PE 1º ANO PÃVÃNH HÁ



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PÃVÃNH HÁ


 
PLANO DE ESTUDO
1º ANO
2015-2016


 
Engenho Velho, dezembro de 2014.

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Endereço: Rua Antônio Trombeta, 35
Município: Engenho Velho – RS
Telefone: (54) 3363 – 9607 e (54) 3363 – 9600
Secretária: Leonara Piran Frigeri
Coordenação Pedagógica: Leidinara B. Santin
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas

2. FILOSOFIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

·         Inserir a comunidade na vida da escola e a escola na vida da comunidade, desenvolvendo processos participativos.
·         Construir juntos o Projeto Político Pedagógico da Escola e desenvolvê-la de tal maneira que todos os segmentos da Comunidade escolar se reconheçam e estejam verdadeiramente comprometidos com ela.
·         Adequar a estrutura, o funcionamento e a organização da escola ao seu Projeto Político Pedagógico e aos princípios de descentralização e mobilização.
“Ser uma Escola de todos e para todos.”

3. PRINCÍPIOS NORTEADORES E VALORES

A principal função da escola é formar cidadão com consciência de suas raízes históricas, capazes de afirmar a sua identidade.
Proporcionar ao homem a realização integral, abrindo caminhos à transformação social.
O homem como centro do processo, ser crítico, questionador, dialógicos e que busque constantemente sua libertação pessoal e transformação da realidade em que vive.
Os valores do ser humano devem ser trabalhados de forma que atinjam a plenitude em seu desenvolvimento e no relacionamento na sociedade.
O homem, por ser criado a imagem e semelhança de Deus, para ser feliz é que ele se ame e tenha confiança em si próprio, para poder irradiar felicidade e confiança aos outros. A plena felicidade é adquirida através do amor a Deus, da fé vivenciada e do pleno conhecimento que o amor fraterno conduz à justiça e a solidariedade; transformando a sociedade, de modo a fazê-la mais feliz, livre de preconceitos e individualismos.
A família é a base da sociedade. É nela que nascem os integrantes desta sociedade. Os valores morais, culturais, sociais e educacionais são estruturados neste primeiro grupo social.
O homem constrói a sua história a partir de sua vivência, da experiência e da busca de conhecimentos.
É coerente, honesto, comprometido com a verdade e, por isso, tem consciência política e ideológica, capaz de abrir mão de suas convicções, é aberto ao diálogo e às mudanças que acontecem no contexto histórico- social.
Na sociedade ideal, os homens se revelam cidadãos conscientes que lutam pela sua sociedade, em benefício do amor à terra, da preocupação com a produção de alimentos naturais, da preservação do solo e do meio ambiente, em busca de condições básicas de sobrevivência.
O ser humano, dotado de inteligência, torna-se capaz de conhecer e decidir sobre si mesmo e sobre o mundo, através de seu conhecimento, descobre suas potencialidades científicas e culturais. A partir desses conhecimentos, o homem estabelece conceitos e princípios, alcança sua auto realização e luta para atingir seu crescimento pessoal, cultural e profissional.
Mas é inegável que o momento atual exige dos homens novos pensamentos e atitudes. Percebem-se em todos os aspectos (profissional, familiar, religioso, social) as influências e as consequências das mudanças e transformações ocorridas ao longo do processo de formação da humanidade.
Acredita-se que a grande maioria das pessoas aspira sempre uma vida melhor, mais harmonia, menos violência, mais compreensão e amor entre os homens. Enfim, quantidade e qualidade de bem-estar são desejos constantes a permear a vida de todos.
Na real formação do cidadão há que se respaldar em princípios e valores que propicie a humanização, como a solidariedade, a justiça, a cooperação, o saber e o prazer entre outros.
No desejo é que toda a comunidade escolar (pais, funcionários, alunos, professores e equipe diretiva) são nossos parceiros nesta busca. Educar para a cidadania e a cooperação implicam em trabalhar num espaço onde valores estão em primeira ordem: o respeito e a ética.
 
4. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Nome da Instituição de Ensino: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pãvãnh Há
Endereço: Linha Bela Vista
Município: Engenho Velho - RS
Telefone: (54) 3363 – 9600
Responsáveis pela elaboração do Plano de Ensino:
Direção da Instituição de Ensino: Ivete T. Rizzotto
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas

5. FILOSOFIA DA ESCOLA

A integração do aluno na comunidade na qual faz parte, tornando-o um ser participativo, responsável, pensante e autônomo em suas decisões.

5.1 Objetivos da Instituição de Ensino

Promover situações para que a Comunidade Escolar possa trocar conhecimentos e construir um processo de ensino aprendizagem que lhes possibilite o acesso a informações e atividades complementares e que lhes permita tornar estes cidadãos críticos, politizados, capazes de exercer conscientemente sua cidadania, buscando através de uma ação coletiva a garantia de uma vida mais digna e mais justa.

5.2 Objetivos do Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, obrigatório e gratuito na escola pública, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
·    O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e interpretação, da escrita e produção textual e do cálculo.
·    A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
·    O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
·    O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

5.3 Objetivo Específico da Série

Propiciar o desenvolvimento de atividades de socialização, integração e autoconhecimento de si próprio e com os outros, a fim de desenvolver-se em todos os aspectos social, cognitivos, psicológicos e físicos de forma lúdica, participativa e demonstrando atitudes de interesse e respeito do ensino da aprendizagem da criança.

CONTEÚDO INTERDISCIPLINAR

CONTEÚDOS
AÇÕES
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL
·         Utilizar o vocabulário e sintaxe adequados às várias situações vividas ou simuladas na escola, expressando-se oralmente sobre seus desejos, sentimentos, ideias e pensamentos.
·         Demonstrar sensibilidade, respeito e empatia ao ouvir expressões e falas em diferentes registros e dialetos.
·         Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas.
INTERPRETAÇÃO ORAL
·         Ouvir e interpretartextos lidos.
·         Comentar notícias veiculadas em diferentes mídias: rádio, TV, internet, jornais, revistas, etc.
·         Antecipar significados de um texto escrito a partir das imagens / ilustrações que o acompanham.
·         Identificar princípio, meio e fim de diferentes tipos de textos.
GÊNEROS TEXTUAIS
·         Ler e utilizar textos de diferentes linguagens, tais como parlendas, adivinhas, canções infantis, poesias, textos literários, gibis, etc., de forma lúdica.
·         Diferenciar as características básicas de diferentes textos e publicações e conhecer os diferentes usos e funções desses portadores.
PRODUÇÃO TEXTUAL
·         Produzir textos orais em situações comunicativas simuladas, utilizando recursos expressivos próprios, a partir de diferentes gêneros textuais.
·         Usar conhecimentos sobre as características estruturais das narrativas clássicas ao produzir um texto, ditando ao professor, respeitando as normas da linguagem que se escreve.
ESCRITA E LEITURA DE NOMES PRÓPRIOS, DE PALAVRAS E DE FRASES.
HIPÓTESE SILÁBICA
·         Escrever o próprio nome e utilizá-lo como referência para escrita de palavras e frases.

·         Escrever usando hipóteses silábicas, com ou sem valor sonoro convencional.
ALFABETO (letras cursivas e de imprensa) e famílias silábicas
·         Identificar o nome das letras.
·         Conhecer e identificar letras de diferentes formas gráficas (maiúsculas e cursivas).
·         Reconhecer palavras de uma mesma família silábica.
IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS
·         Localizar um nome específico numa lista de palavras do mesmo campo semântico.
·         Localizar informações explícitas no texto.
REESCRITA DE TEXTOS
·         Reescrever textos conhecidos.
·         Revisar textos coletivamente, apoiados na leitura oral do professor.
NÚMEROS ATÉ 100: classificação e seriação, contagens com ou sem material concreto, relação quantidade/símbolo numérico/escrita, ordem crescente/decrescente, número antecessor/sucessor
·         Atribuir significado, produzir e operar números em situações diversas de acordo com suas hipóteses.
·         Utilizar os números para expressar quantidades de elementos e a ordem numa sequência, desenvolvendo estratégias de contagem oral de objetos.
·         Ler, interpretar e produzir escritas numéricas com base no princípio posicional, com ou sem registro convencional.
·         Selecionar e classificar objetos.
SINAIS: igual/diferente, maior/menor, mais/ menos
·         Utilizar os diferentes sinais, estabelecendo comparações em situações do cotidiano.
NÚMEROS PARES E ÍMPARES, NÚMEROS ORDINAIS
·         Compreender e utilizar os números pares, ímpares e ordinais em situações do cotidiano.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
·         Desenvolver e utilizar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam adição e subtração.
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: unidades e dezenas
·         Construir o significado de sistema de numeração decimal, explorando situações-problema que envolva contagem.
·         Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos no sistema de numeração decimal.
·         Relacionar os sistemas de numeração com o cotidiano.
·         Manusear adequadamente recursos como ábaco, material dourado, amarradinhos e barrinhas de cuisenare.
DEZENA/MEIA DEZENA DÚZIA/MEIA DÚZIA
·         Compreender e utilizar dezena/meia dezena, dúzia/meia dúzia em situações do cotidiano.
LEITURAS MATEMÁTICAS
·         Ler mapas e plantas baixas simples.
FORMAS GEOMÉTRICAS: círculo, quadrado, retângulo e triângulo
·         Identificar e representar semelhanças entre as formas geométricas.
·         Nomear corretamente as formas geométricas mais usuais (quadrado, círculo, triângulo, retângulo).
NOÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO
·         Identificar e utilizar unidades de tempo - dia, noite, semana, mês, ano, horas, calendário.
SISTEMAS DE MEDIDAS: massa, comprimento, capacidade
·         Comparar, identificar e estimar grandezas (comprimento, massa, temperatura e capacidade).
·         Iniciar o uso de instrumentos de medidas.
NOÇÕES DE TABELAS E GRÁFICOS
·         Coletar e organizar informações por meio de tabelas e gráficos simples.
IDENTIDADE
·         Buscar referências para a construção da própria identidade, baseando-se na escrita do nome e sobrenome.
EU
·         Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas de forma lúdica.
FAMÍLIA E CASA
·         Reconhecer-se membro de uma família.
·         Identificar e nomear os membros de sua família, descrevendo a sua moradia.
·         Vivenciar os valores, costumes e histórias da própria família e dos outros da classe.
COMUNIDADE
·         Identificar lugares conhecidos próximos e distantes da escola: um bairro, outra cidade, uma comunidade rural.
ESCOLA
·         Localizar a escola e seus pontos de referência.
·         Conhecer os espaços da escola, assim como identificar e nomear as pessoas que ali trabalham e as funções que desempenham.
DIVERSIDADE CULTURAL
·         Conhecer a própria identidade cultural, bem como outros grupos e culturas existentes no seu meio social, respeitando e valorizando-os.
·         Conhecer, resgatar e vivenciar as manifestações culturais da população brasileira.
CULTURA AFRO-INDÍGENA
·         Reconhecer e valorizar os principais aspectos dessas culturas para a comunidade.
O CORPO HUMANO
·         Descobrir e conhecer o próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
HIGIENE CORPORAL, BUCAL E MENTAL
·         Desenvolver hábitos de higiene e atitudes que contribuam para a saúde individual e coletiva.
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS
·         Identificar os órgãos de sentido, sua função e importância no corpo humano.
ALIMENTAÇÃO
·         Perceber a importância da alimentação saudável para manter a saúde, através da construção lúdica da pirâmide alimentar, execução de receitas e palestras.
SERES VIVOS E NÃO VIVOS
·         Identificar e analisar as diferenças entre os seres vivos e os seres não vivos.
ANIMAIS
·         Reconhecer, identificar e valorizar animais e seus habitats naturais.
·         Identificar e caracterizar os animais úteis/nocivos, domésticos/selvagens.
PLANTAS
·         Reconhecer as plantas como seres vivos.
·         Identificar e nomear as partes da planta, através de observações e experimentos.
ÁGUA
·         Perceber a importância da água para a vida dos seres vivos, adotando, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização a partir de uma postura crítica.
DATAS COMEMORATIVAS
·         Conhecer a história de determinadas datas comemorativas, bem como participar das atividades promovidas pela escola.
DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA
·         Ler e identificar os direitos das crianças utilizando histórias e imagens.
·         Construir a noção de justiça, percebendo-se como sujeito de direitos e deveres.
MEIOS DE TRANSPORTE
·         Identificar e classificar os meios de transporte.
·         Reconhecer a utilidade dos meios de transporte para nossa vida.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
·         Identificar as principais formas de comunicação disponíveis no seu meio social atualmente, reconhecendo sua importância, utilidade e influências em nossas vidas.
COORDENAÇÃO MOTORA E LATERALIDADE
·         Desenvolver noções de lateralidade e coordenação motora através de brincadeiras, jogos, músicas, danças.
ARTES
·         Desenvolver a linguagem visual, musical e teatral através da promoção de atividades práticas e lúdicas.
·          Desenvolver ritmo, melodia e expressão corporal através da dança.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS: trabalho com obras de artes
·         Conhecer, ler e interpretar obras de arte.
·         Fazer releitura de obras de artes.
VALORES
·         Desenvolver valores como amizade, amor, respeito, atenção, solidariedade, etc., através do diálogo e atividades lúdicas (dinâmicas).
ENSINO RELIGIOSO
·         Desenvolver a espiritualidade, o respeito a Deus e à vida, através de parábolas, histórias infantis, vídeos, textos bíblicos, orações, músicas, etc.
·         Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura, adotando uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.


6 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação deverá ser processual, diagnóstica, participativa, formativa e redimensionadora da ação pedagógica e realizada através de formas abrangentes, observando a criança e analisando seu processo de crescimento nos aspectos social, cognitivos, psicológicos e físicos.
O parecer descritivo de cada aluno acontecerá ao final de cada trimestre letivo e deverá ser elaborado a partir de instrumentos e procedimentos de observação, de registro e de reflexão constante do processo de ensino-aprendizagem.


7 TEMAS TRANSVERSAIS

Os temas transversais serão trabalhados através de projetos desenvolvidos na escola, abordando os seguintes temas:
·         Ética
·         Pluralidade Cultural
·         Meio Ambiente
·         Saúde
·         Orientação Sexual
·         Cidadania
·         Amizade e respeito entre os seres humanos.

8 AVALIAÇÃO

A avaliação contínua do desempenho do educando com prevalência dos aspectos qualitativos;
A avaliação como parte do processo de aprendizagem tem a função diagnóstica no sentido de acompanhar o processo ensino-aprendizagem desenvolvido pela escola, assim como conhecimentos e experiências adquiridas pelos alunos fora da escola, porém relevantes no processo educativo.
A avaliação é a fonte principal de informação e referência para a organização e formação de práticas pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e o crescimento dos alunos.
A avaliação escolar considera todas as dimensões de aprendizagem cognitiva, afetiva, cultural, social e os aspectos atitudinais.
A avaliação tem por finalidade:
I – acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem do aluno;
II – tomar decisões quanto ao aperfeiçoamento das situações de aprendizagem;
III - Promover a adequação dos conteúdos e métodos de ensino a serem aplicados na turma.
A avaliação incide sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências de aprendizagem. A avaliação utiliza instrumentos diversificados como:
I – maior importância à atividade crítica, a capacidade de síntese e a elaboração pessoal sobre memorização;
II – testes escritos, trabalhos de pesquisas, atividades individuais e em grupo que exijam criatividade;
A avaliação é registrada em documentos próprios, como: diário de classe, boletim escolar e fichas individuais, a fim de assegurar a autenticidade da vida escolar do aluno.
O professor utiliza vários instrumentos de aferição do conhecimento do aluno, em consonância com o Plano de Estudo e o seu Plano de Trabalho.


9 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO

A escola oferece ao aluno com baixo rendimento estudos de recuperação, conforme legislação vigente, preferencialmente paralelo ao período letivo.
Os estudos de recuperação constituem-se em nova oportunidade de estudos, contribuindo para aquisição ou complementação de competências e habilidades.
Os estudos de recuperação compreendem necessariamente a assessoria do professor, com novas abordagens do conteúdo a fim de possibilitar o aprendizado do aluno. O professor é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação das atividades de recuperação. Os estudos de recuperação são registrados sistematicamente no diário de classe adotando-se, entre outros os seguintes procedimentos:
I – retomada do conteúdo anterior;
II – atendimento de dúvidas;
III - exercícios adicionais de compreensão e fixação;
IV - atendimento individual;
V – atividades a ser realizada pelo aluno individualmente ou em grupo, em casa ou na escola;
VI - atividades a serem desenvolvidas na escola no turno inverso ao de aula regular;
VII - aulas ministradas no turno inverso, aos sábados ou em dias não letivos.

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