PE 3º ANO PÃVÃNH HÁ



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PÃVÃNH HÁ


PLANO DE ESTUDO
3º ANO
2015-2016


 


Engenho Velho, dezembro de 2014.

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Endereço: Rua Antônio Trombeta, 35
Município: Engenho Velho – RS
Telefone: (54) 3363 – 9607 e (54) 3363 – 9600
Secretária: Leonara Piran Frigeri
Coordenação Pedagógica: Leidinara B. Santin
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas

2. FILOSOFIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Inserir a comunidade na vida da escola e a escola na vida da comunidade, desenvolvendo processos participativos.
Construir juntos o Projeto Político Pedagógico da Escola e desenvolvê-la de tal maneira que todos os segmentos da Comunidade escolar se reconheçam e estejam verdadeiramente comprometidos com ela.
Adequar a estrutura, o funcionamento e a organização da escola ao seu Projeto Político Pedagógico e aos princípios de descentralização e mobilização.
“Ser uma Escola de todos e para todos.”

3. PRINCÍPIOS NORTEADORES E VALORES

A principal função da escola é formar cidadão com consciência de suas raízes históricas, capazes de afirmar a sua identidade.
Proporcionar ao homem a realização integral, abrindo caminhos à transformação social.
O homem como centro do processo, ser crítico, questionador, dialógicos e que busque constantemente sua libertação pessoal e transformação da realidade em que vive.
Os valores do ser humano devem ser trabalhados de forma que atinjam a plenitude em seu desenvolvimento e no relacionamento na sociedade.
O homem, por ser criado a imagem e semelhança de Deus, para ser feliz é que ele se ame e tenha confiança em si próprio, para poder irradiar felicidade e confiança aos outros. A plena felicidade é adquirida através do amor a Deus, da fé vivenciada e do pleno conhecimento que o amor fraterno conduz à justiça e a solidariedade; transformando a sociedade, de modo a fazê-la mais feliz, livre de preconceitos e individualismos.
A família é a base da sociedade. É nela que nascem os integrantes desta sociedade. Os valores morais, culturais, sociais e educacionais são estruturados neste primeiro grupo social.
O homem constrói a sua história a partir de sua vivência, da experiência e da busca de conhecimentos.
É coerente, honesto, comprometido com a verdade e, por isso, tem consciência política e ideológica, capaz de abrir mão de suas convicções, é aberto ao diálogo e às mudanças que acontecem no contexto histórico- social.
Na sociedade ideal, os homens se revelam cidadãos conscientes que lutam pela sua sociedade, em benefício do amor à terra, da preocupação com a produção de alimentos naturais, da preservação do solo e do meio ambiente, em busca de condições básicas de sobrevivência.
O ser humano, dotado de inteligência, torna-se capaz de conhecer e decidir sobre si mesmo e sobre o mundo, através de seu conhecimento, descobre suas potencialidades científicas e culturais. A partir desses conhecimentos, o homem estabelece conceitos e princípios, alcança sua auto realização e luta para atingir seu crescimento pessoal, cultural e profissional.
Mas é inegável que o momento atual exige dos homens novos pensamentos e atitudes. Percebem-se em todos os aspectos (profissional, familiar, religioso, social) as influências e as consequências das mudanças e transformações ocorridas ao longo do processo de formação da humanidade.
Acredita-se que a grande maioria das pessoas aspira sempre uma vida melhor, mais harmonia, menos violência, mais compreensão e amor entre os homens. Enfim, quantidade e qualidade de bem-estar são desejos constantes a permear a vida de todos.
Na real formação do cidadão há que se respaldar em princípios e valores que propicie a humanização, como a solidariedade, a justiça, a cooperação, o saber e o prazer entre outros.
No desejo é que toda a comunidade escolar (pais, funcionários, alunos, professores e equipe diretiva) são nossos parceiros nesta busca. Educar para a cidadania e a cooperação implicam em trabalhar num espaço onde valores estão em primeira ordem: o respeito e a ética.
 
4. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Nome da Instituição de Ensino: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pãvãnh Há
Endereço: Linha Bela Vista
Município: Engenho Velho - RS
Telefone: (54) 3363 – 9600
Responsáveis pela elaboração do Plano de Ensino:
Direção da Instituição de Ensino: Ivete T. Rizzotto
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas

5. FILOSOFIA DA ESCOLA

A integração do aluno na comunidade na qual faz parte, tornando-o um ser participativo, responsável, pensante e autônomo em suas decisões.
5.1 Objetivos da Instituição de Ensino

Promover situações para que a Comunidade Escolar possa trocar conhecimentos e construir um processo de ensino aprendizagem que lhes possibilite o acesso a informações e atividades complementares e que lhes permita tornar estes cidadãos críticos, politizados, capazes de exercer conscientemente sua cidadania, buscando através de uma ação coletiva a garantia de uma vida mais digna e mais justa.

