SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PÃVÃNH HÁ
PLANO DE ESTUDO
JARDIM 4 ANOS
2015-2016
Engenho Velho, dezembro de 2014.
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Endereço: Rua Antônio Trombeta, 35
Município: Engenho Velho – RS
Telefone: (54) 3363 – 9607 e (54) 3363 – 9600
Secretária: Leonara Piran Frigeri
Coordenação Pedagógica: Leidinara B. Santin
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas
2.
FILOSOFIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
·
Inserir a
comunidade na vida da escola e a escola na vida da comunidade, desenvolvendo
processos participativos.
·
Construir juntos o Projeto Político Pedagógico da
Escola e desenvolvê-la de tal maneira que todos os segmentos da Comunidade
escolar se reconheçam e estejam verdadeiramente comprometidos com ela.
·
Adequar a estrutura, o funcionamento e a
organização da escola ao seu Projeto Político Pedagógico e aos princípios de
descentralização e mobilização.
“Ser uma Escola de
todos e para todos.”
3. PRINCÍPIOS NORTEADORES E VALORES
A principal
função da escola é formar cidadão com consciência de suas raízes históricas,
capazes de afirmar a sua identidade.
Proporcionar
ao homem a realização integral, abrindo caminhos à transformação social.
O homem
como centro do processo, um ser crítico, questionador, dialógicos e que busque
constantemente sua libertação pessoal e transformação da realidade em que vive.
Os valores
do ser humano devem ser trabalhados de forma que atinjam a plenitude em seu
desenvolvimento e no relacionamento na sociedade.
O homem,
por ser criado a imagem e semelhança de Deus, para ser feliz é que ele se ame e
tenha confiança em si próprio, para poder irradiar felicidade e confiança aos
outros. A plena felicidade é adquirida através do amor a Deus, da fé vivenciada
e do pleno conhecimento que o amor fraterno conduz à justiça e a solidariedade;
transformando a sociedade, de modo a fazê-la mais feliz, livre de preconceitos
e individualismos.
A família é
a base da sociedade. É nela que nascem os integrantes desta sociedade. Os
valores morais, culturais, sociais e educacionais são estruturados neste
primeiro grupo social.
O homem
constrói a sua história a partir de sua vivência, da experiência e da busca de
conhecimentos.
É coerente,
honesto, comprometido com a verdade e, por isso, tem consciência política e
ideológica, capaz de abrir mão de suas convicções, é aberto ao diálogo e às
mudanças que acontecem no contexto histórico- social.
Na
sociedade ideal, os homens se revelam cidadãos conscientes que lutam pela sua
sociedade, em benefício do amor à terra, da preocupação com a produção de
alimentos naturais, da preservação do solo e do meio ambiente, em busca de
condições básicas de sobrevivência.
O ser
humano, dotado de inteligência, torna-se capaz de conhecer e decidir sobre si
mesmo e sobre o mundo, através de seu conhecimento, descobre suas
potencialidades científicas e culturais. A partir desses conhecimentos, o homem
estabelece conceitos e princípios, alcança sua auto realização e luta para
atingir seu crescimento pessoal, cultural e profissional.
Mas é
inegável que o momento atual exige dos homens novos pensamentos e atitudes.
Percebem-se em todos os aspectos (profissional, familiar, religioso, social) as
influências e as consequências das mudanças e transformações ocorridas ao longo
do processo de formação da humanidade.
Acredita-se
que a grande maioria das pessoas aspira sempre uma vida melhor, mais harmonia,
menos violência, mais compreensão e amor entre os homens. Enfim, quantidade e
qualidade de bem-estar são desejos constantes a permear a vida de todos.
Na real
formação do cidadão há que se respaldar em princípios e valores que propicie a
humanização, como a solidariedade, a justiça, a cooperação, o saber e o prazer
entre outros.
No desejo é
que toda a comunidade escolar (pais, funcionários, alunos, professores e equipe
diretiva) são nossos parceiros nesta busca. Educar para a cidadania e a
cooperação implicam em trabalhar num espaço onde valores estão em primeira
ordem: o respeito e a ética.
4. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Nome da
Instituição de Ensino: Escola Municipal de
Educação Infantil e Ensino Fundamental Pãvãnh Há
Endereço: Linha Bela
Vista
Município: Engenho
Velho - RS
Telefone: (54) 3363 –
9600
Responsáveis pela elaboração do Plano de Ensino:
Direção da Instituição de Ensino: Ivete T. Rizzotto
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas
5. FILOSOFIA DA ESCOLA
A
integração do aluno na comunidade na qual faz parte, tornando-o um ser
participativo, responsável, pensante e autônomo em suas decisões.
