PE 5º ANO PÃVÃNH HÁ



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PÃVÃNH HÁ



 
PLANO DE ESTUDO
5º ANO
2015-2016


 


Engenho Velho, dezembro de 2014.

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Endereço: Rua Antônio Trombeta, 35
Município: Engenho Velho – RS
Telefone: (54) 3363 – 9607 e (54) 3363 – 9600
Secretária: Leonara Piran Frigeri
Coordenação Pedagógica: Leidinara B. Santin
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas


2. FILOSOFIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

·         Inserir a comunidade na vida da escola e a escola na vida da comunidade, desenvolvendo processos participativos.
·         Construir juntos o Projeto Político Pedagógico da Escola e desenvolvê-la de tal maneira que todos os segmentos da Comunidade escolar se reconheçam e estejam verdadeiramente comprometidos com ela.
·         Adequar a estrutura, o funcionamento e a organização da escola ao seu Projeto Político Pedagógico e aos princípios de descentralização e mobilização.
“Ser uma Escola de todos e para todos.”


3. PRINCÍPIOS NORTEADORES E VALORES

A principal função da escola é formar cidadão com consciência de suas raízes históricas, capazes de afirmar a sua identidade.
Proporcionar ao homem a realização integral, abrindo caminhos à transformação social.
O homem como centro do processo, ser crítico, questionador, dialógico e que busque constantemente sua libertação pessoal e transformação da realidade em que vive.
Os valores do ser humano devem ser trabalhados de forma que atinjam a plenitude em seu desenvolvimento e no relacionamento na sociedade.
O homem, por ser criado a imagem e semelhança de Deus, para ser feliz é que ele se ame e tenha confiança em si próprio, para poder irradiar felicidade e confiança aos outros. A plena felicidade é adquirida através do amor a Deus, da fé vivenciada e do pleno conhecimento que o amor fraterno conduz à justiça e a solidariedade; transformando a sociedade, de modo a fazê-la mais feliz, livre de preconceitos e individualismos.
A família é a base da sociedade. É nela que nascem os integrantes desta sociedade. Os valores morais, culturais, sociais e educacionais são estruturados neste primeiro grupo social.
O homem constrói a sua história a partir de sua vivência, da experiência e da busca de conhecimentos.
É coerente, honesto, comprometido com a verdade e, por isso, tem consciência política e ideológica, capaz de abrir mão de suas convicções, é aberto ao diálogo e às mudanças que acontecem no contexto histórico- social.
Na sociedade ideal, os homens se revelam cidadãos conscientes que lutam pela sua sociedade, em benefício do amor à terra, da preocupação com a produção de alimentos naturais, da preservação do solo e do meio ambiente, em busca de condições básicas de sobrevivência.
O ser humano, dotado de inteligência, torna-se capaz de conhecer e decidir sobre si mesmo e sobre o mundo, através de seu conhecimento, descobre suas potencialidades científicas e culturais. A partir desses conhecimentos, o homem estabelece conceitos e princípios, alcança sua auto realização e luta para atingir seu crescimento pessoal, cultural e profissional.
Mas é inegável que o momento atual exige dos homens novos pensamentos e atitudes. Percebem-se em todos os aspectos (profissional, familiar, religioso, social) as influências e as consequências das mudanças e transformações ocorridas ao longo do processo de formação da humanidade.
Acredita-se que a grande maioria das pessoas aspira sempre uma vida melhor, mais harmonia, menos violência, mais compreensão e amor entre os homens. Enfim, quantidade e qualidade de bem-estar são desejos constantes a permear a vida de todos.
Na real formação do cidadão há que se respaldar em princípios e valores que propicie a humanização, como a solidariedade, a justiça, a cooperação, o saber e o prazer entre outros.
No desejo é que toda a comunidade escolar (pais, funcionários, alunos, professores e equipe diretiva) são nossos parceiros nesta busca. Educar para a cidadania e a cooperação implicam em trabalhar num espaço onde valores estão em primeira ordem: o respeito e a ética.
 
4. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Nome da Instituição de Ensino: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pãvãnh Há
Endereço: Linha Bela Vista
Município: Engenho Velho - RS
Telefone: (54) 3363 – 9600
Responsáveis pela elaboração do Plano de Ensino:
Direção da Instituição de Ensino: Ivete T. Rizzotto
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas


5. FILOSOFIA DA ESCOLA

A integração do aluno na comunidade na qual faz parte, tornando-o um ser participativo, responsável, pensante e autônomo em suas decisões.

5.1 Objetivos da Instituição de Ensino

Promover situações para que a Comunidade Escolar possa trocar conhecimentos e construir um processo de ensino aprendizagem que lhes possibilite o acesso a informações e atividades complementares e que lhes permita tornar estes cidadãos críticos, politizados, capazes de exercer conscientemente sua cidadania, buscando através de uma ação coletiva a garantia de uma vida mais digna e mais justa.

5.2 Objetivos do Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, obrigatório e gratuito na escola pública, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
·         O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e interpretação, da escrita e produção textual e do cálculo.
·         A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
·         O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
·         O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

5.3 Objetivo Específico da Série

Proporcionar ao educando um ambiente favorável para que possa trabalhar e receber todas as orientações possíveis para ampliar sua capacidade intelectual, pensamento lógico, a solução de problemas, o hábito da leitura, da observação, da pesquisa, da responsabilidade social, da preservação do meio ambiente e da sua participação individual e coletiva na sociedade.

LÍNGUA PORTUGUESA

a) Objetivo da disciplina: Desenvolver o senso crítico e a habilidade de expressar-se oralmente e por escrito através da leitura e interpretação estimulando a reflexão e a imaginação.
        
CONTEÚDOS
AÇÕES
EXPRESSÃO ORAL E CORPORAL
LEITURA DE TEXTOS: oral, individual e coletiva.
Discussão e opinião sobre textos lidos.
Contar histórias, fatos, ocorrências lidas ou acontecidas.
Dramatização de historias e/ou leituras.
Brincadeiras, jogos.
Cantos.
·         Fazer a leitura de livros, revistas, jornais, propagandas, bulas, manual de instrução, anúncios, adivinhações, trava-línguas, histórias em quadrinhos, etc.
·         Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto, formular e responder as perguntas justificando as respostas, explicar e compreender explicações manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra-argumentar.
·         Participar de situações de uso da linguagem oral utilizando procedimentos da escrita para organizar a exposição.
·         Utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão durante a leitura.
EXPRESSÃO ESCRITA
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL: oral e escrita, mensagem, resumo, idéia principal do texto, identificação do autor, representação em desenho.
·         Realizar exercícios de, pesquisas, entrevistas, tipologia textual, sequenciação de textos, pintura e colagem.
·         Apreciar textos literários.

