Frações equivalentes.
Números mistos.
Simplificação de frações.
Comparação de frações.
4 operações.
|
·
Fazer exercícios
com material concreto (frutas, bolos, barra de chocolate, sementes, figuras
geométricas), exercícios diversos, painéis, recorte, colagem, utilizar
receitas de comida.
·
Explorar
diferentes significados das frações em situações-problema.
|
MÚLTIPLOS:
Múltiplos
Mínimo múltiplo comum
|
·
Fazer exercícios
diversos.
|
NÚMEROS DECIMAIS:
Leitura, escrita,
identificação
Quatro operações
Problemas
|
·
Fazer exercícios
com ábaco, com quadro de valores, exercícios diversos.
|
PERCENTAGEM
|
·
Fazer exercícios
diversos, utilizar propaganda.
·
Usar
porcentagem nas situações do dia-a-dia.
·
Explorar
a idéia de probabilidade.
|
SISTEMA MONETÁRIO (quatro operações e problemas)
|
·
Fazer exercícios
diversos, utilizar propaganda, utilizar cédulas e moedas, confeccionar as
cédula e moedas.
|
SISTEMA DE MEDIDAS: Unidades padrão: (Metro, grama, litro e segundo),
transformação
|
·
Confeccionar
régua, balança, relógio, utilizar material concreto (litro, copos, garrafas,
trena, metro, régua, balanças, relógio), exercícios diversos e práticos,
utilizar receitas de comidas.
·
Utilizar
unidades comuns de medidas em situação- problemas.
|
PERÍMETRO
|
·
Fazer exercícios
diversos, exercícios práticos no pátio, na sala.
·
Descrever,
interpretar e representar a localização e a movimentação de uma pessoa ou
objeto.
|
ÁREA (quadrado, triângulo e retângulo)
|
·
Fazer exercícios
diversos, exercícios práticos no pátio, na sala.
|
GRAFICOS E TABELAS
|
·
Interpretar
e construir tabelas simples, de dupla entrada, gráficos de colunas, barras,
linhas e de setor.
|
CIÊNCIAS
a) Objetivo da disciplina: Desenvolver
hábitos de observação do meio que o cerca, estabelecendo a interelação dos
seres existentes, tendo como responsabilidade e preocupação, a preservação e os
cuidados necessários de todos os elementos da natureza.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
NOÇÃO DO CORPO HUMANO: aparelhos (circulatório,
respiratório, digestivo, excretor, locomotor, muscular, nervoso, reprodutor).
|
·
Reconhecer
os aparelhos que fazem parte do corpo humano.
·
Reconhecer
a função dos principais órgãos do corpo humano.
·
Fazer exercícios
diversos, painéis, recorte, colagem, vídeos.
|
HIGIENE PESSOAL, MENTAL E AMBIENTAL (Revisão)
|
·
Fazer exercícios
diversos, painéis, recorte, colagem, utilizar material de higiene.
|
ALIMENTOS E HIGIENE ALIMENTAR: origem, grupos de
alimentos e tipos de vitaminas e proteínas.
|
·
Fazer exercícios
diversos, painéis, recorte, colagem, utilizar alimentos, rótulos.
|
DOENÇAS: (doenças causadas por bactérias, protozoários vírus e
vermes) agentes causadores, meios de transmissão, meios preventivos, ervas
medicinais.
|
·
Fazer exercícios
diversos, painéis, recorte, colagem, utilizar bulas de remédios, receitas
médicas e ervas medicinais, fitas de vídeo.
·
Combater
ao mosquito da dengue e orientação sobre outras doenças transmissíveis.
·
Conhecer
as doenças sexualmente transmissíveis.
|
PRIMEIROS SOCORROS:
Ferimentos, hemorragia
nasal, queimaduras, insolação, desmaio, envenenamento, picadas de insetos e
cobras, asfixia, choque elétrico, fraturas.
|
·
Fazer exercícios
diversos, painéis, recorte, colagem.
|
OS ANIMAIS: cadeia alimentar.
|
·
Fazer exercícios
diversos, painéis, recorte, colagem.
|
MEIO AMBIENTE: erosão, desmatamento, poluição ambiental,
agrotóxicos, reflorestamento, lixo, fauna e flora
NOÇÃO DO AR: existência, formação, pressão atmosférica, camadas da
atmosfera, propriedades do ar, composição, previsão do tempo, poluição do ar.