5.1 Objetivos da Instituição de Ensino
Promover situações para que a Comunidade Escolar possa
trocar conhecimentos e construir um processo de ensino aprendizagem que lhes
possibilite o acesso a informações e atividades complementares e que lhes
permita tornar estes cidadãos críticos, politizados, capazes de exercer
conscientemente sua cidadania, buscando através de uma ação coletiva a garantia
de uma vida mais digna e mais justa.
5.2
Objetivos específicos da turma
·
Conhecer e valorizar seu nome e sua história;
·
Reconhecer o nome através de fichas, brincadeiras,
cantos e atividades orais e escritas;
·
Identificar as letras do nome e sua sequência;
·
Socializar-se e interagir com os colegas
demonstrando boas maneiras e amizade;
·
Identificar as partes do corpo e das diferentes
sensações e ritmos que ele produz;
·
Interessar-se pelo cuidado do próprio corpo,
executando ações relacionadas à saúde e higiene;
·
Compreender noções básicas que devemos ter quanto a
higiene corporal;
·
Participar de situações de comunicação oral, expondo
suas ideias;
·
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao
andar, correr, e pular, desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias
capacidades motoras;
·
Desenvolver a coordenação motora fina e habilidades
manuais através da pintura, desenho, recorte, colagem e modelagem;
·
Desenvolver a percepção tátil, auditiva, olfativa,
gustativa e visual;
·
Desenvolver o raciocínio lógico-matemático
construindo noções de quantidade;
·
Identificar os numerais;
·
Relacionar o símbolo numérico com a quantidade;
·
Vivenciar momentos interativos ao dramatizar, dar
opiniões e socializar-se com colegas;
·
Desenvolver a criatividade, imaginação e a
oralidade inventando histórias, fazendo construções, dramatizando, cantando e
desenhando;
·
Desenvolver o esquema corporal, noção de espaço,
lateralidade, equilíbrio, criatividade, ritmo e a coordenação motora ampla
participando de atividades lúdicas;
·
Identificar as figuras geométricas quanto: cor,
forma, tamanho e espessura;
·
Executar trabalhos artísticos;
·
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais
através da música e dança;
·
Reconhecer os princípios de convivência acordados
na escola e constituídos pela turma;
·
Perceber a importância da preservação do meio
ambiente e da responsabilidade com o mesmo;
·
Reconhecer a água como essência de vida no planeta;
·
Reconhecer a importância de uma alimentação
saudável.
CONTEÚDO INTERDISCIPLINAR
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.
|
· Ouvir, criar e narrar histórias oralmente;
· Conhecer diferentes modalidades de linguagem (história, poesias,
parlenda, músicas);
· Estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos através de
diálogos;
· Reconhecer sons e grafias das letras do alfabeto, através do alfabeto
concreto;
· Apresentação do nome;
· Pintura, recorte, desenho, colagem, modelagem, atividade com sucatas
(embalagem).
|
LINGUAGEM SONORA E CORPORAL
|
· Perceber diferentes sons produzidos pelo corpo, objetos, natureza,
etc;
· Adquirir noção de: sons, duração, ritmo e intensidade;
· Utilizar e criar melodias, músicas e rimas;
· Cantar e dramatizar músicas com criação própria;
· Realizar movimentos leves, fortes, rápidos, utilizando várias áreas do
espaço;
· Imitar, reproduzir ou recriar movimentos corporais, com ou sem fundo
musical;
· Expressar ideia simples com o próprio corpo (gestos);
· Reelaborar o real através do imaginário.
|
CLASSIFICAÇÃO
|
· Estabelecer critérios de agrupamento, a partir da observação e
comparação de objetos (maior/ menor, grosso/fino, grande/pequeno, duro/mole,
quente/frio, seco/molhado);
· Estabelecer símbolos para caracterização de agrupamento;
· Reconhecer as formas geométricas;
· Estabelecer correspondência uma a uma.
· Cores: identificar e nomear
|
SERIAÇÃO
|
·
Ordenar conjuntos de
objetos que apresentam entre si diferença constante;
|
SEQUENCIAÇÃO/ TEMPO
|
·
Identificar,
reconhecer e estabelecer sequência através de movimentos corporais,
discriminação auditiva, manipulação de materiais e representações gráficas;
·
Estabelecer sequências
temporais: ontem/hoje/amanhã; passado/presente/futuro (antes, agora e
depois), manhã/tarde/noite, dias da semana.
|
MEDIDAS
|
· Comparar objetos e/ou pessoas segundo determinadas propriedades
mensuráveis;
· Estabelecer medidas de comprimento utilizando palmo, pés e passos.
|
ESPAÇO
|
· Identificar situações dinâmicas dos objetos ou pessoas, sempre
indicando movimento: de um lado e de outro, para frente/para trás; para o
lado, para cima, para baixo; na mesma direção/ mudando de direção; ordenar
elementos variados; lateralidade: esquerda/direita tendo objetos como
referencial.
|
QUANTIFICAÇÃO/ NÚMERO
|
· Manipular objetos contáveis estabelecendo correspondência um a um;
· Comparar quantidades;
· Receitas;
· Reconhecer os números no contexto da atividade;
· Numerais de 0 a 9;
· Explorar contagem de rotina;
· Desenvolvimento motor/jogos e atividades recreativas/lúdicas
trabalhando: coordenação motora, agilidade, atenção, concentração,
equilíbrio, criatividade e socialização;
· Coordenação motora ampla e fina.
|
GRUPO SOCIAL
|
· Identidade (a importância do EU);
· Identificação como membro de um grupo (família, escola e comunidade);
· Compreender a importância das regras de convivência sociais (por
favor, com licença, desculpe muito obrigado...);
· Identificar e respeitar os direitos e deveres de cada família e da
escola;
· Identificar as funções das pessoas que trabalham na escola;
· Desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade, amizade e respeito;
· Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos.
|
ESPAÇO/ ELEMENTOS SÓCIO-CULTURAIS DO COTIDIANO
|
· Conhecer o local e tipo de moradia; onde mora e onde estuda;
· Identificar os tipos de construção, existentes em seu ambiente;
· Conhecer a importância das datas comemorativas e significativas
(aniversários, cívicas e folclóricas);
· Reconhecer a importância dos meios de comunicação e transportes no seu
cotidiano.
· Conhecer e dialogar sobre a cultura Afro e indígena para respeitar;
|
TRABALHO
|
· Identificar a importância do trabalho para a vida;
· Estabelecer relações entre trabalho e sobrevivência;
· Identificar as profissões.
|
AMBIENTE ESCOLAR
|
· Nome da escola;
· Pessoas envolvidas e suas respectivas funções;
· Vivência de rotinas, normas e regras escolares;
· Valorização das pessoas que fazem parte da comunidade escolar.
|
SER HUMANO
|
· Conhecer e identificar partes do corpo e suas funções;
· Esquema corporal;
· Imagem do seu próprio corpo;
· Expressões faciais;
· Características de gêneros;
· Movimentos naturais;
· Explorar os órgãos dos sentidos;
· Estabelecer semelhança e diferenças entre o seu corpo e de outras
pessoas;
· Perceber o seu corpo e utilizar a atividade corporal;
· Hábitos de higiene: alimentar, pessoal e ambiental.
|
ANIMAIS
|
· Caracterização, classificação e diferenciação dos animais;
· Identificar os usos feitos pelo homem (alimentação, criação,
transporte, extinção);
· Identificar a preocupação com o equilíbrio com a natureza, cadeia
alimentar, preservação;
|
MEIO AMBIENTE
|
· Elementos da natureza: animais, vegetais, astros, ar, água, terra,
paisagens;
· Reciclagem de materiais;
· Conhecer e realizar comparações entre estações do ano, o dia e a
noite, alguns astros, explorando semelhanças e diferenças;
· Lixo: coleta seletiva;
· Valorizar a vida e a preservação do meio ambiente;
· Conscientização do reaproveitamento de matérias de sucata como forma
de diminuir a poluição ambiental;
· Conscientização do uso da água e preservação do meio ambiente.
|
JOGOS E BRINCADEIRAS
|
· Iniciativa da criança, ação sobre os objetos provocando movimentos:
· Empurrar;
· Rolar;
· Deslizar;
· Inclinar;
· Arremessar;
· Deixar cair;
· Soprar;
· Sugar;
· Balançar;
· Girar;
· Equilibrar;
· Chutar;
· Saltar;
· Dançar;
· Imitar.
· Construção de brinquedos com materiais alternativos;
· Brincadeiras de faz de conta, rodas cantadas;
|
DESENVOLVIMENTO MOTOR
|
· Jogos e atividades recreativas/lúdicas trabalhando: coordenação
motora, agilidade, atenção, concentração, equilíbrio, criatividade e
socialização;
· Expressão corporal (posição e direção).
|
VALORES
|
· Desenvolver valores como amizade, amor, respeito, atenção,
solidariedade, etc., através do diálogo e atividades lúdicas (dinâmicas).
· Desenvolver a espiritualidade, o respeito a Deus e à vida, através de
parábolas, histórias infantis, vídeos, textos bíblicos, orações, músicas,
etc.
· Reconhecer a importância do respeito pela
diversidade religiosa presente em nossa cultura, adotando uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e
professores.
|
6 CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser processual, diagnóstica, participativa,
formativa e redimensionadora da ação pedagógica e realizada através de formas abrangentes, observando a criança e
analisando seu processo de crescimento nos aspectos social, cognitivos,
psicológicos e físicos.
O parecer descritivo de cada aluno acontecerá ao final de cada trimestre
letivo e deverá ser elaborado a partir de instrumentos e procedimentos de observação, de
registro e de reflexão constante do processo de ensino-aprendizagem.
7 TEMAS
TRANSVERSAIS
Os temas transversais
serão trabalhados através de projetos desenvolvidos na escola, abordando os
seguintes temas:
·
Ética
·
Pluralidade Cultural
·
Meio Ambiente
·
Saúde
·
Orientação Sexual
·
Cidadania
·
Amizade e respeito entre os seres humanos.
8
AVALIAÇÃO
A avaliação
contínua do desempenho do educando com prevalência dos aspectos qualitativos;
A avaliação
como parte do processo de aprendizagem tem a função diagnóstica no sentido de
acompanhar o processo ensino-aprendizagem desenvolvido pela escola, assim como
conhecimentos e experiências adquiridas pelos alunos fora da escola, porém
relevantes no processo educativo.
A avaliação é
a fonte principal de informação e referência para a organização e formação de
práticas pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e o crescimento dos
alunos.
A avaliação
escolar considera todas as dimensões de aprendizagem cognitiva, afetiva,
cultural, social e os aspectos atitudinais.
A avaliação
tem por finalidade:
I – acompanhar
e aperfeiçoar o processo de aprendizagem do aluno;
II – tomar
decisões quanto ao aperfeiçoamento das situações de aprendizagem;
III - Promover
a adequação dos conteúdos e métodos de ensino a serem aplicados na turma.
A avaliação
incide sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências de aprendizagem.
A avaliação utiliza instrumentos diversificados como:
I – maior
importância à atividade crítica, a capacidade de síntese e a elaboração pessoal
sobre memorização;
II – testes
escritos, trabalhos de pesquisas, atividades individuais e em grupo que exijam
criatividade;
A avaliação é
registrada em documentos próprios, como: diário de classe, boletim escolar e
fichas individuais, a fim de assegurar a autenticidade da vida escolar do aluno.
O professor
utiliza vários instrumentos de aferição do conhecimento do aluno, em
consonância com o Plano de Estudo e o seu Plano de Trabalho.
9 ESTUDOS DE
RECUPERAÇÃO
A escola
oferece ao aluno com baixo rendimento estudos de recuperação, conforme
legislação vigente, preferencialmente paralelo ao período letivo.
Os estudos de
recuperação constituem-se em nova oportunidade de estudos, contribuindo para
aquisição ou complementação de competências e habilidades.
Os estudos de
recuperação compreendem necessariamente a assessoria do professor, com novas
abordagens do conteúdo a fim de possibilitar o aprendizado do aluno. O
professor é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, controle e
avaliação das atividades de recuperação. Os estudos de recuperação são
registrados sistematicamente no diário de classe adotando-se, entre outros os
seguintes procedimentos:
I – retomada do conteúdo anterior;
II – atendimento de
dúvidas;
III - exercícios adicionais de
compreensão e fixação;
IV - atendimento individual;
V – atividades a ser realizada pelo
aluno individualmente ou em grupo, em casa ou na escola;
VI - atividades a serem desenvolvidas
na escola no turno inverso ao de aula regular;
VII - aulas ministradas no turno
inverso, aos sábados ou em dias não letivos.
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