SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO
FUNDAMENTAL CLEITON COSTA
PLANO DE ESTUDO
1º ANO
2015-2016
Engenho Velho, dezembro de 2014.
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Endereço: Rua Antônio Trombeta, 35
Município: Engenho Velho – RS
Telefone: (54) 3363 – 9607 e (54) 3363 – 9600
Secretária: Leonara Piran Frigeri
Coordenação Pedagógica: Leidinara B. Santin
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas
2. FILOSOFIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
·
Inserir a
comunidade na vida da escola e a escola na vida da comunidade, desenvolvendo
processos participativos.
·
Construir juntos o Projeto Político Pedagógico da
Escola e desenvolvê-la de tal maneira que todos os segmentos da Comunidade
escolar se reconheçam e estejam verdadeiramente comprometidos com ela.
·
Adequar a estrutura, o funcionamento e a
organização da escola ao seu Projeto Político Pedagógico e aos princípios de
descentralização e mobilização.
“Ser uma Escola de todos e para todos.”
3. PRINCÍPIOS NORTEADORES E VALORES
A principal função da escola é formar cidadão com
consciência de suas raízes históricas, capazes de afirmar a sua identidade.
Proporcionar ao homem a realização integral,
abrindo caminhos à transformação social.
O homem como centro do processo, ser crítico,
questionador, dialógico e que busque constantemente sua libertação pessoal e
transformação da realidade em que vive.
Os valores do ser humano devem ser trabalhados de
forma que atinjam a plenitude em seu desenvolvimento e no relacionamento na
sociedade.
O homem, por ser criado a imagem e semelhança de
Deus, para ser feliz é que ele se ame e tenha confiança em si próprio, para
poder irradiar felicidade e confiança aos outros. A plena felicidade é
adquirida através do amor a Deus, da fé vivenciada e do pleno conhecimento que
o amor fraterno conduz à justiça e a solidariedade; transformando a sociedade,
de modo a fazê-la mais feliz, livre de preconceitos e individualismos.
A família é a base da sociedade. É nela que nascem
os integrantes desta sociedade. Os valores morais, culturais, sociais e
educacionais são estruturados neste primeiro grupo social.
O homem constrói a sua história a partir de sua
vivência, da experiência e da busca de conhecimentos.
É coerente, honesto, comprometido com a verdade e,
por isso, tem consciência política e ideológica, capaz de abrir mão de suas
convicções, é aberto ao diálogo e às mudanças que acontecem no contexto
histórico- social.
Na sociedade ideal, os homens se revelam cidadãos
conscientes que lutam pela sua sociedade, em benefício do amor à terra, da
preocupação com a produção de alimentos naturais, da preservação do solo e do
meio ambiente, em busca de condições básicas de sobrevivência.
O ser humano, dotado de inteligência, torna-se
capaz de conhecer e decidir sobre si mesmo e sobre o mundo, através de seu
conhecimento, descobre suas potencialidades científicas e culturais. A partir
desses conhecimentos, o homem estabelece conceitos e princípios, alcança sua
auto realização e luta para atingir seu crescimento pessoal, cultural e
profissional.
Mas é inegável que o momento atual exige dos homens
novos pensamentos e atitudes. Percebem-se em todos os aspectos (profissional,
familiar, religioso, social) as influências e as consequências das mudanças e
transformações ocorridas ao longo do processo de formação da humanidade.
Acredita-se que a grande maioria das pessoas aspira
sempre uma vida melhor, mais harmonia, menos violência, mais compreensão e amor
entre os homens. Enfim, quantidade e qualidade de bem-estar são desejos
constantes a permear a vida de todos.
Na real formação do cidadão há que se respaldar em
princípios e valores que propicie a humanização, como a solidariedade, a
justiça, a cooperação, o saber e o prazer entre outros.
No desejo é que toda a comunidade escolar (pais,
funcionários, alunos, professores e equipe diretiva) são nossos parceiros nesta
busca. Educar para a cidadania e a cooperação implicam em trabalhar num espaço
onde valores estão em primeira ordem: o respeito e a ética.
4. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Nome da Instituição de Ensino: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino
Fundamental Cleiton Costa
Endereço: Rua André Martinelli, 13
Município: Engenho Velho - RS
Telefone: (54) 3363 –
9611
Responsáveis pela elaboração do Plano de Ensino:
Direção da Instituição de Ensino: Sandra O. Martinelli
Período de vigência do Plano de Ensino: 2015 a 2016
Duração do ano letivo: 200 dias
Carga horária anual: 800 horas
5. FILOSOFIA DA ESCOLA
A integração do aluno na comunidade na qual faz
parte, tornando-o um ser participativo, responsável, pensante e autônomo em
suas decisões.