5.2 Objetivos do Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, obrigatório e gratuito na escola pública, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
·         O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e interpretação, da escrita e produção textual e do cálculo.
·         A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
·         O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
·         O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

5.3 Objetivo Específico da Série

Desenvolver as habilidades compreensivas voltadas para o raciocínio lógico e matemático, para a leitura e escrita formal, dando continuidade ao processo de alfabetização desencadeado na série anterior.


LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivo da disciplina: desenvolver habilidades para a leitura, escrita e produção textual e demais expressões criativas inerentes ao processo de linguagem.

CONTEÚDOS
AÇÕES
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
·         Ler e trabalhar com tipologia textual, sequenciar texto recortar, montar, completar reformular, produção textual. Apreciar e ler textos literários, parlendas, advinhas etc.
·         Ler sem ajuda vários tipos de textos de revistas, jornais, sites.
SEPARAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS (sem nomenclatura).
·         Identificar a separação de sílaba através da contagem, recorte, junção, batida de palmas.
TIPOS DE FRASES E SINAIS DE PONTUAÇÃO
·         Identificar os sinais de pontuação nos textos bem como o tipo de frases e sua utilização em dramatização, leitura com entonação.
DRAMATIZAÇÃO
·         Teatro, poesia, danças, músicas, história.
PRODUÇÃO TEXTUAL
·         Produzir textos, frases, versos, poesias, cantos, história.
·         Reescrever de próprio punho histórias conhecidas, considerando as características da linguagem escrita.
·         Produzir textos de autoria utilizando os recursos da linguagem escrita.
·         Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor ou em parceria com colegas.
ORALIDADE
·         Estabelecer diálogos relacionados com textos, temas transversais, roteiro oral, conhecimento prévio.
·         Participar de situações de intercambio oral, ouvindo com atenção e formulando e respondendo a perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre assunto tratado.
ANTÔNIMOS E SINÔNIMOS
·         Conhecer e identificar.
ORTOGRAFIA
·         Praticar a ortografia de palavras a partir de textos, bingo de palavras ou gravuras.
ALFABETO MAIÚSCULO E MINÚSCULO, VOGAIS E CONSOANTES
·         Identificar, visualizar, montar o alfabeto em ordem alfabética.
ACENTUAÇÃO
·         Identificar em cartazes, realizar exercícios de análise e recortes de palavras.
SUBSTANTIVOS (gênero, grau, número)
·         Reconhecer através de passeio na rua, observação na sala, questionamento e exercício de análise.
 ADJETIVOS (noção)
·         Identificar adjetivos em atividades de análise.
DIFICULDADES (z, es, ex, ss, ga, go, gu, gão, nh, h, r, rr, ç, as, es, is, os, us, an en, in, on, un, ce, ci, m antes de p e b, m e n, ns, am, em, im, om, um, x com som de z e de s, qua, que, qui, ar, er, ir, or, ur, ge, gi, al, el, il, ol,  gl, ch, nh, pr, br, cr, dr, gr, tr, fl,cl, bl, tl,pl.)
·         Identificar, completar, recortar, colar, destacar as dificuldades em textos e exercício de análise.

MATEMÁTICA


a) Objetivo da disciplina: propiciar ao aluno o desenvolvimento das funções cognitivas, como memorização, raciocínio lógico, abstração dos símbolos matemáticos inerentes aos conteúdos matemáticos.