NOCÃO DE ELETRICIDADE:
Tipos de energia e
condutores de calor.
LUZ
EFEITO ESTUFA
IMPORTANCIA
DA ÀGUA
|
·
Fazer exercícios
diversos, painéis, recorte, colagem, fazer observações, fias de vídeo,
experiência da erosão.
·
Conhecer
a importância da separação e seleção do lixo.
·
Trabalhar
a preservação da água.
·
Fazer exercícios
diversos, painéis, recorte, colagem, experiência da vela.
·
Fazer exercícios
diversos, painéis, recorte, colagem, experiência “brincando e aprendendo com
o uso da eletricidade”.
·
Fazer exercícios
diversos, painéis, recorte, colagem, experiência do arco-íris.
·
Promover
palestras.
·
Preservar
e economizar água, importância da água para a vida no planeta.
|
GEOGRAFIA E HISTÓRIA
a) Objetivo da disciplina: Desenvolver
no educando a capacidade de integração grupal, embasado através do conhecimento
histórico de nosso Estado, despertando o senso crítico inerente a formação do
pleno exercício da cidadania.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
GEOGRAFIA
|
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A AMÉRICA
DO SUL no Mundo
|
·
Localizar
a América do Sul no mapa-múndi.
|
O BRASIL
NA AMÉRICA DO SUL e seus limites
|
·
Localizar
o Brasil na América e fazer exercícios com mapas.
|
DIVISÃO
POLÍTICA DO BRASIL e suas
regiões
|
·
Identificar
os estados utilizando o mapa do Brasil.
·
Fazer exercícios
com os mapas.
|
O RS NO
BRASIL, localização de Engenho Velho no mapa do RS
|
·
Localizar
o RS no mapa do Brasil e fazer exercícios com os mapas.
|
O RS e
seus limites
|
·
Localizar
os vizinhos do RS.
|
RELEVO DO RS:
Planície Litorânea
Planalto Rio-Grandense
Depressão Central
Serras do Sudeste
A Campanha Gaúcha
|
·
Realizar pesquisas, confeccionar cartazes sobre a
vegetação, construir maquete com barro para representar o relevo, observar
paisagem, realizar exercícios diversos, painéis, recorte, colagem.
|
HIDROGRAFIA DO RS e as duas bacias
hidrográficas
|
·
Caracterizar cada região hidrográfica do RS;
·
Pesquisar
e localizar no mapa do RS os rios que formam as Bacias hidrográficas,
observar partes dos rios, exercícios diversos.
|
CLIMA DO RS
|
·
Fazer exercícios
diversos, observar o clima, fazer painel, recorte, colagem.
|
VEGETAÇÃO DO RS.
|
·
Fazer exercícios
diversos, observar a vegetação no mapa e no meio em que vivem, confeccionar painel,
recorte, colagem.
|
AGRICULTURA |
·
Realizar pesquisa, leitura, mapa com colagem de
sementes de produtos agrícolas, figuras e debates com alunos, exercícios diversos, observação da agricultura,
painel, recorte, colagem.
|
AGRICULTURA DO RS |
·
Realizar pesquisa, leitura, mapa com colagem de
sementes de produtos agrícolas, figuras e debates com alunos.
·
Identificar as causas e consequências do êxodo rural
no RS;
·
Pesquisar e discutir a questão da Reforma Agrária, realizando
exercícios diversos, painel, recorte, colagem.
·
Fazer uma
comparação sobre o desenvolvimento da indústria; as técnicas aperfeiçoadas de
antigamente até hoje;
|
AGROPECUÁRIA GAÚCHA |
·
Fazer exercícios
diversos, painel, recorte, colagem.
|
AS ESTRADAS GAÚCHAS: principais Rodovias do RS
(BRs e RS), principais Ferrovias do RS, principais Hidrovias gaúchas.
|
·
Fazer exercícios
diversos, construir painel, recorte, colagem, pesquisar e localizar nos mapas do Brasil e RS as principais Rodovias,
Ferrovias e Hidrovias, observar e analisar quais os meios de transportes mais
acessíveis.
|
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO RS
|
·
Fazer exercícios
diversos, visita a prefeitura e câmara de vereadores.