5.1 Objetivos da Instituição de Ensino
Promover situações para que a
Comunidade Escolar possa trocar conhecimentos e construir um processo de ensino
aprendizagem que lhes possibilite o acesso a informações e atividades
complementares e que lhes permita tornar estes cidadãos críticos, politizados,
capazes de exercer conscientemente sua cidadania, buscando através de uma ação
coletiva a garantia de uma vida mais digna e mais justa.
5.2 Objetivos do Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, obrigatório e gratuito
na escola pública, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
· O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo
como meios básicos o pleno domínio da leitura e interpretação, da escrita e
produção textual e do cálculo.
· A compreensão do ambiente natural e social, do
sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a
sociedade.
· O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem,
tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de
atitudes e valores.
· O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços
de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida
social.
5.3 Objetivos Específicos da Série
Propiciar o desenvolvimento de atividades de socialização, integração e
autoconhecimento de si próprio e com os outros, a fim de desenvolver-se em
todos os aspectos social, cognitivos, psicológicos e físicos de forma lúdica,
participativa e demonstrando atitudes de interesse e respeito do ensino da
aprendizagem da criança.
CONTEÚDO
INTERDISCIPLINAR
CONTEÚDOS
|
AÇÕES
|
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL
|
·
Utilizar o vocabulário e sintaxe
adequados às várias situações vividas ou simuladas na escola, expressando-se oralmente sobre seus desejos, sentimentos, ideias e
pensamentos.
·
Demonstrar sensibilidade, respeito e
empatia ao ouvir expressões e falas em diferentes registros e dialetos.
·
Fazer intercâmbio
oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas.
|
INTERPRETAÇÃO ORAL
|
·
Ouvir e interpretartextos
lidos.
·
Comentar notícias
veiculadas em diferentes mídias: rádio, TV, internet, jornais, revistas, etc.
·
Antecipar
significados de um texto escrito a partir das imagens / ilustrações que o
acompanham.
·
Identificar
princípio, meio e fim de diferentes tipos de textos.
|
GÊNEROS TEXTUAIS
|
·
Ler e utilizar textos
de diferentes linguagens, tais como parlendas, adivinhas, canções infantis,
poesias, textos literários, gibis, etc., de forma lúdica.
·
Diferenciar as
características básicas de diferentes textos e publicações e conhecer os
diferentes usos e funções desses portadores.
|
PRODUÇÃO TEXTUAL
|
·
Produzir textos orais
em situações comunicativas simuladas, utilizando recursos expressivos
próprios, a partir de diferentes gêneros
textuais.
·
Usar conhecimentos
sobre as características estruturais das narrativas clássicas ao produzir um
texto, ditando ao professor, respeitando as normas da linguagem que se
escreve.
|
ESCRITA E LEITURA DE NOMES PRÓPRIOS, DE PALAVRAS E DE FRASES.
HIPÓTESE SILÁBICA
|
·
Escrever o próprio
nome e utilizá-lo como referência para escrita de palavras e frases.
·
Escrever usando
hipóteses silábicas, com ou sem valor sonoro convencional.
|
ALFABETO (LETRAS CURSIVAS E DE IMPRENSA) E FAMÍLIAS SILÁBICAS
|
·
Identificar o nome das
letras.
·
Conhecer e identificar letras de diferentes
formas gráficas (maiúsculas e cursivas).
·
Reconhecer palavras
de uma mesma família silábica.
|
IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS
|
·
Localizar um nome
específico numa lista de palavras do mesmo campo semântico.
·
Localizar informações
explícitas no texto.
|
REESCRITA DE TEXTOS
|
·
Reescrever textos
conhecidos.
·
Revisar textos
coletivamente, apoiados na leitura oral do professor.
|
NÚMEROS ATÉ 100: classificação e seriação, contagens com ou sem
material concreto, relação quantidade/símbolo numérico/escrita, ordem
crescente/decrescente, número antecessor/sucessor
|
·
Atribuir significado,
produzir e operar números em situações diversas de acordo com suas hipóteses.
·
Utilizar os números
para expressar quantidades de elementos e a ordem numa sequência,
desenvolvendo estratégias de contagem oral de objetos.
·
Ler, interpretar e produzir escritas
numéricas com base no princípio posicional, com
ou sem registro convencional.
·
Selecionar e
classificar objetos.
|
SINAIS: igual/diferente, maior/menor, mais/ menos
|
·
Utilizar os
diferentes sinais, estabelecendo comparações em situações do cotidiano.
|
NÚMEROS PARES E ÍMPARES, NÚMEROS ORDINAIS
|
·
Compreender
e utilizar os números pares, ímpares e ordinais em situações do cotidiano.
