SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO
FUNDAMENTAL CLEITON COSTA
PLANO DE ESTUDO
PRÉ-ESCOLA 5 ANOS
2015-2016
Engenho Velho, dezembro de 2014.
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Endereço: Rua Antônio Trombeta, 35
Município: Engenho Velho – RS
Telefone: (54) 3363 – 9607 e (54) 3363 – 9600
Secretária: Leonara Piran Frigeri
Coordenação Pedagógica: Leidinara B. Santin
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas
2.
FILOSOFIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
·
Inserir a
comunidade na vida da escola e a escola na vida da comunidade, desenvolvendo
processos participativos.
·
Construir juntos o Projeto Político Pedagógico da
Escola e desenvolvê-la de tal maneira que todos os segmentos da Comunidade
escolar se reconheçam e estejam verdadeiramente comprometidos com ela.
·
Adequar a estrutura, o funcionamento e a
organização da escola ao seu Projeto Político Pedagógico e aos princípios de
descentralização e mobilização.
“Ser
uma Escola de todos e para todos.”
3. PRINCÍPIOS NORTEADORES E VALORES
A
principal função da escola é formar cidadão com consciência de suas raízes
históricas, capazes de afirmar a sua identidade.
Proporcionar
ao homem a realização integral, abrindo caminhos à transformação social.
O
homem como centro do processo, ser crítico, questionador, dialógicos e que
busque constantemente sua libertação pessoal e transformação da realidade em
que vive.
Os
valores do ser humano devem ser trabalhados de forma que atinjam a plenitude em
seu desenvolvimento e no relacionamento na sociedade.
O
homem, por ser criado a imagem e semelhança de Deus, para ser feliz é que ele
se ame e tenha confiança em si próprio, para poder irradiar felicidade e
confiança aos outros. A plena felicidade é adquirida através do amor a Deus, da
fé vivenciada e do pleno conhecimento que o amor fraterno conduz à justiça e a
solidariedade; transformando a sociedade, de modo a fazê-la mais feliz, livre
de preconceitos e individualismos.
A
família é a base da sociedade. É nela que nascem os integrantes desta
sociedade. Os valores morais, culturais, sociais e educacionais são
estruturados neste primeiro grupo social.
O
homem constrói a sua história a partir de sua vivência, da experiência e da
busca de conhecimentos.
É
coerente, honesto, comprometido com a verdade e, por isso, tem consciência
política e ideológica, capaz de abrir mão de suas convicções, é aberto ao
diálogo e às mudanças que acontecem no contexto histórico- social.
Na
sociedade ideal, os homens se revelam cidadãos conscientes que lutam pela sua
sociedade, em benefício do amor à terra, da preocupação com a produção de
alimentos naturais, da preservação do solo e do meio ambiente, em busca de
condições básicas de sobrevivência.
O
ser humano, dotado de inteligência, torna-se capaz de conhecer e decidir sobre
si mesmo e sobre o mundo, através de seu conhecimento, descobre suas
potencialidades científicas e culturais. A partir desses conhecimentos, o homem
estabelece conceitos e princípios, alcança sua auto realização e luta para
atingir seu crescimento pessoal, cultural e profissional.
Mas
é inegável que o momento atual exige dos homens novos pensamentos e atitudes.
Percebem-se em todos os aspectos (profissional, familiar, religioso, social) as
influências e as consequências das mudanças e transformações ocorridas ao longo
do processo de formação da humanidade.
Acredita-se
que a grande maioria das pessoas aspira sempre uma vida melhor, mais harmonia,
menos violência, mais compreensão e amor entre os homens. Enfim, quantidade e
qualidade de bem-estar são desejos constantes a permear a vida de todos.
Na
real formação do cidadão há que se respaldar em princípios e valores que
propicie a humanização, como a solidariedade, a justiça, a cooperação, o saber
e o prazer entre outros.
No
desejo é que toda a comunidade escolar (pais, funcionários, alunos, professores
e equipe diretiva) são nossos parceiros nesta busca. Educar para a cidadania e
a cooperação implicam em trabalhar num espaço onde valores estão em primeira
ordem: o respeito e a ética.
4. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Nome
da Instituição de Ensino: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino
Fundamental Cleiton Costa
Endereço: Rua André Martinelli, 13
Município: Engenho Velho - RS
Telefone: (54) 3363 – 9611
Responsáveis pela elaboração do Plano de Ensino:
Direção da Instituição de Ensino: Sandra O. Martinelli
Período de vigência do Plano de Ensino:
2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas
5. FILOSOFIA DA ESCOLA
A
integração do aluno na comunidade na qual faz parte, tornando-o um ser
participativo, responsável, pensante e autônomo em suas decisões.
5.1 Objetivos da Instituição de Ensino
Promover situações para que a Comunidade Escolar possa
trocar conhecimentos e construir um processo de ensino aprendizagem que lhes
possibilite o acesso a informações e atividades complementares e que lhes permita
tornar estes cidadãos críticos, politizados, capazes de exercer conscientemente
sua cidadania, buscando através de uma ação coletiva a garantia de uma vida
mais digna e mais justa.
5.2
Objetivos específicos da turma
·
Proporcionar
condições adequadas para promover o bem-estar da criança, seu desenvolvimento
físico, motor, emocional, afetivo, cognitivo, moral e social, entendendo que
ela é um ser completo, total e indivisível;
·
Contribuir
para a formação global e harmônica da criança, propiciando-lhe experiências
concretas que levem ao seu desenvolvimento integral;
·
Tornar-se
espaço lúdico, um tempo fantasioso e acolhedor para a criança, em ambiente
estimulante;
·
Colaborar
para a aquisição de um conjunto de conceitos básicos, habilidades, atitudes e
hábitos que se transformem em comportamentos indispensáveis para o pleno
desenvolvimento infantil e crescimento saudável.
No desenvolvimento de suas atividades e
implementação de sua Proposta Pedagógica a escola oportuniza as crianças:
·
Desenvolver
uma imagem positiva de atuar de forma cada vez mais independente, com confiança
em suas capacidades e percepção de suas limitações;
·
Favorecer
a descoberta e conhecimento progressivo de seu próprio corpo, suas
potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado
com a própria saúde e bem estar;
·
Estabelecer
vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima
e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação
social;
·
Estabelecer
e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular
seus interesses e pontos de visita com os demais, respeitando a diversidade e
desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
·
Observar
e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais
como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e
valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
·
Brincar,
expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
·
Utilizar
diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas
às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e
ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e
avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez
mais sua capacidade expressiva;
·
Interagir
com os objetos e situações do cotidiano, de forma a construir, gradativamente,
os conhecimentos lógico-matemáticos e lingüísticos;
·
Conhecer
algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e
participação frente a elas, valorizando a diversidade.
·
Desenvolvimento
físico, estimulação sensorial, desenvolvimento da sensibilidade.
·
Desenvolver
uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com
confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
·
Estabelecer
e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular
seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e
desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
CONTEÚDO
INTERDISCIPLINAR
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA
|
·
Ouvir, criar e narrar histórias oralmente;
·
Conhecer diferentes modalidades de linguagem
(história, poesias, parlenda, músicas);
·
Estabelecer trocas verbais com seus colegas e
adultos através de diálogos;
·
Reconhecer sons e grafias das letras do alfabeto,
através do alfabeto concreto;
·
Apresentação do nome;
·
Pintura, recorte, desenho, colagem, modelagem,
atividade com sucatas (embalagem).
|
LINGUAGEM SONORA E
CORPORAL
|
· Perceber diferentes sons produzidos pelo corpo, objetos, natureza,
etc;
· Adquirir noção de: sons, duração, ritmo e intensidade;
· Utilizar e criar melodias, músicas e rimas;
· Cantar e dramatizar músicas com criação própria;
· Realizar movimentos leves, fortes, rápidos, utilizando várias áreas do
espaço;
· Imitar, reproduzir ou recriar movimentos corporais, com ou sem fundo
musical;
· Expressar ideia simples com o próprio corpo (gestos);
· Reelaborar o real através do imaginário.
|
CLASSIFICAÇÃO
|
· Estabelecer critérios de agrupamento, a partir da observação e
comparação de objetos (maior/ menor, grosso/fino, grande/pequeno, duro/mole,
quente/frio, seco/molhado);
· Estabelecer símbolos para caracterização de agrupamento;
· Reconhecer as formas geométricas;
· Estabelecer correspondência uma a uma.
