SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL CLEITON COSTA
PLANO DE ESTUDO
3º ANO
2015-2016
Engenho Velho, dezembro de 2014.
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Endereço: Rua Antônio Trombeta, 35
Município: Engenho Velho – RS
Telefone: (54) 3363 – 9607 e (54) 3363 – 9600
Secretária: Leonara Piran Frigeri
Coordenação Pedagógica: Leidinara B. Santin
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas
2. FILOSOFIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Inserir a
comunidade na vida da escola e a escola na vida da comunidade, desenvolvendo
processos participativos.
Construir
juntos o Projeto Político Pedagógico da Escola e desenvolvê-la de tal maneira
que todos os segmentos da Comunidade escolar se reconheçam e estejam
verdadeiramente comprometidos com ela.
Adequar a
estrutura, o funcionamento e a organização da escola ao seu Projeto Político
Pedagógico e aos princípios de descentralização e mobilização.
“Ser uma
Escola de todos e para todos.”
3.
PRINCÍPIOS NORTEADORES E VALORES
A principal
função da escola é formar cidadão com consciência de suas raízes históricas,
capazes de afirmar a sua identidade.
Proporcionar
ao homem a realização integral, abrindo caminhos à transformação social.
O homem como
centro do processo, ser crítico, questionador, dialógicos e que busque
constantemente sua libertação pessoal e transformação da realidade em que vive.
Os valores do
ser humano devem ser trabalhados de forma que atinjam a plenitude em seu
desenvolvimento e no relacionamento na sociedade.
O homem, por
ser criado a imagem e semelhança de Deus, para ser feliz é que ele se ame e
tenha confiança em si próprio, para poder irradiar felicidade e confiança aos
outros. A plena felicidade é adquirida através do amor a Deus, da fé vivenciada
e do pleno conhecimento que o amor fraterno conduz à justiça e a solidariedade;
transformando a sociedade, de modo a fazê-la mais feliz, livre de preconceitos
e individualismos.
A família é a
base da sociedade. É nela que nascem os integrantes desta sociedade. Os valores
morais, culturais, sociais e educacionais são estruturados neste primeiro grupo
social.
O homem constrói
a sua história a partir de sua vivência, da experiência e da busca de
conhecimentos.
É coerente,
honesto, comprometido com a verdade e, por isso, tem consciência política e
ideológica, capaz de abrir mão de suas convicções, é aberto ao diálogo e às mudanças
que acontecem no contexto histórico- social.
Na sociedade
ideal, os homens se revelam cidadãos conscientes que lutam pela sua sociedade,
em benefício do amor à terra, da preocupação com a produção de alimentos
naturais, da preservação do solo e do meio ambiente, em busca de condições
básicas de sobrevivência.
O ser humano,
dotado de inteligência, torna-se capaz de conhecer e decidir sobre si mesmo e
sobre o mundo, através de seu conhecimento, descobre suas potencialidades
científicas e culturais. A partir desses conhecimentos, o homem estabelece
conceitos e princípios, alcança sua auto realização e luta para atingir seu
crescimento pessoal, cultural e profissional.
Mas é inegável
que o momento atual exige dos homens novos pensamentos e atitudes. Percebem-se
em todos os aspectos (profissional, familiar, religioso, social) as influências
e as consequências das mudanças e transformações ocorridas ao longo do processo
de formação da humanidade.
Acredita-se
que a grande maioria das pessoas aspira sempre uma vida melhor, mais harmonia,
menos violência, mais compreensão e amor entre os homens. Enfim, quantidade e
qualidade de bem-estar são desejos constantes a permear a vida de todos.
Na real
formação do cidadão há que se respaldar em princípios e valores que propicie a
humanização, como a solidariedade, a justiça, a cooperação, o saber e o prazer
entre outros.
No desejo é
que toda a comunidade escolar (pais, funcionários, alunos, professores e equipe
diretiva) são nossos parceiros nesta busca. Educar para a cidadania e a
cooperação implicam em trabalhar num espaço onde valores estão em primeira
ordem: o respeito e a ética.
4. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Nome
da Instituição de Ensino: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino
Fundamental Cleiton Costa
Endereço:
Rua
André Martinelli, 13
Município:
Engenho
Velho - RS
Telefone:
(54)
3363 – 9611
Responsáveis
pela elaboração do Plano de Ensino:
Direção
da Instituição de Ensino: Sandra O. Martinelli
Período
de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração
do ano letivo: 200
dias
Carga
horária anual: 800
horas
5. FILOSOFIA DA ESCOLA
A integração do aluno na comunidade na qual faz
parte, tornando-o um ser participativo, responsável, pensante e autônomo em
suas decisões.
5.1 Objetivos da Instituição de Ensino
Promover situações para que a
Comunidade Escolar possa trocar conhecimentos e construir um processo de ensino
aprendizagem que lhes possibilite o acesso a informações e atividades
complementares e que lhes permita tornar estes cidadãos críticos, politizados,
capazes de exercer conscientemente sua cidadania, buscando através de uma ação
coletiva a garantia de uma vida mais digna e mais justa.
5.2 Objetivos do Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, obrigatório e gratuito
na escola pública, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
·
O
desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno
domínio da leitura e interpretação, da escrita e produção textual e do cálculo.
·
A compreensão
do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e
dos valores em que se fundamenta a sociedade.
·
O
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de
conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
·
O
fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de
tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
5.3 Objetivo Específico da Série
Desenvolver as habilidades compreensivas voltadas
para o raciocínio lógico e matemático, para a leitura e escrita formal, dando
continuidade ao processo de alfabetização desencadeado na série anterior.
LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivo da disciplina: desenvolver habilidades para a leitura, escrita e
produção textual e demais expressões criativas inerentes ao processo de
linguagem.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
LEITURA E
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
|
·
Ler e
trabalhar com tipologia textual, sequenciar texto recortar, montar, completar
reformular, produção textual. Apreciar e ler textos literários, parlendas,
advinhas etc.
·
Ler sem
ajuda vários tipos de textos de revistas, jornais, sites.
|
SEPARAÇÃO
E CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS (sem nomenclatura).
|
·
Identificar
a separação de sílaba através da contagem, recorte, junção, batida de palmas.
|
TIPOS DE
FRASES E SINAIS DE PONTUAÇÃO
|
·
Identificar
os sinais de pontuação nos textos bem como o tipo de frases e sua utilização
em dramatização, leitura com entonação.
|
DRAMATIZAÇÃO
|
·
Teatro,
poesia, danças, músicas, história.
|
PRODUÇÃO
TEXTUAL
|
·
Produzir
textos, frases, versos, poesias, cantos, história.
·
Reescrever
de próprio punho histórias conhecidas, considerando as características da
linguagem escrita.
·
Produzir
textos de autoria utilizando os recursos da linguagem escrita.
·
Revisar
textos coletivamente com a ajuda do professor ou em parceria com colegas.
|
ORALIDADE
|
·
Estabelecer
diálogos relacionados com textos, temas transversais, roteiro oral,
conhecimento prévio.
·
Participar
de situações de intercambio oral, ouvindo com atenção e formulando e respondendo
a perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre
assunto tratado.
|
ANTÔNIMOS
E SINÔNIMOS
|
·
Conhecer
e identificar.
|
ORTOGRAFIA
|
·
Praticar
a ortografia de palavras a partir de textos, bingo de palavras ou gravuras.
|
ALFABETO MAIÚSCULO
E MINÚSCULO, VOGAIS E CONSOANTES
|
·
Identificar,
visualizar, montar o alfabeto em ordem alfabética.
|
ACENTUAÇÃO
|
·
Identificar
em cartazes, realizar exercícios de análise e recortes de palavras.
|
SUBSTANTIVOS
(gênero, grau, número)
|
·
Reconhecer
através de passeio na rua, observação na sala, questionamento e exercício de
análise.
|
ADJETIVOS (noção)
|
·
Identificar
adjetivos em atividades de análise.
|
DIFICULDADES
(z, es, ex, ss, ga, go, gu, gão, nh, h, r, rr, ç, as, es, is, os, us, an en,
in, on, un, ce, ci, m antes de p e b, m e n, ns, am, em, im, om, um, x com
som de z e de s, qua, que, qui, ar, er, ir, or, ur, ge, gi, al, el, il,
ol, gl, ch, nh, pr, br, cr, dr, gr,
tr, fl,cl, bl, tl,pl.)
|
·
Identificar,
completar, recortar, colar, destacar as dificuldades em textos e exercício de
análise.
|
MATEMÁTICA
a) Objetivo da disciplina: propiciar
ao aluno o desenvolvimento das funções cognitivas, como memorização, raciocínio
lógico, abstração dos símbolos matemáticos inerentes aos conteúdos matemáticos.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
ADIÇÃO E
SUBTRAÇÃO COM EMPRÉSTIMOS E RESERVA, NOME DOS TERMOS E CONTA ARMADA
|
·
Identificar e
diferenciar cálculos com as quatro operações;
·
Efetuar cálculos de adição e subtração;
·
Ampliar o uso das
operações (adição e subtração);
|
DÚZIA,
UNIDADE, DEZENA, CENTENA,
UNIDADE
DE MILHAR
|
·
Identificar, contar
no material concreto, identificar e usar o ábaco, Q.V.L., realizar exercício
de análise;
|
SISTEMA
MONETÁRIO BRASILEIRO
|
·
Reconhecer em
pesquisas, listar, diferenciar, montar mercadinho, moeda e cédula;
|
FIGURAS
GEOMÉTRICAS
|
·
Identificar, confeccionar
figuras e dobraduras, usando de material concreto;
|
SISTEMA NUMÉRICO (até 1000), COMPOSIÇÃO,
DECOMPOSIÇÃO, ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE, PARES E ÍMPARES, ROMANOS ATÉ 50,
ORDINAIS, ATÉ 50 E SUA ESCRITA
|
·
Identificar, contar, identificar
ordem, praticar a leitura e a escrita;
·
Utilizar o sistema
numérico em sua forma convencional;
·
Articular melhor os
números em estratégias de cálculos mentais, antecessor e sucessor;
|
CONJUNTOS
(vazio, unitário, finito e infinito)
|
·
Identificar e
representar através de diagramas;
|
MEDIDAS
DE COMPRIMENTO, MASSA, CAPACIDADE E TEMPO
|
·
Reconhecer e utilizar
unidades usuais de medidas como: metro, litro, relógio, balança, dia, mês, ano,
hora, e fazer exercícios de análise;
|
SÍMBOLOS
E SINAIS
|
·
Reconhecer e representar
=,¹, ≤ ≥ utilizando material concreto;
|
MULTIPLICAÇÃO
E DIVISÃO, CÁLCULOS E PROBLEMAS ATÉ O 5
|
·
Identificar
utilizando material concreto;
·
Construir a tabuada
de diversas formas;
·
Resolver histórias
matemáticas;
|
DOBRO,
TRIPLO, QUÁDRUPLO, QUÍNTUPLO
|
·
Identificar
|
GRÁFICOS
E TABELAS
|
·
Aprimorar o uso de
tabelas simples e usar gráficos com colunas e barras.
|
CIÊNCIAS
a) Objetivo da disciplina: desenvolver
a capacidade crítico-compreensivo do meio ambiente, onde vivem, sabendo
estabelecer relações entre os seres vivos.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
ALIMENTAÇÃO
|
·
Identificar e preparar receitas com alimentos
naturais;
|
PRESERVAÇÃO
MEIO AMBIENTE, LIXO, PLANTAS
|
·
Promover palestras e projetos na escola;
|
HIGIENE E
SAÚDE
|
·
Reconhecer condições de higiene nos diferentes
espaços habitados, cartazes variados e textos, vacinas, palestras;
|
ANIMAIS,
SERES VIVOS E NÃO VIVOS
|
·
Reconhecer relações de dependência entre os
seres vivos e utilidade dos mesmos;
|
CORPO
HUMANO, ÓRGÃOS DO SENTIDO.