·
Confeccionar painéis dos poderes tanto a nível
estadual como municipal até federal;
·
Confeccionar painéis com fotos, datas dos mandatos dos
poderes Executivo e Legislativo do nosso Município.
|
NOSSOS SÍMBOLOS
|
·
Realizar
exercícios diversos e confeccionar os símbolos, painel, recorte, colagem.
|
HISTÓRIA
|
|
OS ÍNDIOS NO RS |
·
Pesquisar e entrevistar pessoas mais antigas e idosas
sobre os conflitos entre brancos e índios pela posse das terras;
·
Localizar
e descobrir através de pesquisas os primeiros ocupantes do RS (Guaranis, Gês,
Kaigang e Pampeanos);
|
DESCOBERTA DO BRASIL
|
·
Fazer exercícios
diversos.
|
OS PRIMEIROS HABITANTES DO
RS.
|
·
Fazer exercícios
diversos.
|
MISSÕES JESUITICAS: OS SETE
POVOS DAS MISSÕES
|
·
Visitar
as Ruínas de São Miguel.
·
Localizar no mapa do RS os Sete Povos das Missões.
·
Pesquisar como vieram para o RS e como se formaram as
primeiras reduções;
·
Estudar os conflitos entre os índios, missionários
espanhóis e bandeirantes paulistas.
|
CONFLITOS ENTRE PORTUGUESES
E ESPANHÓIS
|
·
Pesquisar
e montar textos referentes aos conflitos entre portugueses e espanhóis pela
ocupação das terras;
|
O TROPEIRO E A FORMAÇÃO DAS
ESTÃNCIAS.
|
·
Traçar no mapa do RS os caminhos percorridos pelos
tropeiros;
|
AS CHARQUEADAS
|
·
Pesquisar
sobre as origens das charqueadas bem como a importância da Indústria do
Charque;
|
FUNDAÇÃO DE PORTO ALEGRE E
IMIGRAÇÃO AÇORIANA
|
·
Identificar os Municípios gaúchos usando o mapa
do RS e discutir as causas do aumento da urbanização, pesquisar a origem das
principais cidades gaúchas, localizar as maiores cidades do nosso
Estado observando e discutindo a questão da superpopulação, desemprego,
violência, uso de drogas, etc;
·
Localizar
no mapa do RS a capital de nosso Estado, sua origem e sua importância para o
desenvolvimento do RS;
·
Perceber
nosso município, como um dos menores municípios do Estado, comparar com
outros maiores e do mesmo porte, observando: desemprego, violência, indústria
e outros problemas que há ou não no município.
|
OS IMIGRANTES NO RS:
Imigração alemã
Imigração italiana
|
·
Fazer entrevistas para resgatar a sua identidade,
pesquisar as outras etnias ou origens, pesquisar, ou melhor, entrevistar
pessoas descendentes dessas civilizações ou raças.
·
Localizar no mapa os países de onde vieram os
imigrantes italianos e alemães;
·
Localizar
no mapa do RS as regiões e cidades onde se instalaram esses imigrantes e
entrevistar seus descendentes sobre as causas dessa imigração;
·
Observar
as causas dos destacamentos de nossa região pelos imigrantes através de
pesquisas e entrevistar com seus descendentes;
|
REVOLUÇÃO FARROUPILHA: o gaúcho, danças gaúchas, lendas gaúchas, destaques gaúchos. |
·
Promover
Palestras e atividades afins.
|
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
|
·
Trabalhar
os principais aspectos relacionados ao tema.
|
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
|
·
Perceber
a importância da proclamação da república para o Brasil.
|
A MULHER NO RS
|
·
Identificar a importância da mulher.
|
HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
|
·
Ler e interpretar textos,
artigos, recortes, diálogos e observações.
|
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
a) Objetivos específicos da disciplina: Despertar no aluno a
importância da vida humana como obra de Deus; Promover a participação consciente na comunidade de fé e assim
contribuir para o aprimoramento, na prática dos valores morais amando e
respeitando a vida; Desenvolver no aluno para a importância da vida como obra
de Deus e fazer que ele reconheça que a conviv6encia fraterna nos ajuda a
construir um mundo mais irmão, desenvolvendo no aluno atitudes de respeito,
ajuda ao próximo, perdão, fraternidade, solidariedade e coleguismo; Desenvolver
o senso crítico, a solidariedade, a fé, o coleguismo e a habilidade de
expressar-se oralmente e por escrito de leituras, leituras bíblicas, fazendo a
interpretação estimulando a reflexão e a imaginação.
