PE 4º ANO PÃVÃNH HÁ



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PÃVÃNH HÁ


 
PLANO DE ESTUDO
4º ANO
2015-2016




Engenho Velho, dezembro de 2014.

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Endereço: Rua Antônio Trombeta, 35
Município: Engenho Velho – RS
Telefone: (54) 3363 – 9607 e (54) 3363 – 9600
Secretária: Leonara Piran Frigeri
Coordenação Pedagógica: Leidinara B. Santin
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas

2. FILOSOFIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

·         Inserir a comunidade na vida da escola e a escola na vida da comunidade, desenvolvendo processos participativos.
·         Construir juntos o Projeto Político Pedagógico da Escola e desenvolvê-la de tal maneira que todos os segmentos da Comunidade escolar se reconheçam e estejam verdadeiramente comprometidos com ela.
·         Adequar a estrutura, o funcionamento e a organização da escola ao seu Projeto Político Pedagógico e aos princípios de descentralização e mobilização.
“Ser uma Escola de todos e para todos.”

3. PRINCÍPIOS NORTEADORES E VALORES

A principal função da escola é formar cidadão com consciência de suas raízes históricas, capazes de afirmar a sua identidade.
Proporcionar ao homem a realização integral, abrindo caminhos à transformação social.
O homem como centro do processo, ser crítico, questionador, dialógicos e que busque constantemente sua libertação pessoal e transformação da realidade em que vive.
Os valores do ser humano devem ser trabalhados de forma que atinjam a plenitude em seu desenvolvimento e no relacionamento na sociedade.
O homem, por ser criado a imagem e semelhança de Deus, para ser feliz é que ele se ame e tenha confiança em si próprio, para poder irradiar felicidade e confiança aos outros. A plena felicidade é adquirida através do amor a Deus, da fé vivenciada e do pleno conhecimento que o amor fraterno conduz à justiça e a solidariedade; transformando a sociedade, de modo a fazê-la mais feliz, livre de preconceitos e individualismos.
A família é a base da sociedade. É nela que nascem os integrantes desta sociedade. Os valores morais, culturais, sociais e educacionais são estruturados neste primeiro grupo social.
O homem constrói a sua história a partir de sua vivência, da experiência e da busca de conhecimentos.
É coerente, honesto, comprometido com a verdade e, por isso, tem consciência política e ideológica, capaz de abrir mão de suas convicções, é aberto ao diálogo e às mudanças que acontecem no contexto histórico- social.
Na sociedade ideal, os homens se revelam cidadãos conscientes que lutam pela sua sociedade, em benefício do amor à terra, da preocupação com a produção de alimentos naturais, da preservação do solo e do meio ambiente, em busca de condições básicas de sobrevivência.
O ser humano, dotado de inteligência, torna-se capaz de conhecer e decidir sobre si mesmo e sobre o mundo, através de seu conhecimento, descobre suas potencialidades científicas e culturais. A partir desses conhecimentos, o homem estabelece conceitos e princípios, alcança sua auto realização e luta para atingir seu crescimento pessoal, cultural e profissional.
Mas é inegável que o momento atual exige dos homens novos pensamentos e atitudes. Percebem-se em todos os aspectos (profissional, familiar, religioso, social) as influências e as consequências das mudanças e transformações ocorridas ao longo do processo de formação da humanidade.
Acredita-se que a grande maioria das pessoas aspira sempre uma vida melhor, mais harmonia, menos violência, mais compreensão e amor entre os homens. Enfim, quantidade e qualidade de bem-estar são desejos constantes a permear a vida de todos.
Na real formação do cidadão há que se respaldar em princípios e valores que propicie a humanização, como a solidariedade, a justiça, a cooperação, o saber e o prazer entre outros.
No desejo é que toda a comunidade escolar (pais, funcionários, alunos, professores e equipe diretiva) são nossos parceiros nesta busca. Educar para a cidadania e a cooperação implicam em trabalhar num espaço onde valores estão em primeira ordem: o respeito e a ética.
 
4. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Nome da Instituição de Ensino: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pãvãnh Há
Endereço: Linha Bela Vista
Município: Engenho Velho - RS
Telefone: (54) 3363 – 9600
Responsáveis pela elaboração do Plano de Ensino:
Direção da Instituição de Ensino: Ivete T. Rizzotto
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas

5. FILOSOFIA DA ESCOLA

A integração do aluno na comunidade na qual faz parte, tornando-o um ser participativo, responsável, pensante e autônomo em suas decisões.

5.1 Objetivos da Instituição de Ensino

Promover situações para que a Comunidade Escolar possa trocar conhecimentos e construir um processo de ensino aprendizagem que lhes possibilite o acesso a informações e atividades complementares e que lhes permita tornar estes cidadãos críticos, politizados, capazes de exercer conscientemente sua cidadania, buscando através de uma ação coletiva a garantia de uma vida mais digna e mais justa.

5.2 Objetivos do Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, obrigatório e gratuito na escola pública, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
·    O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e interpretação, da escrita e produção textual e do cálculo.
·    A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
·    O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
·    O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

5.3 Objetivo Específico da Série

Proporcionar situações que visam a observação, comparação, concentração, gosto pela leitura e escrita, raciocínio lógico, a socialização, oportunizando a compreensão da cidadania, seus direitos e deveres, adotando no dia-a-dia, atitudes de participação, responsabilidade, cooperação, respeito a si mesmo e ao próximo através dos conteúdos essenciais desenvolvidos na série.


LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivo da disciplina: oportunizar ao aluno o aprimoramento da expressão oral e escrita, propiciando atividades que despertem o gosto pela leitura e escrita, organização espacial e temporal, pensamento crítico e raciocínio lógico, expressos através de produção textual.

CONTEÚDOS
AÇÕES
PRODUÇÃO TEXTUAL
·         Apreciar textos literários, selecionar e ler pra o coletivo textos em diferentes fontes para maiores informações;
·         Localizar, em parceria, informações nos textos, apoiando-se em títulos e subtítulos, imagens e negritos, e selecionar as que são relevantes;
·         Reescrever e ou produzir textos de autoria com apoio do professor.
LEITURA E ESCRITA CORRETA
·         Ajustar a modalidade da leitura ao propósito e ao gênero;
·         Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor prestando atenção aos aspectos de coerência coesão e ortografia;
·         Propor atividades que visem os mais variados tipos de leituras e tipologias textuais.
ORALIDADE
·         Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção;
·         Intervir sem sair do assunto tratado;
·         Formular e responder a perguntas justificando respostas;
·         Explicar e compreender explicações, manifestar e colher opiniões.
ARTIGOS
·         Identificar artigos em textos e frases;
ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO
·         Identificar e utilizar adequadamente a ortografia correta das palavras bem como os sinais de acentuação em frases e textos;
NOÇÃO DE VERBOS
·         Reconhecer as palavras que indicam ação em textos e frases.
ANTÔNIMOS E SINÔNIMOS
·         Compreender e identificar antônimos e sinônimos bem como o emprego dessas palavras;
SUBSTANTIVO: Gênero, número, grau e coletivo.
·         Reconhecer os substantivos e utilizar o gênero, o número, o grau e o coletivo em frases e textos adequadamente;
ALFABETO
·         Identificar e utilizar a ordem alfabética;
PONTUAÇÃO
·         Reconhecer os sinais de pontuação e fazer a aplicação deles na escrita de frases e textos;
ADJETIVOS
·         Identificar as palavras que são adjetivos e aplicá-los adequadamente;


MATEMÁTICA

Objetivo da disciplina: proporcionar ao educando meios para que ele possa utilizar a matemática na vida diária, desenvolvendo raciocínio lógico, memorização e compreensão.