|
·
Identificar em desenhos e em seu próprio corpo o
corpo humano e os órgãos do sentido;
|
RECURSOS
NATURAIS
|
·
Identificar os recursos naturais, suas utilidade
e importância para os seres vivos.
|
OS ASTROS,
MOVIMENTOS DA TERRA, PONTOS CARDEAIS, FASES DA LUA.
|
·
Identificar e reconhecer os astros, bem como os
movimentos da terra, os pontos cardeais e as fases da lua e como todo esse
processo acontece;
|
ESTAÇÕES DO
ANO
|
·
Reconhecer e identificar as estações do ano.
|
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
a) Objetivo da disciplina
Desenvolver
a integração em pequenos e grandes grupos de acordo com a realidade em que
vivem, proporcionando identificar a localização do espaço comunitário,
assumindo responsabilidades individuais e coletivas.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
ZONA
URBANA E RURAL
|
·
Reconhecer e identificar
a zona urbana e rural, suas características e a importância de ambas para a
sociedade;
|
PAISAGEM
NATURAL
|
·
Identificar a
paisagem natural do município;
|
COMÉRCIO
E INDÚSTRIA
|
·
Identificar o
comércio e a indústria de nosso município;
|
IDENTIFICAÇÃO
DO EU
|
·
Reconhecer e fazer
uma linha do tempo de si próprio;
|
FAMÍLIA,
ESCOLA, COMUNIDADE
|
·
Reconhecer as profissões
existentes no município e a importância delas para o desenvolvimento do
mesmo;
|
DIREITOS
E DEVERES DAS CRIANÇAS
|
·
Conhecer os direitos
e deveres das crianças;
|
DATAS
COMEMORATIVAS
|
·
Identificar as
principais datas comemorativas e os fatos históricos relacionados a elas;
|
MEIOS DE
COMUNICAÇÃO
|
·
Reconhecer e
identificar os meios de comunicação existentes e sua importância para a
sociedade;
|
MEIOS DE
TRANSPORTE, SINAIS DE TRÂNSITO
|
·
Reconhecer e
identificar os meios de transporte existentes e sua importância para a
sociedade;
·
Trabalhar os sinais
de trânsito e os cuidados com ele;
|
POSIÇÃO
DA ESCOLA, CASA
|
·
Identificar e
localizar a escola e a casa em mapas, buscando situar-se no espaço
geográfico;
|
AUTORIDADES
E SERVIÇOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO
|
·
Identificar e
conhecer o nome do prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários, bem
como a função de cada um deles;
|
HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
|
·
Conhecer os principais
aspectos relacionados a cultura afro e indígena.
|
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
a) Objetivos da disciplina: Despertar no aluno a importância da vida humana como obra de Deus. Promover a participação consciente na
comunidade de fé e assim contribuir para o aprimoramento, na prática dos
valores morais amando e respeitando a vida. Desenvolver no aluno para a
importância da vida como obra de Deus e fazer que ele reconheça que a
conviv6encia fraterna nos ajuda a construir um mundo mais irmão, desenvolvendo
no aluno atitudes de respeito, ajuda ao próximo, perdão, fraternidade,
solidariedade e coleguismo.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
VALORES
|
·
Desenvolver valores
como amizade, amor, respeito, atenção, solidariedade, etc., através do
diálogo e atividades lúdicas (dinâmicas).
|
·
Desenvolver a
espiritualidade, o respeito a Deus e à vida, através de parábolas, histórias
infantis, vídeos, textos bíblicos, orações, músicas, etc.
·
Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa
presente em nossa cultura, adotando uma
postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.
|
ARTE
a) Objetivo da disciplina: expressar-se, identificar e saber comunicar-se em
artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e
fruir produções artísticas. Sabendo compreender e saber identificar a arte como
fato histórico e social nas diversas culturas.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
ARTES
VISUAIS
|
·
Conhecer
obras de arte, apreciar, identificar e fazer a reprodução das mesmas;
|
MANIFESTAÇÕES
ARTÍSTICAS
|
·
Montar um
álbum sobre artes, com recortes, cartões, etc.
|
CORES
|
·
Reconhecer
e identificá-las nas obras de arte, através de apreciação visual;
·
Dialogar
sobre as mesmas;
·
Realizar trabalhos
com tintas;
·
Produzir
com cores usando uma para formar outras;
|
TEXTURA
|
·
Identificá-las
e reconhecer em trabalhos artísticos, desenvolvê-las através de frotagens,
pinturas, barro, modelagem, trabalho motor;
|
LINHAS
|
·
Identificar
a importância das mesmas nas obras e nos desenhos artísticos;
|
MOTRICIDADE
|
·
Trabalhar
a motricidade através de modelagem, recortes, colagem, pintura variada,
frotagens, produção artística, trabalhos manuais, madeira, pano, algodão,
lixa, etc.
|
MÚSICA
|
·
Cantar,
dançar, encenar, escrever, completar, brincar e identificar os tipos de
músicas;
|
EXPRESSÃO CORPORAL
|
·
Trabalhar
a expressão corporal através de jogos teatrais, psicomotricidade, danças e
brincadeiras;
|
TEATRO
|
·
Trabalhar
o teatro através de jogos teatrais, com elaboração, criação e interpretação
de músicas, poesias, poemas e peças teatrais em datas comemorativas;
|
DANÇAS
|
·
Trabalhar
tipos e ritmos de dança, as mais variadas coreografias, criação de
coreografias variadas;
|
INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS
|
·
Realizar
releitura de obras de arte.
|
FIGURAS GEOMÉTRICAS
|
·
Diferenciar,
nomear, confeccionar diferentes figuras geométricas
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
a) Objetivo da disciplina: participar de atividades corporais, estabelecendo
relações equilibradas e construtivas com os outros, respeitando e conhecendo
características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem
discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. Conhecer,
organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como, promover
atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do
ser humano e um direito do cidadão.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
CONHECIMENTO
DO CORPO
|
·
Observar,
identificar, analisar, sentir e compreender-se melhor;
·
Fazer exercícios
e atividades relacionadas ao autoconhecimento;
|
ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
|
·
Expressar-se
através de jogos, brincadeiras e danças, exercitar-se através de várias
atividades;
|
ESPORTE
|
·
Relacionar-se,
organiza-se e competir para desenvolver socialização cooperação e
solidariedade;
|
JOGOS
|
·
Relacionar,
organizar e praticar vários tipos de jogos;
|
PERCEPÇÃO
DO CORPO
|
·
Tocar-se,
sentir-se, movimentar-se, organizar-se e refletir sobre o próprio corpo;
|
EDUCAÇÃO DO CORPO PELO MOVIMENTO
|
·
Realizar
jogos teatrais, exercício psicomotores, movimentar através de jogos, brincadeiras
e danças;
|
EDUCAÇÃO POSTURAL
|
·
Realizar
exercícios e jogos para tomar consciência sobre a postura;
|
CAPACIDADES FÍSICAS
|
·
Realizar
exercícios de alongamento, físicos conforme a disposição e resistência de
cada um;
|
HABILIDADES MOTORAS
|
·
Realizar
exercícios e brincadeiras motoras, trabalho com frotagens, recortes;
|
NOÇÕES ESPAÇO TEMPORAL
|
·
Trabalhar
noções de espaços através de diálogo, mapa do eu e exercícios sobre o mesmo,
localização temporal diária, conhecer através de brincadeira e corridas o
espaço que estávamos inserido e que ocupamos enquanto corpo físico
|
RODAS E BRINQUEDOS
|
·
Realizar
brincadeiras de rodas e cantigas antigas e confecção de brinquedos com
sucatas, material alternativo;
|
MANIFESTAÇÕES, CULTURAIS E REGIONAIS
|
·
Identificar
manifestações culturais e regionais através de diálogo e reconhecimento dos
grupos;
|
DANÇAS
|
·
Conhecer
danças eruditas, clássicas, modernas e contemporâneas e regionais, iniciação
ao jogo e brincadeira e jogos com bolas e atividades recreativas;
|
JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS
|
·
Realizar
brincadeira e jogos pré-desportivos os mais variados possíveis;
|
JOGOS POPULARES
|
·
Fazer a iniciação
ao esporte através de jogos, brincadeiras e exercícios pré-desportivos;
|
ESPORTE COLETIVO E INDIVIDUAL
|
·
Fazer a prática
esportiva.
|
6 CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO
·
Relatórios orais e escritos.