ORTOGRAFIA
CÓPIA DE PARÁGRAFOS E TEXTOS
DITADO DE PALAVRAS E FRASES E TEXTOS
·         Realizar exercícios diversos.
·         Reescrever e produzir textos utilizando procedimentos de escritor.
·         Revisar textos, próprios e dos outros, em parceria com colegas, com intenção de evitar repetições, ambigüidades e erros ortográficos e gramaticais.
ORDEM ALFABÉTICA  E USO DO DICIONÁRIO
·         Fazer exercícios usando o dicionário.
·         Aprender a usar o dicionário e perceber sua utilidade.
SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS
·         Fazer exercícios através do dicionário.
·         Confeccionar painéis e/ou cartazes.
DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS 
·         Realizar exercícios diversos.
SINAIS DE PONTUAÇÃO E TIPOS DE FRASES.
·         Fazer exercícios, recorte e colagem, através de textos e frases.
REDAÇÃO
VARIOS GÊNEROS TEXTUAIS
·         Produzir textos, poemas, propagandas, anúncios, adivinhações, trava-línguas, histórias em quadrinhos, individuais e coletivos, ouvir os textos dos colegas. Dramatizar cenas de vivências escolares, familiares e histórias, fábulas e lendas.
·         Declamar poemas.
·         Comunicar e ouvir anedotas.
·         Responder perguntas.
·         Exposição de textos.
·         Montagem de textos, descrição e narração de fatos e/ou histórias bilhete, carta, diálogo, entrevista, poesias, acróstico, tipologia textual
GRAMÁTICA
SEPARAÇÃO DE SÍLABAS e classificação quanto ao número de sílabas.
·         Fazer exercícios, recorte e colagem, confecção de painéis e/ou cartazes.
ACENTUAÇÃO: acento agudo, circunflexo, sílaba tônica e classificação quanto a sílaba tônica.
·         Fazer exercícios, recorte e colagem, confecção de painéis e/ou cartazes.
Nomes Próprios comuns, substantivo número, grau, gênero.
Primitivo, Derivado Coletivo.
·         Fazer exercícios, recorte e colagem, confecção de painéis e/ou cartazes, dobraduras e desenho.
VERBOS: identificação, tempos.
·         Fazer exercícios de fixação e análise, recorte e colagem, confecção de painéis e/ou cartazes.
ADJETIVOS.
·         Fazer exercícios, recorte e colagem, confecção de painéis e/ou cartazes.
ARTIGOS: definidos e indefinidos.
·         Fazer exercícios, recorte e colagem, confecção de painéis e/ou cartazes.


MATEMÁTICA

a) Objetivo da disciplina: Desenvolver as habilidades de raciocínio lógico matemático, necessários a compreensão, resolução e formulação de situações-problemas que envolvam as quatro operações fundamentais.

CONTEÚDOS
AÇÕES
NUMERAIS ROMANOS ATÉ 1000: Simbologia, Escrita e Tradução
·         Fazer exercícios, painéis.

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL:
Ordens e classes
Valor absoluto e relativo
Formação de numerais
Decomposição de numerais
Leitura e escrita de numerais
·         Fazer exercícios com ábaco, com quadro de valores e exercícios de fixação.
·         Compreender e usar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais.
ANTECESSOR E SUCESSOR envolvendo milhar e bilhar.
·         Fazer exercícios com ábaco, com quadro de valores e exercícios de fixação.
AS QUATRO OPERAÇÕES:
Adição e subtração, nomes dos Termos e prova real, problemas.
Multiplicação e divisão com 2 e 3 algarismos, nome dos termos, prova real, problemas
·         Fazer exercícios com quadro de valores, painéis, exercícios diversos, exercícios com propaganda, utilizar sistema monetário.
·         Resolver problemas nas quatro operações, usando estratégias pessoais convencionais e cálculo mental.
EXPRESSÕES NUMÉRICAS: com parênteses, colchetes e chaves e as 4 operações
·         Fazer exercícios diversos.
DIVISORES
Divisores
Máximo divisor comum
·         Fazer exercícios diversos.
FRAÇÕES:
Leitura, escrita.
Frações equivalentes.
Números mistos.
Simplificação de frações.
Comparação de frações.
4 operações.
·         Fazer exercícios com material concreto (frutas, bolos, barra de chocolate, sementes, figuras geométricas), exercícios diversos, painéis, recorte, colagem, utilizar receitas de comida.
·         Explorar diferentes significados das frações em situações-problema.
MÚLTIPLOS:
Múltiplos
Mínimo múltiplo comum
·         Fazer exercícios diversos.
NÚMEROS DECIMAIS:
Leitura, escrita, identificação
Quatro operações
Problemas
·         Fazer exercícios com ábaco, com quadro de valores, exercícios diversos.
PERCENTAGEM
·         Fazer exercícios diversos, utilizar propaganda.
·         Usar porcentagem nas situações do dia-a-dia.
·         Explorar a idéia de probabilidade.
SISTEMA MONETÁRIO (quatro operações e problemas)
·         Fazer exercícios diversos, utilizar propaganda, utilizar cédulas e moedas, confeccionar as cédula e moedas.
SISTEMA DE MEDIDAS: Unidades padrão: (Metro, grama, litro e segundo), transformação
·         Confeccionar régua, balança, relógio, utilizar material concreto (litro, copos, garrafas, trena, metro, régua, balanças, relógio), exercícios diversos e práticos, utilizar receitas de comidas.
·         Utilizar unidades comuns de medidas em situação- problemas.
PERÍMETRO
·         Fazer exercícios diversos, exercícios práticos no pátio, na sala.
·         Descrever, interpretar e representar a localização e a movimentação de uma pessoa ou objeto.
ÁREA (quadrado, triângulo e retângulo)
·         Fazer exercícios diversos, exercícios práticos no pátio, na sala.
GRAFICOS E TABELAS
·         Interpretar e construir tabelas simples, de dupla entrada, gráficos de colunas, barras, linhas e de setor.