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
|
·
Desenvolver e
utilizar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam adição e
subtração.
|
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: unidades e dezenas
|
·
Construir o
significado de sistema de numeração decimal, explorando situações-problema
que envolva contagem.
·
Compreender e fazer
uso do valor posicional dos algarismos no sistema de numeração decimal.
·
Relacionar
os sistemas de numeração com o cotidiano.
·
Manusear
adequadamente recursos como ábaco, material dourado, amarradinhos e barrinhas
de cuisenare.
|
DEZENA/MEIA DEZENA DÚZIA/MEIA DÚZIA
|
·
Compreender
e utilizar dezena/meia dezena, dúzia/meia dúzia em situações do cotidiano.
|
LEITURAS MATEMÁTICAS
|
·
Ler mapas e plantas
baixas simples.
|
FORMAS GEOMÉTRICAS: círculo, quadrado, retângulo e triângulo
|
·
Identificar e
representar semelhanças entre as formas geométricas.
·
Nomear corretamente as formas
geométricas mais usuais (quadrado, círculo, triângulo, retângulo).
|
NOÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO
|
·
Identificar e
utilizar unidades de tempo - dia, noite, semana, mês, ano, horas, calendário.
|
SISTEMAS DE MEDIDAS: massa, comprimento, capacidade
|
·
Comparar, identificar
e estimar grandezas (comprimento, massa, temperatura e capacidade).
·
Iniciar o uso de
instrumentos de medidas.
|
NOÇÕES DE TABELAS E GRÁFICOS
|
·
Coletar e organizar
informações por meio de tabelas e gráficos simples.
|
IDENTIDADE
|
·
Buscar referências para a construção da própria identidade,
baseando-se na escrita do nome e sobrenome.
|
EU
|
·
Perceber-se a si e ao
outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas de
forma lúdica.
|
FAMÍLIA E CASA
|
·
Reconhecer-se membro
de uma família.
·
Identificar e nomear
os membros de sua família, descrevendo a sua moradia.
·
Vivenciar os valores,
costumes e histórias da própria família e dos outros da classe.
|
COMUNIDADE
|
·
Identificar lugares conhecidos próximos e distantes da escola: um bairro,
outra cidade, uma comunidade rural.
|
ESCOLA
|
·
Localizar a escola e seus pontos de referência.
·
Conhecer os espaços da escola, assim como identificar e nomear as
pessoas que ali trabalham e as funções que desempenham.
|
DIVERSIDADE CULTURAL
|
·
Conhecer a própria identidade cultural, bem como
outros grupos e culturas existentes no seu meio social, respeitando e
valorizando-os.
·
Conhecer, resgatar e
vivenciar as manifestações culturais da população brasileira.
|
CULTURA AFRO-INDÍGENA
|
·
Reconhecer e valorizar os principais aspectos dessas culturas para a
comunidade.
|
O CORPO HUMANO
|
·
Descobrir e conhecer o próprio corpo,
suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo hábitos de cuidado com a
própria saúde e bem-estar.
|
·
Desenvolver hábitos
de higiene e atitudes que contribuam para a saúde individual e coletiva.
|
|
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS
|
·
Identificar os órgãos de sentido, sua
função e importância no corpo humano.
|
ALIMENTAÇÃO
|
·
Perceber a
importância da alimentação saudável para manter a saúde, através da
construção lúdica da pirâmide alimentar, execução de receitas e palestras.
|
SERES VIVOS E NÃO VIVOS
|
·
Identificar e analisar as diferenças entre os
seres vivos e os seres não vivos.
|
ANIMAIS
|
·
Reconhecer,
identificar e valorizar animais e seus habitats naturais.
·
Identificar e caracterizar os animais
úteis/nocivos, domésticos/selvagens.
|
PLANTAS
|
·
Reconhecer as plantas
como seres vivos.
·
Identificar e nomear
as partes da planta, através de observações e experimentos.
|
ÁGUA
|
·
Perceber a
importância da água para a vida dos seres vivos, adotando, por meio de
atitudes cotidianas, medidas de valorização a partir de uma postura crítica.
|
DATAS COMEMORATIVAS
|
·
Conhecer a história
de determinadas datas comemorativas, bem como participar das atividades
promovidas pela escola.
|
DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA
|
·
Ler e identificar os
direitos das crianças utilizando histórias e imagens.
·
Construir a noção de justiça, percebendo-se como sujeito de direitos
e deveres.
|
MEIOS DE TRANSPORTE
|
·
Identificar e
classificar os meios de transporte.