· Cores: identificar e nomear
|
SERIAÇÃO
|
·
Ordenar conjuntos de objetos que apresentam entre
si diferença constante;
|
SEQUENCIAÇÃO/ TEMPO
|
·
Identificar, reconhecer e estabelecer sequência
através de movimentos corporais, discriminação auditiva, manipulação de
materiais e representações gráficas;
·
Estabelecer sequências temporais:
ontem/hoje/amanhã; passado/presente/futuro (antes, agora e depois),
manhã/tarde/noite, dias da semana.
|
MEDIDAS
|
· Comparar objetos e/ou pessoas segundo determinadas propriedades
mensuráveis;
· Estabelecer medidas de comprimento utilizando palmo, pés e passos.
|
ESPAÇO
|
· Identificar situações dinâmicas dos objetos ou pessoas, sempre
indicando movimento: de um lado e de outro, para frente/para trás; para o
lado, para cima, para baixo; na mesma direção/ mudando de direção; ordenar
elementos variados; lateralidade: esquerda/direita tendo objetos como
referencial.
|
QUANTIFICAÇÃO/ NÚMERO
|
· Manipular objetos contáveis estabelecendo correspondência um a um;
· Comparar quantidades;
· Receitas;
· Reconhecer os números no contexto da atividade;
· Numerais de 0 a 9;
· Explorar contagem de rotina;
· Desenvolvimento motor/jogos e atividades recreativas/lúdicas
trabalhando: coordenação motora, agilidade, atenção, concentração,
equilíbrio, criatividade e socialização;
· Coordenação motora ampla e fina.
|
GRUPO SOCIAL
|
· Identidade (a importância do EU);
· Identificação como membro de um grupo (família, escola e comunidade);
· Compreender a importância das regras de convivência sociais (por
favor, com licença, desculpe muito obrigado...);
· Identificar e respeitar os direitos e deveres de cada família e da
escola;
· Identificar as funções das pessoas que trabalham na escola;
· Desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade, amizade e respeito;
· Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos.
|
ESPAÇO/ ELEMENTOS
SÓCIO-CULTURAIS DO COTIDIANO
|
· Conhecer o local e tipo de moradia; onde mora e onde estuda;
· Identificar os tipos de construção, existentes em seu ambiente;
· Conhecer a importância das datas comemorativas e significativas
(aniversários, cívicas e folclóricas);
· Reconhecer a importância dos meios de comunicação e transportes no seu
cotidiano.
· Conhecer e dialogar sobre a cultura Afro e indígena para respeitar;
|
TRABALHO
|
· Identificar a importância do trabalho para a vida;
· Estabelecer relações entre trabalho e sobrevivência;
· Identificar as profissões.
|
AMBIENTE ESCOLAR
|
· Nome da escola;
· Pessoas envolvidas e suas respectivas funções;
· Vivência de rotinas, normas e regras escolares;
· Valorização das pessoas que fazem parte da comunidade escolar.
|
SER HUMANO
|
· Conhecer e identificar partes do corpo e suas funções;
· Esquema corporal;
· Imagem do seu próprio corpo;
· Expressões faciais;
· Características de gêneros;
· Movimentos naturais;
· Explorar os órgãos dos sentidos;
· Estabelecer semelhança e diferenças entre o seu corpo e de outras
pessoas;
· Perceber o seu corpo e utilizar a atividade corporal;
· Hábitos de higiene: alimentar, pessoal e ambiental.
|
ANIMAIS
|
· Caracterização, classificação e diferenciação dos animais;
· Identificar os usos feitos pelo homem (alimentação, criação,
transporte, extinção);
· Identificar a preocupação com o equilíbrio da natureza, cadeia
alimentar, preservação;
|
MEIO AMBIENTE
|
· Elementos da natureza: animais, vegetais, astros, ar, água, terra,
paisagens;
· Reciclagem de materiais;
· Conhecer e realizar comparações entre estações do ano, o dia e a
noite, alguns astros, explorando semelhanças e diferenças;
· Lixo: coleta seletiva;
· Valorizar a vida e a preservação do meio ambiente;
· Conscientização do reaproveitamento de matérias de sucata como forma
de diminuir a poluição ambiental;
· Conscientização do uso da água e preservação do meio ambiente.
|
JOGOS E BRINCADEIRAS
|
· Iniciativa da criança, ação sobre os objetos provocando movimentos:
· Empurrar;
· Rolar;
· Deslizar;
· Inclinar;
· Arremessar;
· Deixar cair;
· Soprar;
· Sugar;
· Balançar;
· Girar;
· Equilibrar;
· Chutar;
· Saltar;
· Dançar;
· Imitar.