CIÊNCIAS


a) Objetivo da disciplina: Desenvolver hábitos de observação do meio que o cerca, estabelecendo a interelação dos seres existentes, tendo como responsabilidade e preocupação, a preservação e os cuidados necessários de todos os elementos da natureza.

CONTEÚDOS
AÇÕES
NOÇÃO DO CORPO HUMANO: aparelhos (circulatório, respiratório, digestivo, excretor, locomotor, muscular, nervoso, reprodutor).
·         Reconhecer os aparelhos que fazem parte do corpo humano.
·         Reconhecer a função dos principais órgãos do corpo humano.
·         Fazer exercícios diversos, painéis, recorte, colagem, vídeos.
HIGIENE PESSOAL, MENTAL E AMBIENTAL (Revisão)
·         Fazer exercícios diversos, painéis, recorte, colagem, utilizar material de higiene.
ALIMENTOS E HIGIENE ALIMENTAR: origem, grupos de alimentos e tipos de vitaminas e proteínas.
·         Fazer exercícios diversos, painéis, recorte, colagem, utilizar alimentos, rótulos.
DOENÇAS: (doenças causadas por bactérias, protozoários vírus e vermes) agentes causadores, meios de transmissão, meios preventivos, ervas medicinais.
·         Fazer exercícios diversos, painéis, recorte, colagem, utilizar bulas de remédios, receitas médicas e ervas medicinais, fitas de vídeo.
·         Combater ao mosquito da dengue e orientação sobre outras doenças transmissíveis.
·         Conhecer as doenças sexualmente transmissíveis.
PRIMEIROS SOCORROS:
Ferimentos, hemorragia nasal, queimaduras, insolação, desmaio, envenenamento, picadas de insetos e cobras, asfixia, choque elétrico, fraturas.
·         Fazer exercícios diversos, painéis, recorte, colagem.
OS ANIMAIS: cadeia alimentar.
·         Fazer exercícios diversos, painéis, recorte, colagem.
MEIO AMBIENTE: erosão, desmatamento, poluição ambiental, agrotóxicos, reflorestamento, lixo, fauna e flora
NOÇÃO DO AR: existência, formação, pressão atmosférica, camadas da atmosfera, propriedades do ar, composição, previsão do tempo, poluição do ar.
NOCÃO DE ELETRICIDADE:  
Tipos de energia e condutores de calor.
LUZ
EFEITO ESTUFA
IMPORTANCIA DA ÀGUA
·         Fazer exercícios diversos, painéis, recorte, colagem, fazer observações, fias de vídeo, experiência da erosão.
·         Conhecer a importância da separação e seleção do lixo.
·         Trabalhar a preservação da água.
·         Fazer exercícios diversos, painéis, recorte, colagem, experiência da vela.
·         Fazer exercícios diversos, painéis, recorte, colagem, experiência “brincando e aprendendo com o uso da eletricidade”.
·         Fazer exercícios diversos, painéis, recorte, colagem, experiência do arco-íris.
·         Promover palestras.
·         Preservar e economizar água, importância da água para a vida no planeta.

 


GEOGRAFIA E HISTÓRIA


a) Objetivo da disciplina: Desenvolver no educando a capacidade de integração grupal, embasado através do conhecimento histórico de nosso Estado, despertando o senso crítico inerente a formação do pleno exercício da cidadania.

CONTEÚDOS
AÇÕES
GEOGRAFIA
A AMÉRICA DO SUL no Mundo
·         Localizar a América do Sul no mapa-múndi.
O BRASIL NA AMÉRICA DO SUL e seus limites
·         Localizar o Brasil na América e fazer exercícios com mapas.
DIVISÃO POLÍTICA DO BRASIL e suas regiões
·         Identificar os estados utilizando o mapa do Brasil.
·         Fazer exercícios com os mapas.
O RS NO BRASIL, localização de Engenho Velho no mapa do RS
·         Localizar o RS no mapa do Brasil e fazer exercícios com os mapas.
O RS e seus limites
·         Localizar os vizinhos do RS.
RELEVO DO RS:
Planície Litorânea
Planalto Rio-Grandense
Depressão Central
Serras do Sudeste
A Campanha Gaúcha
·         Realizar pesquisas, confeccionar cartazes sobre a vegetação, construir maquete com barro para representar o relevo, observar paisagem, realizar exercícios diversos, painéis, recorte, colagem.
HIDROGRAFIA DO RS e as duas bacias hidrográficas
·         Caracterizar cada região hidrográfica do RS;
·         Pesquisar e localizar no mapa do RS os rios que formam as Bacias hidrográficas, observar partes dos rios, exercícios diversos.
CLIMA DO RS
·         Fazer exercícios diversos, observar o clima, fazer painel, recorte, colagem.
VEGETAÇÃO DO RS.
·         Fazer exercícios diversos, observar a vegetação no mapa e no meio em que vivem, confeccionar painel, recorte, colagem.

AGRICULTURA

·         Realizar pesquisa, leitura, mapa com colagem de sementes de produtos agrícolas, figuras e debates com alunos, exercícios diversos, observação da agricultura, painel, recorte, colagem.

AGRICULTURA DO RS

·         Realizar pesquisa, leitura, mapa com colagem de sementes de produtos agrícolas, figuras e debates com alunos.
·         Identificar as causas e consequências do êxodo rural no RS;
·         Pesquisar e discutir a questão da Reforma Agrária, realizando exercícios diversos, painel, recorte, colagem.
·         Fazer uma comparação sobre o desenvolvimento da indústria; as técnicas aperfeiçoadas de antigamente até hoje;

AGROPECUÁRIA GAÚCHA

·         Fazer exercícios diversos, painel, recorte, colagem.
AS ESTRADAS GAÚCHAS: principais Rodovias do RS (BRs e RS), principais Ferrovias do RS, principais Hidrovias gaúchas.
·         Fazer exercícios diversos, construir painel, recorte, colagem, pesquisar e localizar nos mapas do Brasil e RS as principais Rodovias, Ferrovias e Hidrovias, observar e analisar quais os meios de transportes mais acessíveis.
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO RS
·         Fazer exercícios diversos, visita a prefeitura e câmara de vereadores.
·         Confeccionar painéis dos poderes tanto a nível estadual como municipal até federal;
·         Confeccionar painéis com fotos, datas dos mandatos dos poderes Executivo e Legislativo do nosso Município.
NOSSOS SÍMBOLOS
·         Realizar exercícios diversos e confeccionar os símbolos, painel, recorte, colagem.
HISTÓRIA

OS ÍNDIOS NO RS

·         Pesquisar e entrevistar pessoas mais antigas e idosas sobre os conflitos entre brancos e índios pela posse das terras;
·         Localizar e descobrir através de pesquisas os primeiros ocupantes do RS (Guaranis, Gês, Kaigang e Pampeanos);
DESCOBERTA DO BRASIL
·         Fazer exercícios diversos.
OS PRIMEIROS HABITANTES DO RS.
·         Fazer exercícios diversos.
MISSÕES JESUITICAS: OS SETE POVOS DAS MISSÕES
·         Visitar as Ruínas de São Miguel.
·         Localizar no mapa do RS os Sete Povos das Missões.
·         Pesquisar como vieram para o RS e como se formaram as primeiras reduções;
·         Estudar os conflitos entre os índios, missionários espanhóis e bandeirantes paulistas.
CONFLITOS ENTRE PORTUGUESES E ESPANHÓIS
·         Pesquisar e montar textos referentes aos conflitos entre portugueses e espanhóis pela ocupação das terras;
O TROPEIRO E A FORMAÇÃO DAS ESTÃNCIAS.
·         Traçar no mapa do RS os caminhos percorridos pelos tropeiros;
AS CHARQUEADAS
·         Pesquisar sobre as origens das charqueadas bem como a importância da Indústria do Charque;
FUNDAÇÃO DE PORTO ALEGRE E IMIGRAÇÃO AÇORIANA
·         Identificar os Municípios gaúchos usando o mapa do RS e discutir as causas do aumento da urbanização, pesquisar a origem das principais cidades gaúchas, localizar as maiores cidades do nosso Estado observando e discutindo a questão da superpopulação, desemprego, violência, uso de drogas, etc;
·         Localizar no mapa do RS a capital de nosso Estado, sua origem e sua importância para o desenvolvimento do RS;
·         Perceber nosso município, como um dos menores municípios do Estado, comparar com outros maiores e do mesmo porte, observando: desemprego, violência, indústria e outros problemas que há ou não no município.
OS IMIGRANTES NO RS:
Imigração alemã
Imigração italiana
·         Fazer entrevistas para resgatar a sua identidade, pesquisar as outras etnias ou origens, pesquisar, ou melhor, entrevistar pessoas descendentes dessas civilizações ou raças.
·         Localizar no mapa os países de onde vieram os imigrantes italianos e alemães;
·         Localizar no mapa do RS as regiões e cidades onde se instalaram esses imigrantes e entrevistar seus descendentes sobre as causas dessa imigração;
·         Observar as causas dos destacamentos de nossa região pelos imigrantes através de pesquisas e entrevistar com seus descendentes;

REVOLUÇÃO FARROUPILHA: o gaúcho, danças gaúchas, lendas gaúchas, destaques gaúchos.

·         Promover Palestras e atividades afins.
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
·         Trabalhar os principais aspectos relacionados ao tema.
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
·         Perceber a importância da proclamação da república para o Brasil.
A MULHER NO RS
·         Identificar a importância da mulher.
HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
·         Ler e interpretar textos, artigos, recortes, diálogos e observações.


EDUCAÇÃO RELIGIOSA


a) Objetivos específicos da disciplina: Despertar no aluno a importância da vida humana como obra de Deus; Promover a participação consciente na comunidade de fé e assim contribuir para o aprimoramento, na prática dos valores morais amando e respeitando a vida; Desenvolver no aluno para a importância da vida como obra de Deus e fazer que ele reconheça que a conviv6encia fraterna nos ajuda a construir um mundo mais irmão, desenvolvendo no aluno atitudes de respeito, ajuda ao próximo, perdão, fraternidade, solidariedade e coleguismo; Desenvolver o senso crítico, a solidariedade, a fé, o coleguismo e a habilidade de expressar-se oralmente e por escrito de leituras, leituras bíblicas, fazendo a interpretação estimulando a reflexão e a imaginação.

CONTEÚDOS
AÇÕES
VALORES
·         Desenvolver valores como amizade, amor, respeito, atenção, solidariedade, etc., através do diálogo e atividades lúdicas (dinâmicas).
ENSINO RELIGIOSO
·         Desenvolver a espiritualidade, o respeito a Deus e à vida, através de parábolas, histórias infantis, vídeos, textos bíblicos, orações, músicas, etc.
·         Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura, adotando uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.

 


ARTES


Objetivo específico da disciplina: Expressar-se, identificar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas. Sabendo compreender e saber identificar a arte como fato histórico e social nas diversas culturas.

CONTEÚDOS
AÇÕES
ARTES VISUAIS
·         Conhecer obras de arte, apreciar, identificar e fazer a reprodução das mesmas;
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS
·         Montar um álbum sobre artes, com recortes, cartões, etc.
CORES
·         Reconhecer e identificá-las nas obras de arte, através de apreciação visual;
·         Dialogar sobre as mesmas;
·         Realizar trabalhos com tintas;
·         Produzir com cores usando uma para formar outras;
TEXTURA
·         Identificá-las e reconhecer em trabalhos artísticos, desenvolvê-las através de frotagens, pinturas, barro, modelagem, trabalho motor;
LINHAS
·         Identificar a importância das mesmas nas obras e nos desenhos artísticos;
MOTRICIDADE
·         Trabalhar a motricidade através de modelagem, recortes, colagem, pintura variada, frotagens, produção artística, trabalhos manuais, madeira, pano, algodão, lixa, etc.
MÚSICA
·         Cantar, dançar, encenar, escrever, completar, brincar e identificar os tipos de músicas;
EXPRESSÃO CORPORAL
·         Trabalhar a expressão corporal através de jogos teatrais, psicomotricidade, danças e brincadeiras;
TEATRO
·         Trabalhar o teatro através de jogos teatrais, com elaboração, criação e interpretação de músicas, poesias, poemas e peças teatrais em datas comemorativas;
DANÇAS
·         Trabalhar tipos e ritmos de dança, as mais variadas coreografias, criação de coreografias variadas;
INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS
·         Realizar releitura de obras de arte.


EDUCAÇÃO FÍSICA



Objetivo específico da disciplina: Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, respeitando e conhecendo características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como, promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.

CONTEÚDOS
AÇÕES
CONHECIMENTO DO CORPO
·         Observar, identificar, analisar, sentir e compreender-se melhor;
·         Fazer exercícios e atividades relacionadas ao autoconhecimento;
ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
·         Expressar-se através de jogos, brincadeiras e danças, exercitar-se através de várias atividades;
ESPORTE
·         Relacionar-se, organiza-se e competir para desenvolver socialização cooperação e solidariedade;
JOGOS
·         Relacionar, organizar e praticar vários tipos de jogos;
PERCEPÇÃO DO CORPO
·         Tocar-se, sentir-se, movimentar-se, organizar-se e refletir sobre o próprio corpo;
EDUCAÇÃO DO CORPO PELO MOVIMENTO
·         Realizar jogos teatrais, exercício psicomotores, movimentar através de jogos, brincadeiras e danças;
EDUCAÇÃO POSTURAL
·         Realizar exercícios e jogos para tomar consciência sobre a postura;
CAPACIDADES FÍSICAS
·         Realizar exercícios de alongamento, físicos conforme a disposição e resistência de cada um;
HABILIDADES MOTORAS
·         Realizar exercícios e brincadeiras motoras, trabalho com frotagens, recortes;
NOÇÕES ESPAÇO TEMPORAL
·         Trabalhar noções de espaços através de diálogo, mapa do eu e exercícios sobre o mesmo, localização temporal diária, conhecer através de brincadeira e corridas o espaço que estávamos inserido e que ocupamos enquanto corpo físico
RODAS E BRINQUEDOS
·         Realizar brincadeiras de rodas e cantigas antigas e confecção de brinquedos com sucatas, material alternativo;
MANIFESTAÇÕES, CULTURAIS E REGIONAIS
·         Identificar manifestações culturais e regionais através de diálogo e reconhecimento dos grupos;
DANÇAS
·         Conhecer danças eruditas, clássicas, modernas e contemporâneas e regionais, iniciação ao jogo e brincadeira e jogos com bolas e atividades recreativas;
JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS
·         Realizar brincadeira e jogos pré-desportivos os mais variados possíveis;
JOGOS POPULARES
·         Fazer a iniciação ao esporte através de jogos, brincadeiras e exercícios pré-desportivos;
ESPORTE COLETIVO E INDIVIDUAL
·         Fazer a prática esportiva.