CONTEÚDOS
AÇÕES
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM EMPRÉSTIMOS E RESERVA, NOME DOS TERMOS E CONTA ARMADA
·         Identificar e diferenciar cálculos com as quatro operações;
·          Efetuar cálculos de adição e subtração;
·         Ampliar o uso das operações (adição e subtração);
DÚZIA, UNIDADE, DEZENA, CENTENA,
UNIDADE DE MILHAR
·         Identificar, contar no material concreto, identificar e usar o ábaco, Q.V.L., realizar exercício de análise;
SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO
·         Reconhecer em pesquisas, listar, diferenciar, montar mercadinho, moeda e cédula;
FIGURAS GEOMÉTRICAS
·         Identificar, confeccionar figuras e dobraduras, usando de material concreto;
 SISTEMA NUMÉRICO (até 1000), COMPOSIÇÃO, DECOMPOSIÇÃO, ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE, PARES E ÍMPARES, ROMANOS ATÉ 50, ORDINAIS, ATÉ 50 E SUA ESCRITA
·         Identificar, contar, identificar ordem, praticar a leitura e a escrita;
·         Utilizar o sistema numérico em sua forma convencional;
·         Articular melhor os números em estratégias de cálculos mentais, antecessor e sucessor;
CONJUNTOS (vazio, unitário, finito e infinito)
·         Identificar e representar através de diagramas;
MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MASSA, CAPACIDADE E TEMPO
·         Reconhecer e utilizar unidades usuais de medidas como: metro, litro, relógio, balança, dia, mês, ano, hora, e fazer exercícios de análise;
SÍMBOLOS E SINAIS
·         Reconhecer e representar =,¹, ≤ ≥ utilizando material concreto;
MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO, CÁLCULOS E PROBLEMAS ATÉ O 5
·         Identificar utilizando material concreto;
·         Construir a tabuada de diversas formas;
·         Resolver histórias matemáticas;
DOBRO, TRIPLO, QUÁDRUPLO, QUÍNTUPLO
·         Identificar
GRÁFICOS E TABELAS
·         Aprimorar o uso de tabelas simples e usar gráficos com colunas e barras.
                                
CIÊNCIAS

a) Objetivo da disciplina: desenvolver a capacidade crítico-compreensivo do meio ambiente, onde vivem, sabendo estabelecer relações entre os seres vivos.

CONTEÚDOS
AÇÕES
ALIMENTAÇÃO
·         Identificar e preparar receitas com alimentos naturais;
PRESERVAÇÃO MEIO AMBIENTE, LIXO, PLANTAS
·         Promover palestras e projetos na escola;
HIGIENE E SAÚDE
·         Reconhecer condições de higiene nos diferentes espaços habitados, cartazes variados e textos, vacinas, palestras;
ANIMAIS, SERES VIVOS E NÃO VIVOS
·         Reconhecer relações de dependência entre os seres vivos e utilidade dos mesmos;
CORPO HUMANO, ÓRGÃOS DO SENTIDO.
·         Identificar em desenhos e em seu próprio corpo o corpo humano e os órgãos do sentido;
RECURSOS NATURAIS
·         Identificar os recursos naturais, suas utilidade e importância para os seres vivos.
OS ASTROS, MOVIMENTOS DA TERRA, PONTOS CARDEAIS, FASES DA LUA.
·         Identificar e reconhecer os astros, bem como os movimentos da terra, os pontos cardeais e as fases da lua e como todo esse processo acontece;
ESTAÇÕES DO ANO
·         Reconhecer e identificar as estações do ano.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

a) Objetivo da disciplina
Desenvolver a integração em pequenos e grandes grupos de acordo com a realidade em que vivem, proporcionando identificar a localização do espaço comunitário, assumindo responsabilidades individuais e coletivas.

CONTEÚDOS
AÇÕES
ZONA URBANA E RURAL
·         Reconhecer e identificar a zona urbana e rural, suas características e a importância de ambas para a sociedade;
PAISAGEM NATURAL
·         Identificar a paisagem natural do município;
COMÉRCIO E INDÚSTRIA
·         Identificar o comércio e a indústria de nosso município;
IDENTIFICAÇÃO DO EU
·         Reconhecer e fazer uma linha do tempo de si próprio;
FAMÍLIA, ESCOLA, COMUNIDADE
·         Reconhecer as profissões existentes no município e a importância delas para o desenvolvimento do mesmo;
DIREITOS E DEVERES DAS CRIANÇAS
·         Conhecer os direitos e deveres das crianças;
DATAS COMEMORATIVAS
·         Identificar as principais datas comemorativas e os fatos históricos relacionados a elas;
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
·         Reconhecer e identificar os meios de comunicação existentes e sua importância para a sociedade;
MEIOS DE TRANSPORTE, SINAIS DE TRÂNSITO
·         Reconhecer e identificar os meios de transporte existentes e sua importância para a sociedade;
·         Trabalhar os sinais de trânsito e os cuidados com ele;
POSIÇÃO DA ESCOLA, CASA
·         Identificar e localizar a escola e a casa em mapas, buscando situar-se no espaço geográfico;
AUTORIDADES E SERVIÇOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO
·         Identificar e conhecer o nome do prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários, bem como a função de cada um deles;
HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
·         Conhecer os principais aspectos relacionados a cultura afro e indígena.