·
Interpretação.
·
Comparação.
·
Investigação.
·
Participação,
responsabilidade, assiduidade, interpretação, criticidade, criatividade,
disponibilidade, expressão oral e escrita, ordem e capricho, domínio de
conteúdo, hábitos e atitudes.
·
Relações
interpessoais.
·
Respeito
mútuo.
·
Interesse,
participação, interpretação, organização, letra e memorização.
·
Organização
temporal espacial.
·
Capricho.
·
Expressão
oral e escrita.
·
Participação,
interesse, raciocínio lógico, hábitos e atitudes.
·
Tema,
pontualidade, assiduidade, interpretação, domínio do conteúdo, leitura.
7 TEMAS
TRANSVERSAIS
Os temas transversais
serão trabalhados através de projetos desenvolvidos na escola, abordando os
seguintes temas:
·
Ética
·
Pluralidade Cultural
·
Meio Ambiente
·
Saúde
·
Orientação Sexual
·
Cidadania
·
Amizade e respeito entre os seres humanos.
8
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá
ser contínua e considerar o desempenho do educando com prevalência dos aspectos
qualitativos;
A avaliação
como parte do processo de aprendizagem tem a função diagnóstica no sentido de
acompanhar o processo ensino-aprendizagem desenvolvido pela escola, assim como
conhecimentos e experiências adquiridas pelos alunos fora da escola, porém
relevantes no processo educativo.
A avaliação é
a fonte principal de informação e referência para a organização e formação de
práticas pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e o crescimento dos
alunos.
A avaliação
escolar considera todas as dimensões de aprendizagem cognitiva, afetiva,
cultural, social e os aspectos atitudinais.
A avaliação
tem por finalidade:
I – acompanhar
e aperfeiçoar o processo de aprendizagem do aluno;
II – tomar
decisões quanto ao aperfeiçoamento das situações de aprendizagem;
III - Promover
a adequação dos conteúdos e métodos de ensino a serem aplicados na turma.
A avaliação
incide sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências de aprendizagem.
A avaliação utiliza instrumentos diversificados como:
I – maior
importância à atividade crítica, a capacidade de síntese e a elaboração pessoal
sobre memorização;
II – testes
escritos, trabalhos de pesquisas, atividades individuais e em grupo que exijam
criatividade;
A avaliação é
registrada em documentos próprios, como: diário de classe, boletim escolar e
fichas individuais, a fim de assegurar a autenticidade da vida escolar do aluno.
O professor
utiliza vários instrumentos de aferição do conhecimento do aluno, em
consonância com o Plano de Estudo e o seu Plano de Trabalho.
9 ESTUDOS DE
RECUPERAÇÃO
A escola
oferece ao aluno com baixo rendimento estudos de recuperação, conforme
legislação vigente, preferencialmente paralelo ao período letivo.
Os estudos de
recuperação constituem-se em nova oportunidade de estudos, contribuindo para
aquisição ou complementação de competências e habilidades.
Os estudos de
recuperação compreendem necessariamente a assessoria do professor, com novas
abordagens do conteúdo a fim de possibilitar o aprendizado do aluno. O
professor é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, controle e
avaliação das atividades de recuperação. Os estudos de recuperação são
registrados sistematicamente no diário de classe adotando-se, entre outros os
seguintes procedimentos:
I – retomada do conteúdo anterior;
II – atendimento de
dúvidas;
III - exercícios adicionais de
compreensão e fixação;
IV - atendimento individual;
V – atividades a ser realizada pelo
aluno individualmente ou em grupo, em casa ou na escola;
VI - atividades a serem desenvolvidas
na escola no turno inverso ao de aula regular;
VII - aulas ministradas no turno
inverso, aos sábados ou em dias não letivos.
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