6 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

·         Relatórios orais e escritos.
·         Interpretação.
·         Comparação.
·         Investigação.
·         Participação, responsabilidade, assiduidade, interpretação, criticidade, criatividade, disponibilidade, expressão oral e escrita, ordem e capricho, domínio de conteúdo, hábitos e atitudes.
·         Relações interpessoais.
·         Respeito mútuo.
·         Interesse, participação, interpretação, organização, letra e memorização.
·         Organização temporal espacial.
·         Capricho.
·         Expressão oral e escrita.
·         Participação, interesse, raciocínio lógico, hábitos e atitudes.
·         Tema, pontualidade, assiduidade, interpretação, domínio do conteúdo, leitura.

7 TEMAS TRANSVERSAIS

Os temas transversais serão trabalhados através de projetos desenvolvidos na escola, abordando os seguintes temas:
·         Ética
·         Pluralidade Cultural
·         Meio Ambiente
·         Saúde
·         Orientação Sexual
·         Cidadania
·         Amizade e respeito entre os seres humanos.


8 AVALIAÇÃO

A avaliação deverá ser contínua e observar o desempenho do educando com prevalência dos aspectos qualitativos;
A avaliação como parte do processo de aprendizagem tem a função diagnóstica no sentido de acompanhar o processo ensino-aprendizagem desenvolvido pela escola, assim como conhecimentos e experiências adquiridas pelos alunos fora da escola, porém relevantes no processo educativo.
A avaliação é a fonte principal de informação e referência para a organização e formação de práticas pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e o crescimento dos alunos.
A avaliação escolar considera todas as dimensões de aprendizagem cognitiva, afetiva, cultural, social e os aspectos atitudinais.
A avaliação tem por finalidade:
I – acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem do aluno;
II – tomar decisões quanto ao aperfeiçoamento das situações de aprendizagem;
III - Promover a adequação dos conteúdos e métodos de ensino a serem aplicados na turma.
A avaliação incide sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências de aprendizagem. A avaliação utiliza instrumentos diversificados como:
I – maior importância à atividade crítica, a capacidade de síntese e a elaboração pessoal sobre memorização;
II – testes escritos, trabalhos de pesquisas, atividades individuais e em grupo que exijam criatividade;
A avaliação é registrada em documentos próprios, como: diário de classe, boletim escolar e fichas individuais, a fim de assegurar a autenticidade da vida escolar do aluno.
O professor utiliza vários instrumentos de aferição do conhecimento do aluno, em consonância com o Plano de Estudo e o seu Plano de Trabalho.


9 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO

A escola oferece ao aluno com baixo rendimento estudos de recuperação, conforme legislação vigente, preferencialmente paralelo ao período letivo.
Os estudos de recuperação constituem-se em nova oportunidade de estudos, contribuindo para aquisição ou complementação de competências e habilidades.
Os estudos de recuperação compreendem necessariamente a assessoria do professor, com novas abordagens do conteúdo a fim de possibilitar o aprendizado do aluno. O professor é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação das atividades de recuperação. Os estudos de recuperação são registrados sistematicamente no diário de classe adotando-se, entre outros os seguintes procedimentos:
I – retomada do conteúdo anterior;
II – atendimento de dúvidas;
III - exercícios adicionais de compreensão e fixação;
IV - atendimento individual;
V – atividades a ser realizada pelo aluno individualmente ou em grupo, em casa ou na escola;
VI - atividades a serem desenvolvidas na escola no turno inverso ao de aula regular;
VII - aulas ministradas no turno inverso, aos sábados ou em dias não letivos.

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