·
Reconhecer a utilidade dos meios de transporte para nossa vida.
|
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
|
·
Identificar as
principais formas de comunicação disponíveis no seu meio social atualmente,
reconhecendo sua importância, utilidade e influências em nossas vidas.
|
COORDENAÇÃO MOTORA E LATERALIDADE
|
·
Desenvolver noções de
lateralidade e coordenação motora através de brincadeiras, jogos, músicas,
danças.
|
ARTES
|
·
Desenvolver a
linguagem visual, musical e teatral através da promoção de atividades
práticas e lúdicas.
·
Desenvolver ritmo, melodia e expressão
corporal através da dança.
|
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS: trabalho com obras de artes
|
·
Conhecer, ler e
interpretar obras de arte.
·
Fazer releitura de
obras de artes.
|
VALORES
|
·
Desenvolver valores
como amizade, amor, respeito, atenção, solidariedade, etc., através do
diálogo e atividades lúdicas (dinâmicas).
|
ENSINO RELIGIOSO
|
·
Desenvolver a
espiritualidade, o respeito a Deus e à vida, através de parábolas, histórias infantis,
vídeos, textos bíblicos, orações, músicas, etc.
·
Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa
presente em nossa cultura, adotando uma
postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.
|
6 CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser
processual, diagnóstica, participativa, formativa e redimensionadora da ação
pedagógica e realizada atravésde formas abrangentes, observando
a criança e analisando seu processo de crescimento nos aspectos social,
cognitivos, psicológicos e físicos.
O parecer descritivo de cada aluno acontecerá ao final de cada trimestre
letivo e deverá serelaborado a partir deinstrumentos e
procedimentos de observação, de registro ede reflexão constante do processo de
ensino-aprendizagem.
7 TEMAS
TRANSVERSAIS
Os temas transversais
serão trabalhados através de projetos desenvolvidos na escola, abordando os
seguintes temas:
·
Ética
·
Pluralidade Cultural
·
Meio Ambiente
·
Saúde
·
Orientação Sexual
·
Cidadania
·
Amizade e respeito entre os seres humanos.
8
AVALIAÇÃO
A avaliação
contínua do desempenho do educando com prevalência dos aspectos qualitativos;
A avaliação
como parte do processo de aprendizagem tem a função diagnóstica no sentido de
acompanhar o processo ensino-aprendizagem desenvolvido pela escola, assim como
conhecimentos e experiências adquiridas pelos alunos fora da escola, porém
relevantes no processo educativo.
A avaliação é
a fonte principal de informação e referência para a organização e formação de
práticas pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e o crescimento dos
alunos.
A avaliação
escolar considera todas as dimensões de aprendizagem cognitiva, afetiva,
cultural, social e os aspectos atitudinais.
A avaliação
tem por finalidade:
I – acompanhar
e aperfeiçoar o processo de aprendizagem do aluno;
II – tomar
decisões quanto ao aperfeiçoamento das situações de aprendizagem;
III - Promover
a adequação dos conteúdos e métodos de ensino a serem aplicados na turma.
A avaliação
incide sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências de aprendizagem.
A avaliação utiliza instrumentos diversificados como:
I – maior
importância à atividade crítica, a capacidade de síntese e a elaboração pessoal
sobre memorização;
II – testes
escritos, trabalhos de pesquisas, atividades individuais e em grupo que exijam
criatividade;
A avaliação é
registrada em documentos próprios, como: diário de classe, boletim escolar e
fichas individuais, a fim de assegurar a autenticidade da vida escolar do aluno.
O professor
utiliza vários instrumentos de aferição do conhecimento do aluno, em
consonância com o Plano de Estudo e o seu Plano de Trabalho.
9 ESTUDOS DE
RECUPERAÇÃO
A escola
oferece ao aluno com baixo rendimento estudos de recuperação, conforme
legislação vigente, preferencialmente paralelo ao período letivo.
Os estudos de
recuperação constituem-se em nova oportunidade de estudos, contribuindo para
aquisição ou complementação de competências e habilidades.
Os estudos de
recuperação compreendem necessariamente a assessoria do professor, com novas
abordagens do conteúdo a fim de possibilitar o aprendizado do aluno. O
professor é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, controle e
avaliação das atividades de recuperação. Os estudos de recuperação são
registrados sistematicamente no diário de classe adotando-se, entre outros os
seguintes procedimentos:
I – retomada do conteúdo anterior;
II – atendimento de
dúvidas;
III - exercícios adicionais de
compreensão e fixação;
IV - atendimento individual;
V – atividades a ser realizada pelo aluno
individualmente ou em grupo, em casa ou na escola;
VI - atividades a serem desenvolvidas
na escola no turno inverso ao de aula regular;
VII - aulas ministradas no turno
inverso, aos sábados ou em dias não letivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário