SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO
FUNDAMENTAL PÃVÃNH HÁ
PLANO DE ESTUDO
4º ANO
2015-2016
Engenho Velho, dezembro de 2014.
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Endereço: Rua Antônio Trombeta, 35
Município: Engenho Velho – RS
Telefone: (54) 3363 – 9607 e (54) 3363 – 9600
Secretária: Leonara Piran Frigeri
Coordenação Pedagógica: Leidinara B. Santin
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas
2. FILOSOFIA DA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
·
Inserir a comunidade na vida da escola e a escola na vida da comunidade,
desenvolvendo processos participativos.
·
Construir juntos
o Projeto Político Pedagógico da Escola e desenvolvê-la de tal maneira que
todos os segmentos da Comunidade escolar se reconheçam e estejam
verdadeiramente comprometidos com ela.
·
Adequar a
estrutura, o funcionamento e a organização da escola ao seu Projeto Político
Pedagógico e aos princípios de descentralização e mobilização.
“Ser uma Escola de todos e para todos.”
3.
PRINCÍPIOS NORTEADORES E VALORES
A principal função da escola é formar cidadão com
consciência de suas raízes históricas, capazes de afirmar a sua identidade.
Proporcionar ao homem a realização integral,
abrindo caminhos à transformação social.
O homem como centro do processo, ser crítico,
questionador, dialógicos e que busque constantemente sua libertação pessoal e
transformação da realidade em que vive.
Os valores do ser humano devem ser trabalhados de
forma que atinjam a plenitude em seu desenvolvimento e no relacionamento na
sociedade.
O homem, por ser criado a imagem e semelhança de
Deus, para ser feliz é que ele se ame e tenha confiança em si próprio, para
poder irradiar felicidade e confiança aos outros. A plena felicidade é
adquirida através do amor a Deus, da fé vivenciada e do pleno conhecimento que
o amor fraterno conduz à justiça e a solidariedade; transformando a sociedade,
de modo a fazê-la mais feliz, livre de preconceitos e individualismos.
A família é a base da sociedade. É nela que nascem
os integrantes desta sociedade. Os valores morais, culturais, sociais e
educacionais são estruturados neste primeiro grupo social.
O homem constrói a sua história a partir de sua
vivência, da experiência e da busca de conhecimentos.
É coerente, honesto, comprometido com a verdade e,
por isso, tem consciência política e ideológica, capaz de abrir mão de suas
convicções, é aberto ao diálogo e às mudanças que acontecem no contexto
histórico- social.
Na sociedade ideal, os homens se revelam cidadãos
conscientes que lutam pela sua sociedade, em benefício do amor à terra, da
preocupação com a produção de alimentos naturais, da preservação do solo e do
meio ambiente, em busca de condições básicas de sobrevivência.
O ser humano, dotado de inteligência, torna-se
capaz de conhecer e decidir sobre si mesmo e sobre o mundo, através de seu
conhecimento, descobre suas potencialidades científicas e culturais. A partir
desses conhecimentos, o homem estabelece conceitos e princípios, alcança sua
auto realização e luta para atingir seu crescimento pessoal, cultural e
profissional.
Mas é inegável que o momento atual exige dos homens
novos pensamentos e atitudes. Percebem-se em todos os aspectos (profissional,
familiar, religioso, social) as influências e as consequências das mudanças e
transformações ocorridas ao longo do processo de formação da humanidade.
Acredita-se que a grande maioria das pessoas aspira
sempre uma vida melhor, mais harmonia, menos violência, mais compreensão e amor
entre os homens. Enfim, quantidade e qualidade de bem-estar são desejos
constantes a permear a vida de todos.
Na real formação do cidadão há que se respaldar em
princípios e valores que propicie a humanização, como a solidariedade, a
justiça, a cooperação, o saber e o prazer entre outros.
No desejo é que toda a comunidade escolar (pais,
funcionários, alunos, professores e equipe diretiva) são nossos parceiros nesta
busca. Educar para a cidadania e a cooperação implicam em trabalhar num espaço
onde valores estão em primeira ordem: o respeito e a ética.
4. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Nome da Instituição de
Ensino: Escola
Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pãvãnh Há
Endereço: Linha
Bela Vista
Município: Engenho
Velho - RS
Telefone: (54) 3363 – 9600
Responsáveis pela elaboração do Plano de Ensino:
Direção da Instituição de Ensino: Ivete T. Rizzotto
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas
5.
FILOSOFIA DA ESCOLA
A integração do aluno na comunidade na qual faz
parte, tornando-o um ser participativo, responsável, pensante e autônomo em
suas decisões.
5.1
Objetivos da Instituição de Ensino
Promover
situações para que a Comunidade Escolar possa trocar conhecimentos e construir
um processo de ensino aprendizagem que lhes possibilite o acesso a informações
e atividades complementares e que lhes permita tornar estes cidadãos críticos,
politizados, capazes de exercer conscientemente sua cidadania, buscando através
de uma ação coletiva a garantia de uma vida mais digna e mais justa.
5.2
Objetivos do Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental, com duração de nove anos,
obrigatório e gratuito na escola pública, tem por objetivo a formação básica do
cidadão, mediante:
·
O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o
pleno domínio da leitura e interpretação, da escrita e produção textual e do
cálculo.
·
A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da
tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
·
O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição
de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
·
O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade
humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
5.3
Objetivo Específico da Série
Proporcionar situações que visam a observação, comparação, concentração,
gosto pela leitura e escrita, raciocínio lógico, a socialização, oportunizando
a compreensão da cidadania, seus direitos e deveres, adotando no dia-a-dia,
atitudes de participação, responsabilidade, cooperação, respeito a si mesmo e
ao próximo através dos conteúdos essenciais desenvolvidos na série.
LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivo da disciplina: oportunizar ao aluno o aprimoramento da expressão oral e escrita,
propiciando atividades que despertem o gosto pela leitura e escrita,
organização espacial e temporal, pensamento crítico e raciocínio lógico,
expressos através de produção textual.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
PRODUÇÃO TEXTUAL
|
·
Apreciar textos
literários, selecionar e ler pra o coletivo textos em diferentes fontes para
maiores informações;
·
Localizar, em
parceria, informações nos textos, apoiando-se em títulos e subtítulos,
imagens e negritos, e selecionar as que são relevantes;
·
Reescrever e ou
produzir textos de autoria com apoio do professor.
|
LEITURA E ESCRITA CORRETA
|
·
Ajustar a modalidade
da leitura ao propósito e ao gênero;
·
Revisar textos
coletivamente com a ajuda do professor prestando atenção aos aspectos de
coerência coesão e ortografia;
·
Propor atividades que
visem os mais variados tipos de leituras e tipologias textuais.
|
ORALIDADE
|
·
Participar de
situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção;
·
Intervir sem sair do
assunto tratado;
·
Formular e responder
a perguntas justificando respostas;
·
Explicar e
compreender explicações, manifestar e colher opiniões.
|
ARTIGOS
|
·
Identificar artigos
em textos e frases;
|
ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO
|
·
Identificar e
utilizar adequadamente a ortografia correta das palavras bem como os sinais
de acentuação em frases e textos;
|
NOÇÃO DE VERBOS
|
·
Reconhecer as
palavras que indicam ação em textos e frases.
|
ANTÔNIMOS E SINÔNIMOS
|
·
Compreender e
identificar antônimos e sinônimos bem como o emprego dessas palavras;
|
SUBSTANTIVO: Gênero, número, grau e coletivo.