CONTEÚDOS
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AÇÕES
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VALORES
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·
Desenvolver valores
como amizade, amor, respeito, atenção, solidariedade, etc., através do
diálogo e atividades lúdicas (dinâmicas).
|
·
Desenvolver a
espiritualidade, o respeito a Deus e à vida, através de parábolas, histórias
infantis, vídeos, textos bíblicos, orações, músicas, etc.
·
Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa
presente em nossa cultura, adotando uma postura
ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.
|
ARTES
Objetivo específico da disciplina: Expressar-se, identificar e saber comunicar-se em artes
mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a
imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir
produções artísticas. Sabendo compreender e saber identificar a arte como fato
histórico e social nas diversas culturas.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
ARTES VISUAIS
|
·
Conhecer
obras de arte, apreciar, identificar e fazer a reprodução das mesmas;
|
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS
|
·
Montar um
álbum sobre artes, com recortes, cartões, etc.
|
CORES
|
·
Reconhecer
e identificá-las nas obras de arte, através de apreciação visual;
·
Dialogar
sobre as mesmas;
·
Realizar
trabalhos com tintas;
·
Produzir
com cores usando uma para formar outras;
|
TEXTURA
|
·
Identificá-las
e reconhecer em trabalhos artísticos, desenvolvê-las através de frotagens,
pinturas, barro, modelagem, trabalho motor;
|
LINHAS
|
·
Identificar
a importância das mesmas nas obras e nos desenhos artísticos;
|
MOTRICIDADE
|
·
Trabalhar
a motricidade através de modelagem, recortes, colagem, pintura variada,
frotagens, produção artística, trabalhos manuais, madeira, pano, algodão,
lixa, etc.
|
MÚSICA
|
·
Cantar,
dançar, encenar, escrever, completar, brincar e identificar os tipos de
músicas;
|
EXPRESSÃO CORPORAL
|
·
Trabalhar
a expressão corporal através de jogos teatrais, psicomotricidade, danças e
brincadeiras;
|
TEATRO
|
·
Trabalhar
o teatro através de jogos teatrais, com elaboração, criação e interpretação
de músicas, poesias, poemas e peças teatrais em datas comemorativas;
|
DANÇAS
|
·
Trabalhar
tipos e ritmos de dança, as mais variadas coreografias, criação de
coreografias variadas;
|
INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS
|
·
Realizar
releitura de obras de arte.
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
Objetivo específico da disciplina: Participar de atividades corporais, estabelecendo
relações equilibradas e construtivas com os outros, respeitando e conhecendo
características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar
por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. Conhecer, organizar
e interferir no espaço de forma autônoma, bem como, promover atividades
corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e
um direito do cidadão.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
CONHECIMENTO
DO CORPO
|
·
Observar,
identificar, analisar, sentir e compreender-se melhor;
·
Fazer exercícios
e atividades relacionadas ao autoconhecimento;
|
ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
|
·
Expressar-se
através de jogos, brincadeiras e danças, exercitar-se através de várias
atividades;
|
ESPORTE
|
·
Relacionar-se,
organiza-se e competir para desenvolver socialização cooperação e
solidariedade;
|
JOGOS
|
·
Relacionar,
organizar e praticar vários tipos de jogos;
|
PERCEPÇÃO
DO CORPO
|
·
Tocar-se,
sentir-se, movimentar-se, organizar-se e refletir sobre o próprio corpo;
|
EDUCAÇÃO DO CORPO PELO MOVIMENTO
|
·
Realizar
jogos teatrais, exercício psicomotores, movimentar através de jogos,
brincadeiras e danças;
|
EDUCAÇÃO POSTURAL
|
·
Realizar
exercícios e jogos para tomar consciência sobre a postura;
|
CAPACIDADES FÍSICAS
|
·
Realizar
exercícios de alongamento, físicos conforme a disposição e resistência de
cada um;
|
HABILIDADES MOTORAS
|
·
Realizar
exercícios e brincadeiras motoras, trabalho com frotagens, recortes;
|
NOÇÕES ESPAÇO TEMPORAL
|
·
Trabalhar
noções de espaços através de diálogo, mapa do eu e exercícios sobre o mesmo,
localização temporal diária, conhecer através de brincadeira e corridas o
espaço que estávamos inserido e que ocupamos enquanto corpo físico
|
RODAS E BRINQUEDOS
|
·
Realizar
brincadeiras de rodas e cantigas antigas e confecção de brinquedos com
sucatas, material alternativo;
|
MANIFESTAÇÕES, CULTURAIS E REGIONAIS
|
·
Identificar
manifestações culturais e regionais através de diálogo e reconhecimento dos
grupos;
|
DANÇAS
|
·
Conhecer
danças eruditas, clássicas, modernas e contemporâneas e regionais, iniciação
ao jogo e brincadeira e jogos com bolas e atividades recreativas;
|
JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS
|
·
Realizar
brincadeira e jogos pré-desportivos os mais variados possíveis;
|
JOGOS POPULARES
|
·
Fazer a iniciação
ao esporte através de jogos, brincadeiras e exercícios pré-desportivos;
|
ESPORTE COLETIVO E INDIVIDUAL
|
·
Fazer a prática
esportiva.
|
6
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
·
Relatórios orais
e escritos.
·
Interpretação.
·
Comparação.
·
Investigação.
·
Participação, responsabilidade,
assiduidade, interpretação, criticidade, criatividade, disponibilidade,
expressão oral e escrita, ordem e capricho, domínio de conteúdo, hábitos e
atitudes.
·
Relações interpessoais.
·
Respeito mútuo.
·
Interesse, participação,
interpretação, organização, letra e memorização.
·
Organização temporal espacial.
·
Capricho.
·
Expressão oral e escrita.
·
Participação, interesse, raciocínio
lógico, hábitos e atitudes.
·
Tema, pontualidade, assiduidade,
interpretação, domínio do conteúdo, leitura.
7 TEMAS
TRANSVERSAIS
Os temas
transversais serão trabalhados através de projetos desenvolvidos na escola,
abordando os seguintes temas:
·
Ética
·
Pluralidade Cultural
·
Meio Ambiente
·
Saúde
·
Orientação Sexual
·
Cidadania
·
Amizade e respeito entre
os seres humanos.
8
AVALIAÇÃO
A
avaliação deverá ser contínua e observar o desempenho do educando com
prevalência dos aspectos qualitativos;
A
avaliação como parte do processo de aprendizagem tem a função diagnóstica no
sentido de acompanhar o processo ensino-aprendizagem desenvolvido pela escola,
assim como conhecimentos e experiências adquiridas pelos alunos fora da escola,
porém relevantes no processo educativo.
A
avaliação é a fonte principal de informação e referência para a organização e
formação de práticas pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e o
crescimento dos alunos.
A
avaliação escolar considera todas as dimensões de aprendizagem cognitiva,
afetiva, cultural, social e os aspectos atitudinais.
A
avaliação tem por finalidade:
I –
acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem do aluno;
II –
tomar decisões quanto ao aperfeiçoamento das situações de aprendizagem;
III -
Promover a adequação dos conteúdos e métodos de ensino a serem aplicados na
turma.
A
avaliação incide sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências de
aprendizagem. A avaliação utiliza instrumentos diversificados como:
I –
maior importância à atividade crítica, a capacidade de síntese e a elaboração
pessoal sobre memorização;
II –
testes escritos, trabalhos de pesquisas, atividades individuais e em grupo que
exijam criatividade;
A
avaliação é registrada em documentos próprios, como: diário de classe, boletim
escolar e fichas individuais, a fim de assegurar a autenticidade da vida escolar do aluno.
O
professor utiliza vários instrumentos de aferição do conhecimento do aluno, em
consonância com o Plano de Estudo e o seu Plano de Trabalho.
9
ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO
A
escola oferece ao aluno com baixo rendimento estudos de recuperação, conforme
legislação vigente, preferencialmente paralelo ao período letivo.
Os
estudos de recuperação constituem-se em nova oportunidade de estudos,
contribuindo para aquisição ou complementação de competências e habilidades.
Os
estudos de recuperação compreendem necessariamente a assessoria do professor,
com novas abordagens do conteúdo a fim de possibilitar o aprendizado do aluno. O
professor é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, controle e
avaliação das atividades de recuperação. Os estudos de recuperação são
registrados sistematicamente no diário de classe adotando-se, entre outros os
seguintes procedimentos:
I – retomada do conteúdo
anterior;
II – atendimento de
dúvidas;
III - exercícios
adicionais de compreensão e fixação;
IV - atendimento individual;
V – atividades a ser realizada
pelo aluno individualmente ou em grupo, em casa ou na escola;
VI - atividades a serem
desenvolvidas na escola no turno inverso ao de aula regular;
VII - aulas ministradas no
turno inverso, aos sábados ou em dias não letivos.
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