EDUCAÇÃO RELIGIOSA


a) Objetivos da disciplina: Despertar no aluno a importância da vida humana como obra de Deus. Promover a participação consciente na comunidade de fé e assim contribuir para o aprimoramento, na prática dos valores morais amando e respeitando a vida. Desenvolver no aluno para a importância da vida como obra de Deus e fazer que ele reconheça que a conviv6encia fraterna nos ajuda a construir um mundo mais irmão, desenvolvendo no aluno atitudes de respeito, ajuda ao próximo, perdão, fraternidade, solidariedade e coleguismo.
CONTEÚDOS
AÇÕES
VALORES
·         Desenvolver valores como amizade, amor, respeito, atenção, solidariedade, etc., através do diálogo e atividades lúdicas (dinâmicas).
ENSINO RELIGIOSO
·         Desenvolver a espiritualidade, o respeito a Deus e à vida, através de parábolas, histórias infantis, vídeos, textos bíblicos, orações, músicas, etc.
·         Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura, adotando uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.

 

 

 ARTE


a) Objetivo da disciplina: expressar-se, identificar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas. Sabendo compreender e saber identificar a arte como fato histórico e social nas diversas culturas.

CONTEÚDOS
AÇÕES
ARTES VISUAIS
·         Conhecer obras de arte, apreciar, identificar e fazer a reprodução das mesmas;
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS
·         Montar um álbum sobre artes, com recortes, cartões, etc.
CORES
·         Reconhecer e identificá-las nas obras de arte, através de apreciação visual;
·         Dialogar sobre as mesmas;
·         Realizar trabalhos com tintas;
·         Produzir com cores usando uma para formar outras;
TEXTURA
·         Identificá-las e reconhecer em trabalhos artísticos, desenvolvê-las através de frotagens, pinturas, barro, modelagem, trabalho motor;
LINHAS
·         Identificar a importância das mesmas nas obras e nos desenhos artísticos;
MOTRICIDADE
·         Trabalhar a motricidade através de modelagem, recortes, colagem, pintura variada, frotagens, produção artística, trabalhos manuais, madeira, pano, algodão, lixa, etc.
MÚSICA
·         Cantar, dançar, encenar, escrever, completar, brincar e identificar os tipos de músicas;
EXPRESSÃO CORPORAL
·         Trabalhar a expressão corporal através de jogos teatrais, psicomotricidade, danças e brincadeiras;
TEATRO
·         Trabalhar o teatro através de jogos teatrais, com elaboração, criação e interpretação de músicas, poesias, poemas e peças teatrais em datas comemorativas;
DANÇAS
·         Trabalhar tipos e ritmos de dança, as mais variadas coreografias, criação de coreografias variadas;
INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS
·         Realizar releitura de obras de arte.
FIGURAS GEOMÉTRICAS
·         Diferenciar, nomear, confeccionar diferentes figuras geométricas

 

EDUCAÇÃO FÍSICA


a) Objetivo da disciplina: participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, respeitando e conhecendo características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como, promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.

CONTEÚDOS
AÇÕES
CONHECIMENTO DO CORPO
·         Observar, identificar, analisar, sentir e compreender-se melhor;
·         Fazer exercícios e atividades relacionadas ao autoconhecimento;
ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
·         Expressar-se através de jogos, brincadeiras e danças, exercitar-se através de várias atividades;
ESPORTE
·         Relacionar-se, organiza-se e competir para desenvolver socialização cooperação e solidariedade;
JOGOS
·         Relacionar, organizar e praticar vários tipos de jogos;
PERCEPÇÃO DO CORPO
·         Tocar-se, sentir-se, movimentar-se, organizar-se e refletir sobre o próprio corpo;
EDUCAÇÃO DO CORPO PELO MOVIMENTO
·         Realizar jogos teatrais, exercício psicomotores, movimentar através de jogos, brincadeiras e danças;
EDUCAÇÃO POSTURAL
·         Realizar exercícios e jogos para tomar consciência sobre a postura;
CAPACIDADES FÍSICAS
·         Realizar exercícios de alongamento, físicos conforme a disposição e resistência de cada um;
HABILIDADES MOTORAS
·         Realizar exercícios e brincadeiras motoras, trabalho com frotagens, recortes;
NOÇÕES ESPAÇO TEMPORAL
·         Trabalhar noções de espaços através de diálogo, mapa do eu e exercícios sobre o mesmo, localização temporal diária, conhecer através de brincadeira e corridas o espaço que estávamos inserido e que ocupamos enquanto corpo físico
RODAS E BRINQUEDOS
·         Realizar brincadeiras de rodas e cantigas antigas e confecção de brinquedos com sucatas, material alternativo;
MANIFESTAÇÕES, CULTURAIS E REGIONAIS
·         Identificar manifestações culturais e regionais através de diálogo e reconhecimento dos grupos;
DANÇAS
·         Conhecer danças eruditas, clássicas, modernas e contemporâneas e regionais, iniciação ao jogo e brincadeira e jogos com bolas e atividades recreativas;
JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS
·         Realizar brincadeira e jogos pré-desportivos os mais variados possíveis;
JOGOS POPULARES
·         Fazer a iniciação ao esporte através de jogos, brincadeiras e exercícios pré-desportivos;
ESPORTE COLETIVO E INDIVIDUAL
·         Fazer a prática esportiva.