· Construção de brinquedos com materiais alternativos;
· Brincadeiras de faz de conta, rodas cantadas;
|
DESENVOLVIMENTO MOTOR
|
·
Jogos e atividades recreativas/lúdicas trabalhando:
coordenação motora, agilidade, atenção, concentração, equilíbrio,
criatividade e socialização;
· Expressão corporal (posição e direção).
|
VALORES
|
· Desenvolver valores como amizade, amor, respeito, atenção,
solidariedade, etc., através do diálogo e atividades lúdicas (dinâmicas).
· Desenvolver a espiritualidade, o respeito a Deus e à vida, através de
parábolas, histórias infantis, vídeos, textos bíblicos, orações, músicas,
etc.
· Reconhecer a importância do respeito pela
diversidade religiosa presente em nossa cultura, adotando uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e
professores.
|
6 CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser processual, diagnóstica, participativa,
formativa e redimensionadora da ação pedagógica e realizada através de formas abrangentes, observando a criança e
analisando seu processo de crescimento nos aspectos social, cognitivos,
psicológicos e físicos.
O parecer descritivo de cada aluno acontecerá ao final de cada trimestre
letivo e deverá ser elaborado a partir de instrumentos e procedimentos de observação, de
registro e de reflexão constante do processo de ensino-aprendizagem.
7 TEMAS
TRANSVERSAIS
Os temas transversais
serão trabalhados através de projetos desenvolvidos na escola, abordando os
seguintes temas:
·
Ética
·
Pluralidade Cultural
·
Meio Ambiente
·
Saúde
·
Orientação Sexual
·
Cidadania
·
Amizade e respeito entre os seres humanos.
8
AVALIAÇÃO
A avaliação
contínua do desempenho do educando com prevalência dos aspectos qualitativos;
A avaliação
como parte do processo de aprendizagem tem a função diagnóstica no sentido de
acompanhar o processo ensino-aprendizagem desenvolvido pela escola, assim como
conhecimentos e experiências adquiridas pelos alunos fora da escola, porém
relevantes no processo educativo.
A avaliação é
a fonte principal de informação e referência para a organização e formação de
práticas pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e o crescimento dos
alunos.
A avaliação
escolar considera todas as dimensões de aprendizagem cognitiva, afetiva, cultural,
social e os aspectos atitudinais.
A avaliação
tem por finalidade:
I – acompanhar
e aperfeiçoar o processo de aprendizagem do aluno;
II – tomar
decisões quanto ao aperfeiçoamento das situações de aprendizagem;
III - Promover
a adequação dos conteúdos e métodos de ensino a serem aplicados na turma.
A avaliação
incide sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências de aprendizagem.
A avaliação utiliza instrumentos diversificados como:
I – maior
importância à atividade crítica, a capacidade de síntese e a elaboração pessoal
sobre memorização;
II – testes
escritos, trabalhos de pesquisas, atividades individuais e em grupo que exijam
criatividade;
A avaliação é
registrada em documentos próprios, como: diário de classe, boletim escolar e
fichas individuais, a fim de assegurar a autenticidade da vida escolar do aluno.
O professor
utiliza vários instrumentos de aferição do conhecimento do aluno, em
consonância com o Plano de Estudo e o seu Plano de Trabalho.
9 ESTUDOS DE
RECUPERAÇÃO
A escola
oferece ao aluno com baixo rendimento estudos de recuperação, conforme
legislação vigente, preferencialmente paralelo ao período letivo.
Os estudos de
recuperação constituem-se em nova oportunidade de estudos, contribuindo para
aquisição ou complementação de competências e habilidades.
Os estudos de
recuperação compreendem necessariamente a assessoria do professor, com novas
abordagens do conteúdo a fim de possibilitar o aprendizado do aluno. O
professor é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação
das atividades de recuperação. Os estudos de recuperação são registrados
sistematicamente no diário de classe adotando-se, entre outros os seguintes
procedimentos:
I – retomada do conteúdo anterior;
II – atendimento de
dúvidas;
III - exercícios adicionais de
compreensão e fixação;
IV - atendimento individual;
V – atividades a ser realizada pelo
aluno individualmente ou em grupo, em casa ou na escola;
VI - atividades a serem desenvolvidas
na escola no turno inverso ao de aula regular;
VII - aulas ministradas no turno
inverso, aos sábados ou em dias não letivos.
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