CONTEÚDOS
AÇÕES
SÍMBOLOS: E, =, #, <,>
·         Reconhecer os símbolos matemáticos e saber utilizá-los adequadamente;
DOBRO, TRIPLO, QUADRÚPLO, QUÍNTUPLO
·         Identificar e saber seu significado bem como sua aplicabilidade na prática;
PONTO, RETA, FIGURAS GEOMÉTRICAS, figuras tridimensionais
·         Confeccionar figuras geométricas;
·         Reconhecer diferenças e semelhanças entre figuras geométricas;
·         Reconhecer planificações e identificar formar planas de figuras tridimensionais;
·         Compreender e calcular o perímetro;
·         Reconhecer e usar unidades de medidas.
NOÇÃO DE FRAÇÃO
·         Entender o significado de fração utilizando materiais concretos e ver sua aplicabilidade na prática;
·         Realizar cálculos simples de adição e subtração;
SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO
·         Compreender o sistema monetário resolvendo histórias matemáticas;
·         Realizar cálculos matemáticos envolvendo o sistema monetário;
·         Visitar e montar Mini-mercado;
NÚMEROS RACIONAIS, ORDINAIS E DECIMAIS, ORDEM E CLASSE, COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO (CM, DM, UM, C, D, U)
·         Representar simbolicamente os números;
·         Perceber a diferença entre os tipos de números e onde são utilizados;
·         Compor e decompor os números;
·         Realizar contagens crescentes e decrescentes com números naturais;
·         Reconhecer, usar, comparar, e ordenar números racionais;
·         Fazer operações com números naturais com estratégias pessoais e operações convencionais.
NÚMEROS ROMANOS até 100
·         Identificar e perceber a utilização dos números romanos na sociedade;
NÚMEROS NATURAIS (Par e ímpar, ordem crescente e decrescente)
·         Reconhecer os números par e ímpares a diferença entre eles;
·         Diferenciar ordem crescente e decrescente e aplicar de forma prática;
SISTEMA DE MEDIDAS (comprimento, capacidade, massa, volume, hora)
·         Construir e utilizar o metro;
·         Construir e utilizar o relógio;
·         Resolver histórias matemáticas;
OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS (multiplicação com até 2 algarismos no multiplicador e divisor)
·         Resolver cálculos;
·         Formulação e resolver problemas matemáticos;
·         Saber resultados de contas de multiplicação de memória;
TABUADA DE 1 A 7
·         Entender e construir a tabuada;
CONJUNTOS: unitário, vazio, finito e infinito
·         Representar conjuntos utilizando materiais variados;
·         Criar situações práticas de utilização dos conjuntos;
ANTECESSOR E SUCESSOR
·         Identificar e entender o antecessor e sucessor de um número;
GRÁFICOS
·         Interpretar dados de tabelas simples e de dupla entrada;
·         Entender gráficos de colunas, de barras e de linhas;

CIÊNCIAS

Objetivo da disciplina: oportunizar ao aluno situações de aprendizagem para que ele possa entender as relações dos seres vivos, entre si e o meio ambiente onde vivem, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, da observação e da comparação, a construção de conhecimentos que caminhem para atitudes de responsabilidades, de respeito à vida e a preservação do meio ambiente.

CONTEÚDOS
AÇÕES
CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS: vertebrados (mamíferos, aves, répteis, peixes, anfíbios) e invertebrados (vermes, insetos), ovíparos e vivíparos.
·         Identificar e diferenciar animais vertebrados de invertebrados;
MEIO AMBIENTE (água, ar, solo, plantas, lixo)
·         Reconhecer o meio ambiente e todos os recursos naturais que existem nele, bem como a importância do meio ambiente para as pessoas;
HIGIENE E SAÚDE
·         Identificar os hábitos de higiene pessoal, social, escolar, mental e a importância deles para a vida das pessoas;
PREVENÇÃO DE DOENÇAS
·         Reconhecer o que são doenças e identificar as medidas de prevenção das mesmas
SISTEMA SOLAR
·         Conhecer o sistema solar e identificar o que o compõe;
MOVIMENTOS DA TERRA
·         Identificar e entender os movimentos da terra e qual a consequência dos mesmos para as pessoas;
CORPO HUMANO (fases do desenvolvimento)
·         Observar utilizando cartazes e o próprio corpo;
·         Observar o esqueleto humano e sua função no corpo.


HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Objetivos da disciplina: proporcionar ao educando situações de aprendizagem para que ele possa entender o processo histórico, cultural, político e físico do município, considerando o contexto vigente da atualidade.

CONTEÚDOS
AÇÕES
LINHA DE TEMPO DE VIDA
·         Montagem de uma linha de tempo sobre a vida do aluno;
DATAS COMEMORATIVAS
·         Identificar as principais datas comemorativas e conhecer os principais fatos históricos relacionados a elas;
HINOS
·         Conhecer o Hino Nacional e Rio-grandense e em que ocasião são executados;
HISTÓRIA DA ESCOLA
·         Conhecer a história da escola e principais aspectos de sua história;
MUNICÍPIO: localização, vizinhos, população, hidrografia, vegetação, ruas e linhas, ensino, saúde, religião e economia, questão indígena, meios de transporte e comunicação.
·         Conhecer a história do município;
·         Elaborar a linha do tempo para marcar os fatos mais importantes na história do município;
·         Conhecer a localização bem como os vizinhos do município;
·         Conhecer a população e etnias que compõe o município;
·         Conhecer os principais rios do município e sua localização;
·         Conhecer a vegetação do município;
·         Conhecer as ruas e linhas que formam o município;
·         Conhecer e reconhecer o ensino, saúde, religião, economia, meios de transporte e comunicação existentes no município;
·         Reconhecer a comunidade indígena como parte integrante do município e conhecer os principais aspectos relevantes a esse processo;
MAPAS RS E ENGENHO VELHO
·         Localizar no mapa do RS a capital do nosso Estado e o nosso município;
·         Localizar os vizinhos do município no mapa;
OS TRÊS PODERES
·         Conhecer os três poderes e fazer visitas aos possíveis;
·         Conhecer a função e a importância de cada poder;
ORIENTAÇÃO: pontos cardeais e bússola.
·         Localizar dentro e fora da sala de aula os pontos cardeais, do nascer ao pôr do sol;
·         Construir uma bússola caseira;
HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA.
·         Valorizar essas duas etnias para o município.

EDUCAÇÃO RELIGIOSA

Objetivos da disciplina: despertar no aluno a importância da vida humana como obra de Deus; Promover a participação consciente na comunidade de fé e assim contribuir para o aprimoramento, na prática dos valores morais amando e respeitando a vida; Desenvolver no aluno a noção para a importância da vida como obra de Deus e fazer que ele reconheça que a convivência fraterna nos ajuda a construir um mundo mais irmão, desenvolvendo no aluno atitudes de respeito, ajuda ao próximo, fraternidade, perdão, solidariedade e coleguismo;

CONTEÚDOS
AÇÕES
VALORES
·         Desenvolver valores como amizade, amor, respeito, atenção, solidariedade, etc., através do diálogo e atividades lúdicas (dinâmicas).
ENSINO RELIGIOSO
·         Desenvolver a espiritualidade, o respeito a Deus e à vida, através de parábolas, histórias infantis, vídeos, textos bíblicos, orações, músicas, etc.
·         Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura, adotando uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.

ARTES

Objetivo da disciplina: expressar-se, identificar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas. Saber compreender e identificar a arte como fato histórico e social nas diversas culturas.

CONTEÚDOS
AÇÕES
ARTES VISUAIS
·         Conhecer obras de arte, apreciar, identificar e fazer a reprodução das mesmas;
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS
·         Montar um álbum sobre artes, com recortes, cartões, etc.
CORES
·         Reconhecer e identificá-las nas obras de arte, através de apreciação visual;
·         Dialogar sobre as mesmas;
·         Realizar trabalhos com tintas;
·         Produzir com cores usando uma para formar outras;
TEXTURA
·         Identificá-las e reconhecer em trabalhos artísticos, desenvolvê-las através de frotagens, pinturas, barro, modelagem, trabalho motor;
LINHAS
·         Identificar a importância das mesmas nas obras e nos desenhos artísticos;
MOTRICIDADE
·         Trabalhar a motricidade através de modelagem, recortes, colagem, pintura variada, frotagens, produção artística, trabalhos manuais, madeira, pano, algodão, lixa, etc.
MÚSICA
·         Cantar, dançar, encenar, escrever, completar, brincar e identificar os tipos de músicas;
EXPRESSÃO CORPORAL
·         Trabalhar a expressão corporal através de jogos teatrais, psicomotricidade, danças e brincadeiras;
TEATRO
·         Trabalhar o teatro através de jogos teatrais, com elaboração, criação e interpretação de músicas, poesias, poemas e peças teatrais em datas comemorativas;
DANÇAS
·         Trabalhar tipos e ritmos de dança, as mais variadas coreografias, criação de coreografias variadas;
INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS
·         Realizar releitura de obras de arte.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Objetivos da disciplina: participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, respeitando e conhecendo características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como, promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.

CONTEÚDOS
AÇÕES
CONHECIMENTO DO CORPO
·         Observar, identificar, analisar, sentir e compreender-se melhor;
·         Fazer exercícios e atividades relacionadas ao autoconhecimento;
ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
·         Expressar-se através de jogos, brincadeiras e danças, exercitar-se através de várias atividades;
ESPORTE
·         Relacionar-se, organiza-se e competir para desenvolver socialização cooperação e solidariedade;
JOGOS
·         Relacionar, organizar e praticar vários tipos de jogos;
PERCEPÇÃO DO CORPO
·         Tocar-se, sentir-se, movimentar-se, organizar-se e refletir sobre o próprio corpo;
EDUCAÇÃO DO CORPO PELO MOVIMENTO
·         Realizar jogos teatrais, exercício psicomotores, movimentar através de jogos, brincadeiras e danças;
EDUCAÇÃO POSTURAL
·         Realizar exercícios e jogos para tomar consciência sobre a postura;
CAPACIDADES FÍSICAS
·         Realizar exercícios de alongamento, físicos conforme a disposição e resistência de cada um;
HABILIDADES MOTORAS
·         Realizar exercícios e brincadeiras motoras, trabalho com frotagens, recortes;
NOÇÕES ESPAÇO TEMPORAL
·         Trabalhar noções de espaços através de diálogo, mapa do eu e exercícios sobre o mesmo, localização temporal diária, conhecer através de brincadeira e corridas o espaço que estávamos inserido e que ocupamos enquanto corpo físico
RODAS E BRINQUEDOS
·         Realizar brincadeiras de rodas e cantigas antigas e confecção de brinquedos com sucatas, material alternativo;
MANIFESTAÇÕES, CULTURAIS E REGIONAIS
·         Identificar manifestações culturais e regionais através de diálogo e reconhecimento dos grupos;
DANÇAS
·         Conhecer danças eruditas, clássicas, modernas e contemporâneas e regionais, iniciação ao jogo e brincadeira e jogos com bolas e atividades recreativas;
JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS
·         Realizar brincadeira e jogos pré-desportivos os mais variados possíveis;
JOGOS POPULARES
·         Fazer a iniciação ao esporte através de jogos, brincadeiras e exercícios pré-desportivos;
ESPORTE COLETIVO E INDIVIDUAL
·         Fazer a prática esportiva.


6 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
·         Relatórios orais e escritos.
·         Interpretação.
·         Comparação.
·         Investigação.
·         Participação, responsabilidade, assiduidade, interpretação, criticidade, criatividade, disponibilidade, expressão oral e escrita, ordem e capricho, domínio de conteúdo, hábitos e atitudes.
·         Relações interpessoais.
·         Respeito mútuo.
·         Interesse, participação, interpretação, organização, letra e memorização.
·         Organização temporal espacial.
·         Capricho.
·         Expressão oral e escrita.
·         Participação, interesse, raciocínio lógico, hábitos e atitudes.
·         Tema, pontualidade, assiduidade, interpretação, domínio do conteúdo, leitura.

7 TEMAS TRANSVERSAIS

Os temas transversais serão trabalhados através de projetos desenvolvidos na escola, abordando os seguintes temas:
·         Ética
·         Pluralidade Cultural
·         Meio Ambiente
·         Saúde
·         Orientação Sexual
·         Cidadania
·         Amizade e respeito entre os seres humanos.


8 AVALIAÇÃO

A avaliação deve ser contínua e considerar o desempenho do educando com prevalência dos aspectos qualitativos;
A avaliação como parte do processo de aprendizagem tem a função diagnóstica no sentido de acompanhar o processo ensino-aprendizagem desenvolvido pela escola, assim como conhecimentos e experiências adquiridas pelos alunos fora da escola, porém relevantes no processo educativo.
A avaliação é a fonte principal de informação e referência para a organização e formação de práticas pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e o crescimento dos alunos.
A avaliação escolar considera todas as dimensões de aprendizagem cognitiva, afetiva, cultural, social e os aspectos atitudinais.
A avaliação tem por finalidade:
I – acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem do aluno;
II – tomar decisões quanto ao aperfeiçoamento das situações de aprendizagem;
III - Promover a adequação dos conteúdos e métodos de ensino a serem aplicados na turma.
A avaliação incide sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências de aprendizagem. A avaliação utiliza instrumentos diversificados como:
I – maior importância à atividade crítica, a capacidade de síntese e a elaboração pessoal sobre memorização;
II – testes escritos, trabalhos de pesquisas, atividades individuais e em grupo que exijam criatividade;
A avaliação é registrada em documentos próprios, como: diário de classe, boletim escolar e fichas individuais, a fim de assegurar a autenticidade da vida escolar do aluno.
O professor utiliza vários instrumentos de aferição do conhecimento do aluno, em consonância com o Plano de Estudo e o seu Plano de Trabalho.


9 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO

A escola oferece ao aluno com baixo rendimento estudos de recuperação, conforme legislação vigente, preferencialmente paralelo ao período letivo.
Os estudos de recuperação constituem-se em nova oportunidade de estudos, contribuindo para aquisição ou complementação de competências e habilidades.
Os estudos de recuperação compreendem necessariamente a assessoria do professor, com novas abordagens do conteúdo a fim de possibilitar o aprendizado do aluno. O professor é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação das atividades de recuperação. Os estudos de recuperação são registrados sistematicamente no diário de classe adotando-se, entre outros os seguintes procedimentos:
I – retomada do conteúdo anterior;
II – atendimento de dúvidas;
III - exercícios adicionais de compreensão e fixação;
IV - atendimento individual;
V – atividades a ser realizada pelo aluno individualmente ou em grupo, em casa ou na escola;
VI - atividades a serem desenvolvidas na escola no turno inverso ao de aula regular;
VII - aulas ministradas no turno inverso, aos sábados ou em dias não letivos.

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