|
·
Reconhecer os
substantivos e utilizar o gênero, o número, o grau e o coletivo em frases e
textos adequadamente;
|
ALFABETO
|
·
Identificar e
utilizar a ordem alfabética;
|
PONTUAÇÃO
|
·
Reconhecer os sinais
de pontuação e fazer a aplicação deles na escrita de frases e textos;
|
ADJETIVOS
|
·
Identificar as
palavras que são adjetivos e aplicá-los adequadamente;
|
MATEMÁTICA
Objetivo da disciplina: proporcionar ao educando meios para que ele possa utilizar a matemática
na vida diária, desenvolvendo raciocínio lógico, memorização e compreensão.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
SÍMBOLOS: E, =, #, <,>
|
·
Reconhecer os
símbolos matemáticos e saber utilizá-los adequadamente;
|
DOBRO, TRIPLO, QUADRÚPLO, QUÍNTUPLO
|
·
Identificar e saber
seu significado bem como sua aplicabilidade na prática;
|
PONTO, RETA, FIGURAS GEOMÉTRICAS, figuras tridimensionais
|
·
Confeccionar figuras
geométricas;
·
Reconhecer diferenças
e semelhanças entre figuras geométricas;
·
Reconhecer
planificações e identificar formar planas de figuras tridimensionais;
·
Compreender e
calcular o perímetro;
·
Reconhecer e usar
unidades de medidas.
|
NOÇÃO DE FRAÇÃO
|
·
Entender o
significado de fração utilizando materiais concretos e ver sua aplicabilidade
na prática;
·
Realizar cálculos
simples de adição e subtração;
|
SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO
|
·
Compreender o sistema
monetário resolvendo histórias matemáticas;
·
Realizar cálculos
matemáticos envolvendo o sistema monetário;
·
Visitar e montar
Mini-mercado;
|
NÚMEROS RACIONAIS, ORDINAIS E DECIMAIS, ORDEM E
CLASSE, COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO (CM, DM, UM, C, D, U)
|
·
Representar simbolicamente
os números;
·
Perceber a diferença
entre os tipos de números e onde são utilizados;
·
Compor e decompor os
números;
·
Realizar contagens
crescentes e decrescentes com números naturais;
·
Reconhecer, usar,
comparar, e ordenar números racionais;
·
Fazer operações com
números naturais com estratégias pessoais e operações convencionais.
|
NÚMEROS ROMANOS até 100
|
·
Identificar e
perceber a utilização dos números romanos na sociedade;
|
NÚMEROS NATURAIS (Par e ímpar, ordem crescente e decrescente)
|
·
Reconhecer os números
par e ímpares a diferença entre eles;
·
Diferenciar ordem
crescente e decrescente e aplicar de forma prática;
|
SISTEMA DE MEDIDAS (comprimento, capacidade,
massa, volume, hora)
|
·
Construir e utilizar
o metro;
·
Construir e utilizar o
relógio;
·
Resolver histórias
matemáticas;
|
OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS (multiplicação com até 2 algarismos no
multiplicador e divisor)
|
·
Resolver
cálculos;
·
Formulação
e resolver problemas matemáticos;
·
Saber
resultados de contas de multiplicação de memória;
|
TABUADA DE 1 A 7
|
·
Entender e construir
a tabuada;
|
CONJUNTOS: unitário, vazio, finito e infinito
|
·
Representar conjuntos
utilizando materiais variados;
·
Criar situações
práticas de utilização dos conjuntos;
|
ANTECESSOR E SUCESSOR
|
·
Identificar e
entender o antecessor e sucessor de um número;
|
GRÁFICOS
|
·
Interpretar dados de
tabelas simples e de dupla entrada;
·
Entender gráficos de
colunas, de barras e de linhas;
|
CIÊNCIAS
Objetivo da disciplina: oportunizar ao aluno situações de aprendizagem para que ele possa
entender as relações dos seres vivos, entre si e o meio ambiente onde vivem,
possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, da observação e da
comparação, a construção de conhecimentos que caminhem para atitudes de
responsabilidades, de respeito à vida e a preservação do meio ambiente.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS: vertebrados (mamíferos, aves, répteis,
peixes, anfíbios) e invertebrados (vermes, insetos), ovíparos e vivíparos.
|
·
Identificar e
diferenciar animais vertebrados de invertebrados;
|
MEIO AMBIENTE (água, ar, solo, plantas, lixo)
|
·
Reconhecer o meio
ambiente e todos os recursos naturais que existem nele, bem como a
importância do meio ambiente para as pessoas;
|
HIGIENE E SAÚDE
|
·
Identificar os
hábitos de higiene pessoal, social, escolar, mental e a importância deles
para a vida das pessoas;
|
PREVENÇÃO DE DOENÇAS
|
·
Reconhecer o que são
doenças e identificar as medidas de prevenção das mesmas
|
SISTEMA SOLAR
|
·
Conhecer o sistema
solar e identificar o que o compõe;
|
MOVIMENTOS DA TERRA
|
·
Identificar e
entender os movimentos da terra e qual a consequência dos mesmos para as
pessoas;
|
CORPO HUMANO (fases do desenvolvimento)
|
·
Observar utilizando
cartazes e o próprio corpo;
·
Observar o esqueleto humano
e sua função no corpo.
|
HISTÓRIA E
GEOGRAFIA
Objetivos da disciplina: proporcionar ao educando situações de aprendizagem
para que ele possa entender o processo histórico, cultural, político e físico
do município, considerando o contexto vigente da atualidade.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
LINHA DE TEMPO DE VIDA
|
·
Montagem de uma linha
de tempo sobre a vida do aluno;
|
DATAS COMEMORATIVAS
|
·
Identificar as
principais datas comemorativas e conhecer os principais fatos históricos
relacionados a elas;
|
HINOS
|
·
Conhecer o Hino
Nacional e Rio-grandense e em que ocasião são executados;
|
HISTÓRIA DA ESCOLA
|
·
Conhecer a história
da escola e principais aspectos de sua história;
|
MUNICÍPIO: localização, vizinhos, população, hidrografia, vegetação,
ruas e linhas, ensino, saúde, religião e economia, questão indígena, meios de
transporte e comunicação.
|
·
Conhecer a história
do município;
·
Elaborar a linha do
tempo para marcar os fatos mais importantes na história do município;
·
Conhecer a
localização bem como os vizinhos do município;
·
Conhecer a população
e etnias que compõe o município;
·
Conhecer os
principais rios do município e sua localização;
·
Conhecer a vegetação
do município;
·
Conhecer as ruas e
linhas que formam o município;
·
Conhecer e reconhecer
o ensino, saúde, religião, economia, meios de transporte e comunicação
existentes no município;
·
Reconhecer a
comunidade indígena como parte integrante do município e conhecer os
principais aspectos relevantes a esse processo;
|
MAPAS RS E ENGENHO VELHO
|
·
Localizar
no mapa do RS a capital do nosso Estado e o nosso município;
·
Localizar
os vizinhos do município no mapa;
|
OS TRÊS PODERES
|
·
Conhecer os três
poderes e fazer visitas aos possíveis;
·
Conhecer a função e a
importância de cada poder;
|
ORIENTAÇÃO: pontos cardeais e bússola.
|
·
Localizar dentro e
fora da sala de aula os pontos cardeais, do nascer ao pôr do sol;
·
Construir uma bússola
caseira;
|
HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA.
|
·
Valorizar essas duas
etnias para o município.
|
EDUCAÇÃO
RELIGIOSA
Objetivos da disciplina: despertar no aluno a importância da vida humana
como obra de Deus; Promover a participação consciente na comunidade de fé e
assim contribuir para o aprimoramento, na prática dos valores morais amando e
respeitando a vida; Desenvolver no aluno a noção para a importância da vida
como obra de Deus e fazer que ele reconheça que a convivência fraterna nos
ajuda a construir um mundo mais irmão, desenvolvendo no aluno atitudes de
respeito, ajuda ao próximo, fraternidade, perdão, solidariedade e coleguismo;
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
VALORES
|
·
Desenvolver valores
como amizade, amor, respeito, atenção, solidariedade, etc., através do
diálogo e atividades lúdicas (dinâmicas).
|
ENSINO RELIGIOSO
|
·
Desenvolver a
espiritualidade, o respeito a Deus e à vida, através de parábolas, histórias
infantis, vídeos, textos bíblicos, orações, músicas, etc.
·
Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa
presente em nossa cultura, adotando uma
postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.
|
ARTES
Objetivo da disciplina: expressar-se, identificar e saber comunicar-se em
artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e
fruir produções artísticas. Saber compreender e identificar a arte como fato
histórico e social nas diversas culturas.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
ARTES VISUAIS
|
·
Conhecer
obras de arte, apreciar, identificar e fazer a reprodução das mesmas;
|
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS
|
·
Montar um
álbum sobre artes, com recortes, cartões, etc.
|
CORES
|
·
Reconhecer
e identificá-las nas obras de arte, através de apreciação visual;
·
Dialogar
sobre as mesmas;
·
Realizar
trabalhos com tintas;
·
Produzir
com cores usando uma para formar outras;
|
TEXTURA
|
·
Identificá-las
e reconhecer em trabalhos artísticos, desenvolvê-las através de frotagens,
pinturas, barro, modelagem, trabalho motor;
|
LINHAS
|
·
Identificar
a importância das mesmas nas obras e nos desenhos artísticos;
|
MOTRICIDADE
|
·
Trabalhar
a motricidade através de modelagem, recortes, colagem, pintura variada,
frotagens, produção artística, trabalhos manuais, madeira, pano, algodão,
lixa, etc.
|
MÚSICA
|
·
Cantar,
dançar, encenar, escrever, completar, brincar e identificar os tipos de músicas;
|
EXPRESSÃO CORPORAL
|
·
Trabalhar
a expressão corporal através de jogos teatrais, psicomotricidade, danças e
brincadeiras;
|
TEATRO
|
·
Trabalhar
o teatro através de jogos teatrais, com elaboração, criação e interpretação
de músicas, poesias, poemas e peças teatrais em datas comemorativas;
|
DANÇAS
|
·
Trabalhar
tipos e ritmos de dança, as mais variadas coreografias, criação de
coreografias variadas;
|
INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS
|
·
Realizar
releitura de obras de arte.
|
EDUCAÇÃO
FÍSICA
Objetivos da disciplina: participar de atividades corporais, estabelecendo
relações equilibradas e construtivas com os outros, respeitando e conhecendo
características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem
discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. Conhecer,
organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como, promover
atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do
ser humano e um direito do cidadão.
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
CONHECIMENTO DO CORPO
|
·
Observar,
identificar, analisar, sentir e compreender-se melhor;
·
Fazer exercícios
e atividades relacionadas ao autoconhecimento;
|
ATIVIDADES RÍTMICAS E
EXPRESSIVAS
|
·
Expressar-se
através de jogos, brincadeiras e danças, exercitar-se através de várias
atividades;
|
ESPORTE
|
·
Relacionar-se,
organiza-se e competir para desenvolver socialização cooperação e
solidariedade;
|
JOGOS
|
·
Relacionar,
organizar e praticar vários tipos de jogos;
|
PERCEPÇÃO DO CORPO
|
·
Tocar-se,
sentir-se, movimentar-se, organizar-se e refletir sobre o próprio corpo;
|
EDUCAÇÃO DO CORPO PELO
MOVIMENTO
|
·
Realizar
jogos teatrais, exercício psicomotores, movimentar através de jogos,
brincadeiras e danças;
|
EDUCAÇÃO POSTURAL
|
·
Realizar
exercícios e jogos para tomar consciência sobre a postura;
|
CAPACIDADES FÍSICAS
|
·
Realizar
exercícios de alongamento, físicos conforme a disposição e resistência de
cada um;
|
HABILIDADES MOTORAS
|
·
Realizar
exercícios e brincadeiras motoras, trabalho com frotagens, recortes;
|
NOÇÕES ESPAÇO TEMPORAL
|
·
Trabalhar
noções de espaços através de diálogo, mapa do eu e exercícios sobre o mesmo,
localização temporal diária, conhecer através de brincadeira e corridas o
espaço que estávamos inserido e que ocupamos enquanto corpo físico
|
RODAS E BRINQUEDOS
|
·
Realizar
brincadeiras de rodas e cantigas antigas e confecção de brinquedos com
sucatas, material alternativo;
|
MANIFESTAÇÕES, CULTURAIS E
REGIONAIS
|
·
Identificar
manifestações culturais e regionais através de diálogo e reconhecimento dos
grupos;
|
DANÇAS
|
·
Conhecer
danças eruditas, clássicas, modernas e contemporâneas e regionais, iniciação
ao jogo e brincadeira e jogos com bolas e atividades recreativas;
|
JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS
|
·
Realizar
brincadeira e jogos pré-desportivos os mais variados possíveis;
|
JOGOS POPULARES
|
·
Fazer a iniciação
ao esporte através de jogos, brincadeiras e exercícios pré-desportivos;
|
ESPORTE COLETIVO E
INDIVIDUAL
|
·
Fazer a prática
esportiva.
|
6 CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO
·
Relatórios orais e escritos.
·
Interpretação.
·
Comparação.
·
Investigação.
·
Participação,
responsabilidade, assiduidade, interpretação, criticidade, criatividade,
disponibilidade, expressão oral e escrita, ordem e capricho, domínio de
conteúdo, hábitos e atitudes.
·
Relações
interpessoais.
·
Respeito
mútuo.
·
Interesse,
participação, interpretação, organização, letra e memorização.
·
Organização
temporal espacial.
·
Capricho.
·
Expressão
oral e escrita.
·
Participação,
interesse, raciocínio lógico, hábitos e atitudes.
·
Tema,
pontualidade, assiduidade, interpretação, domínio do conteúdo, leitura.
7 TEMAS TRANSVERSAIS
Os temas transversais
serão trabalhados através de projetos desenvolvidos na escola, abordando os
seguintes temas:
·
Ética
·
Pluralidade Cultural
·
Meio Ambiente
·
Saúde
·
Orientação Sexual
·
Cidadania
·
Amizade e respeito entre os seres humanos.
8
AVALIAÇÃO
A avaliação deve
ser contínua e considerar o desempenho do educando com prevalência dos aspectos
qualitativos;
A avaliação
como parte do processo de aprendizagem tem a função diagnóstica no sentido de
acompanhar o processo ensino-aprendizagem desenvolvido pela escola, assim como
conhecimentos e experiências adquiridas pelos alunos fora da escola, porém
relevantes no processo educativo.
A avaliação é
a fonte principal de informação e referência para a organização e formação de
práticas pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e o crescimento dos
alunos.
A avaliação
escolar considera todas as dimensões de aprendizagem cognitiva, afetiva,
cultural, social e os aspectos atitudinais.
A avaliação
tem por finalidade:
I – acompanhar
e aperfeiçoar o processo de aprendizagem do aluno;
II – tomar
decisões quanto ao aperfeiçoamento das situações de aprendizagem;
III - Promover
a adequação dos conteúdos e métodos de ensino a serem aplicados na turma.
A avaliação
incide sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências de aprendizagem.
A avaliação utiliza instrumentos diversificados como:
I – maior
importância à atividade crítica, a capacidade de síntese e a elaboração pessoal
sobre memorização;
II – testes
escritos, trabalhos de pesquisas, atividades individuais e em grupo que exijam
criatividade;
A avaliação é
registrada em documentos próprios, como: diário de classe, boletim escolar e
fichas individuais, a fim de assegurar a autenticidade da vida escolar do aluno.
O professor
utiliza vários instrumentos de aferição do conhecimento do aluno, em
consonância com o Plano de Estudo e o seu Plano de Trabalho.
9 ESTUDOS DE
RECUPERAÇÃO
A escola
oferece ao aluno com baixo rendimento estudos de recuperação, conforme
legislação vigente, preferencialmente paralelo ao período letivo.
Os estudos de
recuperação constituem-se em nova oportunidade de estudos, contribuindo para
aquisição ou complementação de competências e habilidades.
Os estudos de
recuperação compreendem necessariamente a assessoria do professor, com novas
abordagens do conteúdo a fim de possibilitar o aprendizado do aluno. O
professor é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, controle e
avaliação das atividades de recuperação. Os estudos de recuperação são
registrados sistematicamente no diário de classe adotando-se, entre outros os
seguintes procedimentos:
I – retomada do conteúdo anterior;
II – atendimento de
dúvidas;
III - exercícios adicionais de
compreensão e fixação;
IV - atendimento individual;
V – atividades a ser realizada pelo aluno
individualmente ou em grupo, em casa ou na escola;
VI - atividades a serem desenvolvidas
na escola no turno inverso ao de aula regular;
VII - aulas ministradas no turno
inverso, aos sábados ou em dias não letivos.
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