6 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
·         Relatórios orais e escritos.
·         Interpretação.
·         Comparação.
·         Investigação.
·         Participação, responsabilidade, assiduidade, interpretação, criticidade, criatividade, disponibilidade, expressão oral e escrita, ordem e capricho, domínio de conteúdo, hábitos e atitudes.
·         Relações interpessoais.
·         Respeito mútuo.
·         Interesse, participação, interpretação, organização, letra e memorização.
·         Organização temporal espacial.
·         Capricho.
·         Expressão oral e escrita.
·         Participação, interesse, raciocínio lógico, hábitos e atitudes.
·         Tema, pontualidade, assiduidade, interpretação, domínio do conteúdo, leitura.

7 TEMAS TRANSVERSAIS

Os temas transversais serão trabalhados através de projetos desenvolvidos na escola, abordando os seguintes temas:
·         Ética
·         Pluralidade Cultural
·         Meio Ambiente
·         Saúde
·         Orientação Sexual
·         Cidadania
·         Amizade e respeito entre os seres humanos.


8 AVALIAÇÃO

A avaliação deverá ser contínua e considerar o desempenho do educando com prevalência dos aspectos qualitativos;
A avaliação como parte do processo de aprendizagem tem a função diagnóstica no sentido de acompanhar o processo ensino-aprendizagem desenvolvido pela escola, assim como conhecimentos e experiências adquiridas pelos alunos fora da escola, porém relevantes no processo educativo.
A avaliação é a fonte principal de informação e referência para a organização e formação de práticas pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e o crescimento dos alunos.
A avaliação escolar considera todas as dimensões de aprendizagem cognitiva, afetiva, cultural, social e os aspectos atitudinais.
A avaliação tem por finalidade:
I – acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem do aluno;
II – tomar decisões quanto ao aperfeiçoamento das situações de aprendizagem;
III - Promover a adequação dos conteúdos e métodos de ensino a serem aplicados na turma.
A avaliação incide sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências de aprendizagem. A avaliação utiliza instrumentos diversificados como:
I – maior importância à atividade crítica, a capacidade de síntese e a elaboração pessoal sobre memorização;
II – testes escritos, trabalhos de pesquisas, atividades individuais e em grupo que exijam criatividade;
A avaliação é registrada em documentos próprios, como: diário de classe, boletim escolar e fichas individuais, a fim de assegurar a autenticidade da vida escolar do aluno.
O professor utiliza vários instrumentos de aferição do conhecimento do aluno, em consonância com o Plano de Estudo e o seu Plano de Trabalho.


9 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO

A escola oferece ao aluno com baixo rendimento estudos de recuperação, conforme legislação vigente, preferencialmente paralelo ao período letivo.
Os estudos de recuperação constituem-se em nova oportunidade de estudos, contribuindo para aquisição ou complementação de competências e habilidades.
Os estudos de recuperação compreendem necessariamente a assessoria do professor, com novas abordagens do conteúdo a fim de possibilitar o aprendizado do aluno. O professor é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação das atividades de recuperação. Os estudos de recuperação são registrados sistematicamente no diário de classe adotando-se, entre outros os seguintes procedimentos:
I – retomada do conteúdo anterior;
II – atendimento de dúvidas;
III - exercícios adicionais de compreensão e fixação;
IV - atendimento individual;
V – atividades a ser realizada pelo aluno individualmente ou em grupo, em casa ou na escola;
VI - atividades a serem desenvolvidas na escola no turno inverso ao de aula regular;
VII - aulas ministradas no turno inverso, aos sábados ou em dias não letivos.

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